Pular para o conteúdo principal

Coluna do Aléxis “Malabi” Novelino.


Universidade Pública

Essa semana eu criei um grupo de debate no Facebook para dialogar a respeito da nossa tão sonhada universidade\escola técnica pública.

Tenho um sonho antigo em ver o Colégio Estadual Miguel Couto recebendo essa estrutura, mas o número de alunos inscritos era muito alto até então, em especial por ser uma das escolas mais tradicionais da Região.
Com a construção das novas escolas públicas, que ofertam ensino fundamental e, algumas já existentes anteriormente que ofertam o ensino médio, houve uma evasão significante e a maior parte do prédio do Miguel Couto encontra-se inativo.
Todos nós sabemos que há contos, quase que de fadas, em tornar viável esse antigo anseio social, em especial em períodos eleitoreiros.
A Universidade Federal Fluminense chegou a instalar um Campus na cidade com promessas de que o mesmo seria locado em uma escola pública para servir de projeto piloto e que, logo em seguida, seria ampliado e etc... Nada disso aconteceu.
Outra instituição que anda com problemas administrativos desde que chegou na cidade é o Núcleo da UFRJ, que também tem qualificação curricular técnica (ensino médio) e está aguardando o seu prédio ficar pronto, mais precisamente na beira da Lagoa, próximo a InterTv.
Há algum tempo já temos em Cabo Frio o Instituto Federal Fluminense, que leciona o ensino técnico (ensino médio), instalado no Centrinho. Esse foi o único que aparentemente deu certo e disponibiliza de uma área com extremo potencial de crescimento, logo, fico na torcida para que tenha vida longa e que seja ampliado ao máximo, respeitando a natureza do local, óbvio.
Podemos perceber que a maioria não passou de tentativa, todas acaloradas por promessas de campanha e, como sempre, a sociedade que paga a conta, ficando sem um estudo universitário público.
O que eu realmente não entendo é o porquê não tiveram discernimento suficiente para avaliar a real possibilidade de converter o tão famoso Colégio Estadual Miguel Couto, que tem uma estrutura invejável diante de inúmeros Campi em nosso país, além de um extenso terreno que pode facilmente receber prédios anexos.
As turmas de ensino médio (formação geral) já existentes poderão facilmente ser remanejadas para o prédio anexo, nos fundos do colégio, aonde funciona a Fundação Leão XIII.
Acredito na tese que o nosso ensino público está sendo sucateado para que seja, o mais breve possível, privatizado.
Enfim, até lá eu insistirei em remar contra a maré.
Está aberto o debate, espero que o maior número possível de pessoal possa se fazer presente.
Serão bem vindos, tenham certeza.
Abraços!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.