Universidade Pública
Essa semana eu criei um grupo de debate no Facebook para dialogar a respeito da nossa tão sonhada universidade\escola técnica pública.
Tenho um sonho antigo em ver o Colégio Estadual Miguel Couto recebendo essa estrutura, mas o número de alunos inscritos era muito alto até então, em especial por ser uma das escolas mais tradicionais da Região.
Com a construção das novas escolas públicas, que ofertam ensino fundamental e, algumas já existentes anteriormente que ofertam o ensino médio, houve uma evasão significante e a maior parte do prédio do Miguel Couto encontra-se inativo.
Todos nós sabemos que há contos, quase que de fadas, em tornar viável esse antigo anseio social, em especial em períodos eleitoreiros.
Todos nós sabemos que há contos, quase que de fadas, em tornar viável esse antigo anseio social, em especial em períodos eleitoreiros.
A Universidade Federal Fluminense chegou a instalar um Campus na cidade com promessas de que o mesmo seria locado em uma escola pública para servir de projeto piloto e que, logo em seguida, seria ampliado e etc... Nada disso aconteceu.
Outra instituição que anda com problemas administrativos desde que chegou na cidade é o Núcleo da UFRJ, que também tem qualificação curricular técnica (ensino médio) e está aguardando o seu prédio ficar pronto, mais precisamente na beira da Lagoa, próximo a InterTv.
Há algum tempo já temos em Cabo Frio o Instituto Federal Fluminense, que leciona o ensino técnico (ensino médio), instalado no Centrinho. Esse foi o único que aparentemente deu certo e disponibiliza de uma área com extremo potencial de crescimento, logo, fico na torcida para que tenha vida longa e que seja ampliado ao máximo, respeitando a natureza do local, óbvio.
Podemos perceber que a maioria não passou de tentativa, todas acaloradas por promessas de campanha e, como sempre, a sociedade que paga a conta, ficando sem um estudo universitário público.
O que eu realmente não entendo é o porquê não tiveram discernimento suficiente para avaliar a real possibilidade de converter o tão famoso Colégio Estadual Miguel Couto, que tem uma estrutura invejável diante de inúmeros Campi em nosso país, além de um extenso terreno que pode facilmente receber prédios anexos.
As turmas de ensino médio (formação geral) já existentes poderão facilmente ser remanejadas para o prédio anexo, nos fundos do colégio, aonde funciona a Fundação Leão XIII.
Acredito na tese que o nosso ensino público está sendo sucateado para que seja, o mais breve possível, privatizado.
Enfim, até lá eu insistirei em remar contra a maré.
Está aberto o debate, espero que o maior número possível de pessoal possa se fazer presente.
Está aberto o debate, espero que o maior número possível de pessoal possa se fazer presente.
Serão bem vindos, tenham certeza.
Abraços!
Abraços!
Ps. Procurem no Facebook por Faculdade Federal no Colégio Estadual Miguel Couto ! ! !
Comentários
Postar um comentário