Pular para o conteúdo principal

A Sérgio o que é de Sérgio.


Por Pedro Nascimento Araujo

Rio de Janeiro e Bahia são unidades da federação mais distantes que o mero interregno criado pela presença de uma terceira unidade entre ambos - o Espírito Santo - pode fazer crer. Não que não haja elementos comuns na história de ambos, desde a prevalência como capitais do que viria a ser o Brasil até a participação ativa de cativos africanos na formação identitária de suas culturas. Nesta última semana, todavia, uma diferença ficou evidente: seus governadores, Sérgio Cabral e Jaques Wagner, ambos em segundo mandato, são extremos opostos em termos de segurança pública - enquanto o governador da Bahia acumula fracassos, o governador do Rio de Janeiro coleciona sucessos.

Sérgio Cabral está longe de ser uma unanimidade. Suspeitas de enriquecimento ilícito em negócios superfaturados são uma constante em sua carreira política - e o fato de voar de carona com empresários que têm negócios com seu o governo ou de morar em um milionário apartamento na praia do Leblon não ajuda em nada a reduzí-las. Além disso, no interior do Rio de Janeiro, Cabral enfrenta oposição de muitos prefeitos, insatisfeitos com o que consideram uma redução de influência desde que ele assumiu o governo. Por fim, o governador passa muito tempo longe do estado que comanda - em boa parte das vezes, está em Paris. Tudo somado, evidentemente, macula sua ficha política e pode inviabilizar sonhos mais ambiciosos de disputar a presidência; todavia, não retira os méritos de sua administração, principalmente na retomada de investimentos federais no estado e os avanços nas áreas fiscal e de segurança. E, aqui, seus méritos ficam mais evidentes quando comparados com os atrasos que Wagner legou à Bahia.

Depois de décadas de governadores que queriam usar o Palácio Laranjeiras como trampolim para o Palácio do Planalto e, com isso, faziam oposição a Brasília, Cabral teve o mérito de aliar-se ao governo federal. Os investimentos federais no estado foram retomados e a parceria teve como ápice a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016. Mas, principalmente, houve o avanço em termos de segurança pública. Questiona-se muito se Cabral sabia exatamente o que estava fazendo quando entregou a Mariano Beltrame o comando e, também, se Beltrame tinha clara noção do alcance que seu projeto atingiria. Independentemente disso - francamente, é especulação inútil diante dos resultados - o êxito é incontestável.

Querendo ou não, sabendo ou não e, principalmente, gostemos ou não, o fato é que a política de segurança pública de Cabral conseguiu um feito incomparável: virou patrimônio do povo.
Por patrimônio do povo quero dizer que foi incorporada ao cotidiano popular. Assim, após Cabral - de novo: querendo ou não, sabendo ou não e, principalmente, gostemos ou não - ter provado que é possível retomar e pacificar as favelas, é suicídio polítco perdê-las. Depois de Cabral, qualquer governador saberá que permitir que bandidos retomem as favelas das quais foram expulsos significa desgaste colossal. Com efeito, o debate político do estado a respeito de segurança pública ficará restrito a manter e ampliar o que Cabral atingiu. E isso é extremamente positivo para o povo: ampliar significa não apenas pacificar novas favelas, mas também evoluir na depuração da polícia. Com a redução nos conflitos em favelas, a polícia terá de mudar radicalmente de orientação: precisará a agir mais em prevenção e investigação e menos em conflito, uma vez que esses serão os temas em voga - e avanços na luta contra a corrupção serão imprescindíveis para o sucesso. O caminho é promissor. Portanto, a Sérgio o que é de Sérgio: reconheçamos seu mérito na seguraça pública. Reconhecer seus méritos, entrementes, não equivale a ignorar seus defeitos, especialmente as suspeitas de corrupção. E, quanto a isso, o governador e seus assessores têm muito a explicar.

Pedro Nascimento Araujo é economista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.