Pular para o conteúdo principal

Fala Cidadão. Por Vânia Carvalho.



Feira de Artesanato

Hoje gostaria de colocar em pauta uma questão: O que acontecerá com os artesãos e demais expositores das feiras de artesanato, tanto da praia do Forte, quanto os da praça Porto Rocha? Sim, porque a feira da praia logo após o carnaval entrará em obra dando continuidade ao projeto da praça do teatro. Sendo assim, serão quase 300 barracas sendo retiradas, o que já era esperado por todos, mas até agora ninguém sabe para onde vão tantos trabalhadores, se serão remanejados ou indenizados, pelo menos nesses meses que terão que ficar parados, sem ter aonde trabalhar, se for o caso.

Imagino que a prefeitura não terá espaço para colocar tanta gente, até as obras ficarem prontas e ao meu ver, antes que tudo acontecesse, a prefeitura deveria reunir todo mundo para esclarecer e acalmar tantos ânimos, que já oscilam em dúvidas e até mesmo desespero, pois muitos são os artesãos e revendedores que sobrevivem só dessa atividade.

O mesmo acontecerá com o pessoal que trabalha na feirinha da Praça Porto Rocha, já que soube que em abril, começa a repaginação da mesma. Sendo assim, os feriados pós carnaval, como semana santa, 1 de maio, corpus Christi e as próprias férias de julho serão uma incógnita para aqueles que por conta das obras ficarão sem ter onde trabalhar.Isso causa especulação, transtorno, muito disse e me disse porque não há um esclarecimento preciso do que vai acontecer realmente.

Para os artesãos que trabalham encima daquilo que vendem, fica um receio de se investir em material, pois a incerteza do futuro próximo, coloca todos numa espécie de corda bamba. Se invisto e não tenho espaço pra trabalhar me ferro, mas se não invisto e a prefeitura nos cede outro local, deixo de produzir e consequentemente de vender. Portanto, para todos aqueles que confeccionam seus artigos, peço encarecidamente ao poder público que não deixe para notificar, esclarecer e decidir o destino desses trabalhadores apenas encima da hora, primeiro porque temos que ter tempo hábil, pois a dinâmica do artesão é bem diferente, daqueles que já compram tudo  pronto e segundo, porque o turismo continua depois do carnaval e a cidade vai necessitar de um novo local para abrigar uma feira de artesanato, até que o projeto da nova praça fique pronto.

E por falar em feirinha, gostaria de aproveitar para agradecer ao prefeito Marquinho pela liberação do espaço na Praça Porto Rocha para a montagem da feira de artesanato durante toda alta temporada. O sucesso está sendo imediato já que os turistas encontram ali uma variedade de artigos produzidos especialmente pelos artesãos local. Isto além de dignificar o segmento ainda traz para o município uma enorme propagação do nome de Cabo Frio, já que muitos são os turistas nacionais e principalmente estrangeiros que estão visitando nossa feira.

Vânia Carvalho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.