Pular para o conteúdo principal

Fala Cidadão. Por Vânia Carvalho.



Dinheiro nós temos, só nos falta o glamour!!!

Sai da reunião de hoje com o secretário de turismo do estado, Ronald Azaro, em Búzios com a impressão de  que Cabo Frio é a Lady Kate da Região dos Lagos. Percebi como nossos representantes daqui do executivo e legislativo estão a anos luz de saber o que é um turismo de verdade, parecíamos no meio de tantas autoridades importantes uma cidade sem nenhum preparo,ou seja, Cabo Frio é um município de belezas naturais maravilhoso, cheio de possibilidades atrativas e com um poder  econômico absurdo, mas que carece ainda de muito trabalho para chegar ao status de  pólo central de um  turismo de nível de qualidade.
Janío Mendes e Marcos Mendes abraçados

Se eu que sou artesã e estudei Comunicação, não tenho graduação nenhuma na área de turismo sei disso, o que falta em nossos governantes para que eles percebam quanto potencial essa cidade tem e despreza? Se tivéssemos pessoas dentro do poder público municipal com uma visibilidade tal qual o Thunder Cat (desenho animado), ou seja, uma visão além do alcance, se houvesse espírito empreendedor e sabedoria acima de tudo de nossos governantes, Cabo Frio já era pra ser um fenômeno dentro desse circuito da Costa do Sol. Mas como o prefeito de Búzios com muito menos recursos dos royalties embarca esta semana para a Espanha para receber um prêmio por Búzios ter sido considerado uma das cidades mais importantes dentro do roteiro turístico mundial, desbancando a própria Cancún e Ibiza, quem sabe nosso prefeito poderia estar sendo recebido pelo governo de Nova Iguaçu pra receber um premio de cidade favorita da Baixada Fluminense (risos).

Diante de tantos discursos muito bem orquestrados aponto aqui 3 nomes: 

Otavio Martins presidente da Conetur que fez a seguinte pergunta a plateia? Onde estão os empresários da rede hoteleira? My God!!!! Como numa discussão tão importante como essa quando tentamos fazer da Região dos Lagos um grande centro turístico não  existe massivamente a presença dos donos dos hotéis. Gentemm é um absurdo!!! Será que vamos hospedar os visitantes de tantos paises estrangeiros nas inúmeras casas de excursão que existem por tantos bairros da nossa cidade? Imagina alguns turistas da Asia Central, por exemplo, empoleirados em beliches dividindo espaço com alguns norte - americanos? hahahaha só rindo!!!

O outro discurso diz respeito ao nosso Deputado Estadual, que foi o único que  enumerando alguns setores que se enquadram dentro desde contexto turístico pontuou a questão do artesanato. Ora, ele sabe que nenhuma cidade que não valoriza sua cultura, principalmente o artesão não pode pretender se denominar uma  cidade com alto nível de  atrações de qualidade. Pois volto a citar alguns exemplos: Imaginem que uma família européia resolvesse passear na nova feira de artesanato que esta sendo construída em frente ao teatro? Até as Olimpíadas logicamente a feirinha já estará funcionando, aí a esposa e suas filhas resolvem levar pra toda sua família lá do outro lado do continente uma recordação de Cabo Frio, o que ela vai encontrar? Chaveirinhos de plásticos, brinquedinhos do Paraguai, bijuterias da 25 de março, bolsas made Taiwan e quem sabe se ela  procurar muito diante de mais de 150 stands, não de a sorte de encontrar alguns gatos pingados do artesanato, assim como eu, que estarei novamente concorrendo com os produtos industrializados porque não houve interesse nenhum do poder público de usar uma avaliação criteriosa nesse sentido promovendo com todos os artesãos de Cabo Frio uma espécie de prova que garantisse a representatividade do segmento.

Sabe meus caros leitores quantos artesãos com mais de 20 anos de profissão estarão fora desse empreendimento? Quarenta!! Quarenta pobres profissionais da arte que se dedicaram anos e anos a representar Cabo Frio criando ícones, criando produtos diferenciados, levando o nome da cidade gravado em suas criações pra tantos e tantos turistas estrangeiros e nacionais que já passaram por aqui e muitos não estarão contemplados a receber espaço na nova feira. Como diz um amigo meu!! Não é meigo?

E terceiro discurso também importante que até me levou a procura-la ao final da palestra foi da Deputada Myriam Rios quando disse que  ciente dos problemas dos artesãos da cidade já enviou varias vezes e-mails para o nosso prefeito que simplesmente não respondeu. Ou seja, nosso queridíssimo executivo esnobou um e-mail da presidente do Comitê de Turismo da Alerj e aí eu pergunto: Quem não respeita o cidadão, quem não respeita uma deputada que esta a frente da organização dos municípios que farão parte da rota olímpica e das cidades  que receberam o aval da secretaria do estado como municípios de atração turística, como pode ser levado a serio?

Fica aqui o consolo que ela prometeu criar um projeto de lei que garantirá a todos os artesãos do estado o direito de garantir permanência e uso do espaço publico dentro do universo das feiras de artesanato. Pois não é justo que sejamos menosprezados em detrimento de pessoas que não dão nenhum tipo de identificação cultural a cidade.

Cabo Frio cai na real, vocês podem ter grana, mas o que lhes falta é o GLAMOUR!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.