Deixaram o Canto do Forte, Num Canto!
É com duro pesar que vejo o Canto do Forte na altura do bar do Lido jogado as traças. As Dunas Pretas viraram um verdadeiro latão de lixo, o caminho que nos leva até a praia está todo tomado por sacolas, latinhas, garrafas de bebida, cadeiras de plásticos, enfim toda sorte de bugigangas que decoram a vegetação sem a menor preocupação do poder público. Justamente num local onde vários turistas utilizam o caminho para chegar até a praia. E não se contentando de ver tamanho pouco caso com um local que dizem preservado (risos), ao chegar à área do estacionamento entre o Bar do Lido e o Bar Bora Bora o turista tem como cenário mais outra sorte de quinquilharias, logo na entrada como sofá velho, carrinhos de ambulantes, plásticos, enfim isso tudo num dos pontos mais belos da Praia do Forte. Fora isso a própria vegetação das Dunas está toda ressecada, até os cactos que são plantas resistentes ao sol estão mortos, talvez quem sabe pela ação do xixi constante que secou literalmente a pobre planta. A grama e umas variedades de espécies de vegetação estão feias, sem cuidados, secas, mortas, ou seja, não existe preocupação em manter realmente aquela área preservada, fora isso as cercas que deviam proteger as dunas estão quebradas, com certeza por pessoas que invadem o local para servir de abrigo para alguma coisa obscura.
Existem duas placas pequenas que deveriam alertar alguma coisa, mas uma está apagada literalmente, não tem nada escrito e a outra de tão enferrujada também fica impossível de ler alguma coisa, e a placa mãe que fica na lateral da duna enorme diz que ali é uma área de preservação, só se for preservação de rato e urubu, que vire mexe vão almoçar por ali.
Não sou ambientalista, não tenho formação em biologia ou botânica, mas passo por aquele caminho todos os dias já que faço minhas caminhadas matinais na praia, e é muito triste ter que me deparar com tamanha degradação de um local que faz parte do nosso cartão postal.
Aí eu pergunto: Cadê os órgãos responsáveis? Cadê o secretário do meio ambiente? Cadê o pessoal do PV? Cadê os ecologistas? Cadê o poder público? As Dunas Pretas pedem socorro!!!
Não é possível que ninguém se preocupe em fiscalizá-la. E não é só isso, o Canto do Forte está abandonado, a área de estacionamento entre o Bar do Lido mais parece um terreirão de caco velho, é inimaginável que num local onde a paisagem da praia do Forte é tão linda, pois dali temos uma visão privilegiada de toda sua extensão, esteja entregue a própria sorte.
Ali merecia ser um atrativo turístico por toda sua beleza, além de termos o Forte que já é um local de visitação poderiam transformar aquele pedaço numa área de eventos de qualidade. Imaginem um fim de tarde ao som de uma bela música clássica ou de uma MPB de qualidade, ou de um belo blues, jazz, contemplando a beleza daquele mar, as gaivotas, o céu, a lua, que muitas vezes quando está cheia aparece por trás do Forte iluminando as águas num visual belíssimo, mas infelizmente não houve nenhum planejamento para melhorar a estrutura daquele local, e o que mais me surpreende é que é um dos locais mais bonitos da cidade.
Comentários
Postar um comentário