O Verbo Enganar em Jânio e a Diferença para Alfredo.
As eleições em Cabo Frio tem constatações e indefinições. Uma constatação, o governo do atual prefeito, até certo ponto um jovem prefeito, não produziu uma única liderança, nem um único secretário se destacou a ponto de poder candidatar-se à sua sucessão. Esta constatação demonstra claramente, até para quem não quer enxergar, o quanto foram ruins os oito anos de governo. Afinal, quando entrou para ser Chefe-de-gabinete, Alfredo já o fez na qualidade de pre-candidato, portanto nenhuma liderança emergiu após quase oito anos, pasmem, oito anos de governo.
Refém de um processo jurídico que em determinados momentos quase o retirou do cargo, o prefeito acabou por fazer um acordo com o Presidente da Câmara que todos os que lêem este artigo conhecem bem. A parte do Presidente da Câmara no acordo foi cumprida, porém a parte do prefeito ainda não. Afinal, para fazê-lo, Marquinhos teria que construir algo politicamente, e sendo ele absolutamente inábil para a política, e ainda sem Alair para conduzir seus passos nesta seara, o prefeito não conseguiu várias coisas: não aglutinou partidos, ao contrário perdeu vários, como o DEM, o PSDB, o PTB, o PT, o PP, o PRB, entre outros que apoiarão outras candidaturas que não a do governo, além disso não governou a cidade, não viabilizou o seu candidato, não teve um projeto de política pública capaz de destacar alguém do seu secretariado, e chega às eleições acreditando que ele está bem apesar do governo ser mal avaliado.
Esta é uma das mais conhecidas mentiras dos marqueteiros que têm contratos públicos. Sabedores das vaidades humanas, e neste quesito Marquinhos é campeão, os marqueteiros, em situações como as de Cabo Frio, constroem os cenários necessários para assegurar que a imagem do prefeito está boa, mas o governo é mal avaliado. Algo do tipo, “seus secretários não fizeram o certo, mas o senhor, meu rei, o senhor está lindo com seu cabelo pintado de preto, e sua mania de esconder a idade.”
Neste cenário ruim para o seu grupo, o prefeito, que não só não viabilizou Alfredo Gonçalves como pode enterrá-lo politicamente, está agora a namorar a candidatura de Jânio. Este, por sua vez, se mostrou um topa-tudo para ser eleito. Jogou sua trajetória no limbo, prostituiu-se no mandato de deputado com votações aberrantes, e escandalizou aqueles que nele acreditavam, exceção feita aos que dele recebem assessorias ou outras bajulações. Com esta atitude, Jânio, bateu a laje em cima do seu próprio teto, que é visivelmente baixo. Se tivesse se mantido independente, não teria jogado concreto sobre a sua laje, e, certamente, teria capacidade de aumentar o pé direito da sua estatura política, mas não, optou pela pequenez.
Alfredo, se não se cuidar, pode também ser arruinado pelo prefeito. O Prefeito ainda não cumpriu sua palavra, que era a de realmente aceitá-lo e viabilizá-lo como candidato. Alfredo precisa fazer algo mais para arrancar esta condição de forma favorável para si, e isto passa por recuperar-se a si próprio, passa por conseguir mostrar aos outros que ele ainda é aquele que se elegeu pela independência política deste grupo, que lutava pelo PPS contra o menino dos olhos claros do Prefeito, pois, ao contrário do que ele pensava, esta turma além de não aglutinar partidos, também não governou a cidade. Assim como está, Alfredo assume toda a rejeição do Marquinhos, enquanto os marqueteiros contratados pela prefeitura esforçam-se apenas em vender uma imagem boa da pessoa do prefeito, e nada fazem para construir a sua candidatura.
Na verdade não há compromisso com Alfredo, há apenas a nomeação para o cargo de Chefe-de-Gabinete, nada mais. Em Jânio a situação é pior, pois Jânio se apequenou tendo ferramentas muito mais poderosas do que Alfredo. Pois vejamos: Jânio é deputado estadual, Alfredo é vereador, Jânio tem talvez o triplo de anos de Alfredo em termos de ação política e exercício de mandato, e Jânio está no seu partido há anos, todos o conhecem bem, enquanto Alfredo é novo no partido em que está filiado e muitos não o conhecem. Eu mesmo em Brasília, quando converso com parlamentares do PMDB, escuto disserem que ainda não conhecem bem a pessoa do candidato do partido aqui em Cabo Frio.
Enfim, Jânio hoje está sendo abençoado por Marquinhos porque demonstrou que não tem a menor vergonha, o menor pudor, em travestir sua história e apoiar intransigentemente aqueles que são inimigos do povo. Afinal Jânio está cego para chegar ao poder.
Por tudo isto, concluo com a seguinte frase:
Alfredo Gonçalves está sendo enganado pelo governo e se inviabilizando com o povo, e Jânio está enganando o povo para se viabilizar no governo.
Comentários
Postar um comentário