Pular para o conteúdo principal

Fala Cidadão. Por Vânia Carvalho.



Carnaval Importado? Será?

Sobre os desfiles das escolas de samba de Cabo Frio o que pude perceber esse ano é que algumas escolas vieram com muito luxo, com fantasias bem acabadas, carros grandes bem elaborados e alas bem coreografadas. Todavia ao saber que muitos destaques e participantes de alas no chão não compareceram e que as escolas tiveram que improvisar encima da hora buscando gente da população que quisesse tapar os buracos, e que algumas escolas trouxeram gente do Rio pra desfilar, como no caso de mestre-sala e porta-bandeira, fico me perguntando quanto da escola é comunidade, quanto da escola é fantasia criada nos barracões, quanto da escola não trazem gente especializada para ensaiar, principalmente as comissões de frente?

Porque se tivermos que importar fantasias prontas e pessoas do Rio ou de outros municípios para poder ter um carnaval de excelência, onde está a tão anunciada Festa do Povo? E nós cidadãos? Perguntaram-nos se queremos empregar verba pública pra importar participantes de fora? O carnaval de Cabo Frio não é das comunidades? Fiquei pensando sobre isso quando ouvi de um casal de mestre-sala e porta-bandeira que eles vieram do Rio pra desfilar. Achei esquisito logo a maior representação de uma escola, porque levam o pavilhão sagrado, não é cabo-friense? Que estranho!!!

Então pagamos caro pra fazer um carnaval onde a própria comunidade local não participa? E não participa por quê? Porque não quer ou porque não existe gente capacitada pra assumir uma função tão importante como essa dentro de uma escola? Ou será porque preferem trazer gente de fora a treinar alguém aqui da cidade pra assumir esse papel? Será que um ano não é suficiente pra ensaiar um mestre-sala e uma porta-bandeira da localidade? Ou a fome de ter profissionais especializados pra não correr risco de perder pontos na avaliação é mais importante? E o casal ainda disse que desfila há 3 anos por aqui.

Bom se isso é louvável ou não, se é permitido ou não, só as autoridades no assunto podem dizer, porque na minha modéstia opinião vejo os desfiles das escolas de samba de Cabo Frio por 3 óticas:

A primeira é aquela que só o "grupinho" entende como sendo uma atração cultural de suma importância para a cidade.

A segunda é da população que não consegue compreender essa visão porque o investimento é alto por conta de um evento que demonstra a todo ano que não atrai o turista. 

E a terceira fica por conta do próprio visitante que espera encontrar num município do interior a tradição dos velhos carnavais, onde a marca da identidade cultural da cidade se faz presente e não um espetáculo que se mete a querer ser o segundo melhor do estado, só pra ser visto pelos seus próprios criadores. E aí a disputa de egos entra em cena e o povo mesmo pelo visto nem participa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.