Pular para o conteúdo principal

Fala Cidadão. Por Vânia Carvalho.



Deixaram o Canto do Forte, Num Canto!

É com duro pesar que vejo o Canto do Forte na altura do bar do Lido jogado as traças. As Dunas Pretas viraram um verdadeiro latão de lixo, o caminho que nos leva até a praia está todo tomado por sacolas, latinhas, garrafas de bebida, cadeiras de plásticos, enfim toda sorte de bugigangas que decoram a vegetação sem a menor preocupação do poder público. Justamente num local onde vários turistas utilizam o caminho para chegar até a praia. E não se contentando de ver tamanho pouco caso com um local que dizem preservado (risos), ao chegar à área do estacionamento entre o Bar do Lido e o Bar Bora Bora o turista tem como cenário mais outra sorte de quinquilharias,  logo na entrada como sofá velho, carrinhos de ambulantes, plásticos, enfim isso tudo num dos pontos mais belos da Praia do Forte. Fora isso a própria vegetação das Dunas está toda ressecada, até os cactos que são plantas resistentes ao sol estão mortos, talvez quem sabe pela ação do xixi constante que secou literalmente a pobre planta. A grama e umas variedades de espécies de vegetação estão feias, sem cuidados, secas, mortas, ou seja, não existe preocupação em manter realmente aquela área preservada, fora isso as cercas que deviam proteger as dunas estão quebradas, com certeza por pessoas que invadem o local para servir de abrigo para alguma coisa obscura.

Existem duas placas pequenas que deveriam alertar alguma coisa, mas uma está apagada literalmente, não tem nada escrito e a outra de tão enferrujada também fica impossível de ler alguma coisa, e a placa mãe que fica na lateral da duna enorme diz que ali é uma área de preservação, só se for preservação de rato e urubu, que vire mexe vão almoçar por ali.

Não sou ambientalista, não tenho formação em biologia ou botânica, mas passo por aquele caminho todos os dias já que faço minhas caminhadas matinais na praia, e é muito triste ter que me deparar com tamanha degradação de um local que faz parte do nosso cartão postal.

Aí eu pergunto: Cadê os órgãos responsáveis? Cadê o secretário do meio ambiente? Cadê o pessoal do PV? Cadê os ecologistas? Cadê o poder público? As Dunas Pretas pedem socorro!!!

Não é possível que ninguém se preocupe em fiscalizá-la. E não é só isso, o Canto do Forte está abandonado, a área de estacionamento entre o Bar do Lido mais parece um terreirão de caco velho, é inimaginável que num local onde a paisagem da praia do Forte é tão linda, pois dali temos uma visão privilegiada de toda sua extensão, esteja entregue a própria sorte.

Ali merecia ser um atrativo turístico por toda sua beleza, além de termos o Forte que já  é um local de visitação poderiam transformar aquele pedaço numa área de eventos de qualidade. Imaginem um fim de tarde ao som de uma bela música clássica ou de uma MPB de qualidade, ou de um belo blues, jazz, contemplando a beleza daquele mar, as gaivotas, o céu, a lua, que muitas vezes quando está cheia aparece por trás do Forte iluminando as águas num visual belíssimo, mas infelizmente não houve nenhum planejamento para melhorar a estrutura daquele local, e o que mais me surpreende é que é um dos locais mais bonitos da cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.