Pular para o conteúdo principal

Fala Cidadão. Por Vânia Carvalho.



Consocial Pra Quem?

Estive no primeiro dia de conferência sobre a Consocial. Cheguei empolgada porque o assunto era de total relevância “Transparência das Contas Públicas e Controle Social”, porém com 2 horas de palestra de um representante do governo, Senhor Cristo (não me lembro o primeiro nome), pensei cá com meus botões “em que planeta ele está?”, peguei minha pastinha fui embora e não voltei mais no dia seguinte. Porque toda sua teoria sobre os mecanismos que a sociedade civil devem exercer em seu município para obter  a tal transparência e o tal controle social já são exercidos por aqui. Só esqueceram de falar pra ele que na prática isso é bem diferente e a culpa não é  só da população, porque pelo menos uma parte dela, aquela que se organiza e tenta obter do poder público seus direitos tem todos eles negados. A culpa então também é de um governo que não respeita o cidadão, não está nem aí para discutir com eles seus projetos, cria uma dificuldade enorme para receber e atender a voz do povo e menospreza propostas elaboradas dentro de um fórum democrático, justo e legal, como foi o Fórum de Cultura, e isso sem a menor sensibilidade.

Outra coisa que me soou como piada foi falar em entrar no Ministério Público contra o governo (rsrsrs), isso é uma doce ilusão nesse município, vide todos os processos que a prefeitura enfrenta e que a maioria acabou em pizza.

Pra quem participou, como eu participei, das primeiras discussões sobre a elaboração do 1º Fórum de Cultura, lá na Casa dos 500 anos, junto com parte da sociedade artística da cidade, para quem participou da votação das propostas desse fórum no auditório da Veiga de Almeida, para quem participou da Conferência de Cultura no auditório da Ferlagos, para quem participou da Conferência Estadual de Cultura em Saquarema, para quem participou da votação para o Conselho Municipal de Cultura no Colégio Edilson Duarte, aprovando um representante do segmento do artesanato para conselheiro (meu ofício) para quem viu um coordenador de cultura ser afastado por querer fazer o certo, para quem lutou por 3 anos junto a uma Associação legalizada, correu atrás de vereador, chefe de gabinete, secretário de turismo e de cultura, tentando discutir nossas propostas e por final, depois de longas tentativas, conseguiu conversar com o prefeito levando nossas reivindicações sobre o segmento do artesanato, e ouvirmos dele, um sonoro NÃO as nossas ideias, é de ficar muito indignada quando um representante deste governo que está aí me diz que a culpa é minha porque eu não me organizo, não vou a luta e não crio meios para dar suporte as minhas pretensões. Bom, pelo que eu saiba, nós temos uma Secretaria de Cultura, um Conselho Municipal de Cultura, o Fundo Municipal de Cultura, faço parte de uma Associação legalizada, conversamos com todos os representantes levando nossos projetos e do que adiantou? Nada!! Portanto, Sr. Cristo, sei que o senhor não faz milagres, mas os mecanismos estão aí, basta que o governo os reconheça.

E outra coisa, falar em Ministério Publico como se fosse muito fácil entrar na justiça contra um governo que todos sabem estar acima do bem e do mal, porque nem Cristo consegue condenar essa turma. Um exemplo disso é o processo contra a demolição da Casa do Wolney, que parte da sociedade civil entrou contra a prefeitura, e está rolando desde 2007, e até hoje se não me engano, nada foi feito.

Então é muito bonito falarem sobre a importância dessa discussão, é muito bonito e louvável as pessoas exercerem seus direitos, é muito bonito vereador, chefe de gabinete, representante do governo, admitirem e concordarem com a importância desse processo de transparência pública e participação da sociedade junto ao poder publico, mas é muito feio quando a população se une, se organiza, tenta colocar em prática todo esse direito, mas  recebe dessas mesmas pessoas que glorificam esse ato uma porta na cara, uma falsa promessa, uma negativa ou uma indiferença. E fica sempre o dito pelo não dito.

Posso parecer pessimista e ser taxada como Pilatos, mas me provem que alguma reivindicação da sociedade organizada foi acatada por esse governo, que de imediato retiro tudo que disse e passo a acreditar em Papai Noel.

A Consocial pra mim é mais uma ação de interesse da sociedade, importante para o fortalecimento dos anseios da população, mas que perde força quando esbarra na indiferença, na falta de vontade, no desrespeito e principalmente no descaso do poder público, na impunidade que insiste em favorecer os interesses políticos e acabam desanimando o cidadão de bem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.