Pular para o conteúdo principal

Coluna do Aléxis “Malabi” Novelino.



(IN)Justiça

Recentemente, acompanhamos dois casos jurídicos de grande repercussão noticiados por todas as mídias existentes.
Ambos foram arrastados por alguns anos para que não houvesse (IN)justiça, mas percebe-se que tal demora foi em vão.
Indo direto ao assunto...
No Caso Eloá? O júri popular condenou o réu e lhe foi dada a sentença de 98 anos.
Pergunta-se:
Por que razão a nossa (IN)justiça discute penas superiores a trinta anos se elas não serão aplicadas, pois esse é o período máximo a ser cumprido, segundo as leis brasileiras?!
Apesar de não e entender muito de direito, quando li a sentença noticiada em um jornal virtual, de imediato, disse que ele não passaria mais do que doze anos preso em um sistema prisional que todos nós sabemos se tratar de algo ineficaz.

Curiosamente, duas horas depois, o mesmo site confirmou a minha indagação, informação essa fundamentada pela opinião de profissionais da área jurídica.
No outro caso, abordaram a tão sonhada? Ficha Limpa? Um processo judicial gerado pelo anseio social e que TERIA como pretensão excluir do nosso processo eleitoral indivíduos com caráter questionável.
Visto em longo prazo, demos um passo importante, mas a curto é médio, nada veremos de diferente.
Poucos perceberam que a mesma lei que condena é a que alivia. Afirmativa essa que tem como fundamento a presunção da inocência, pois se permite na referida lei, que os indiciados recorrem da decisão e é justamente na morosidade do julgamento desse(s) recurso(s) que a sociedade entenderá essas graves falhas.
Como diziam os antigos, dê pão e circo para o povo que tudo se resolve.

Fico impressionado como esse conceito está tão atualizado e como a sociedade permanece anestesiada, cada dia mais consumista e individualista.
Os conceitos morais foram jogados no lixo e, ironicamente, quem disponibilizou a lixeira foram s profissionais do nosso velho e falho sistema jurídico, mas com a ressalva de que os legisladores atendem ao anseio social, ou seja, NÓS somos o sistema.

Talvez, por isso, eu não canse de dizer que toda sociedade tem a política que merece, seja ela qual for.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.