Pular para o conteúdo principal

Fala Cidadão. Por Vânia Carvalho.



E o verão? Alguém aí sabe para onde ele foi?

Depois de amargurados dias de chuva e o fraco turismo que Cabo Frio recebeu no mês de janeiro a população que depende do verão hoje contabiliza os prejuízos. Os investimentos programados para essa época de alta temporada estão acumulados no estoque, isto é, pelo menos aqueles não perecíveis, porque muita gente perdeu material, principalmente os que trabalham com alimentação, por conta do enfraquecimento das vendas.

Muitos ambulantes da praia, barraqueiros, revendedores e artesãos hoje se perguntam: “E agora?”, pois muitos sustentam suas famílias durante o ano inteiro com os lucros da alta temporada, mas infelizmente o ano de 2012 já começou com a incerteza da estabilidade. Alguns já falam em recorrer a outras instâncias, outros já acumulam dívidas na dependência de um carnaval que os tire do sufoco, e assim a bola de neve aumenta e a população continua nesse mesmo ciclo de total dependência, não só algemada pelo poder público e agora também pelo divino capricho de São Pedro, vai que ele mande chuva no carnaval? Deus me livre!! Bate na boca aí sô!!!!

Com isso fica difícil planejar nossas vidas, não sabemos se aplicamos mais recursos ou se deixamos do jeito que está, pois se ficar o bicho pega e se correr o bicho come. E assim vive essa população da informalidade, sem direito a lazer, sem direito a melhorar as condições de vida de suas famílias, sem direito a poupar um dinheirinho extra, sem direito a comprar aquela mochila da Barbie, aquela bicicleta que o filho pediu no natal e não ganhou, tudo porque  não existe uma preocupação em planejar meses antes, um ano antes que seja, esse bendito verão .  

Não que a prefeitura seja culpada das chuvas, das frentes frias, que insistem em estragar nosso verão, mas que ela tenha um plano B, para que se quando isso acontecer todas essas pessoas não sejam afetadas tão drasticamente. E como isso poderia ser feito? Com planejamento, ora! Vamos começar a programar o verão 2013 agora, porque só esperar alguns meses antes para então pensar na cidade? Vamos nos ater a tudo que possa acontecer, inclusive um verão com chuva, pois  se não como é que fica? A cidade vai quebrar por conta disso? Recursos para isso hoje nós temos, com a tecnologia somos capazes de saber a metereologia até do ano 2020, então porque não preparar a cidade um ano antes? Porque não pensar no pobre coitado que recorreu a financiamentos, a empréstimos em bancos, que passou cheques, que se preparou para ganhar um bom dinheiro no verão, mas foi surpreendido tanto pelas intempéries, quanto pela falta de atrações e um turismo de qualidade?

Tá faltando sensibilidade ao poder público para se colocar no lugar dessas pessoas que dependem do turismo pra viver e agora, ainda tem que se confrontar com mais a instabilidade do clima.

Lembro-me de verões passados que a garantia de boas vendas num único fim de semana era certa, podíamos gastar por conta, sabendo que o retorno era imediato, Cabo Frio vivia um verão de muita prosperidade.

Hoje, infelizmente, tudo mudou. Vivemos a incerteza e a insegurança com esse turismo decadente e com a cabeça virada pro céu, rezando pra não chover.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.