Pular para o conteúdo principal

Fala Cidadão. Por Vânia Carvalho.



Eles passarão, eu passarinho.

Um passarinho me contou que se sente refém numa cidade onde encontra vários outros prisioneiros de plumagem que assim como ele buscam uma saída. O mais engraçado é que todos os pássaros são conscientes de suas potencialidades, todos se dizem fortes para transpassar o muro que os bloqueia e os impede de enxergar um outro horizonte, mas todos se sentem inseguros em avançar em seus propósitos porque no fundo, no fundo, algum interesse há de haver, por mais disfarçado que seja nessa recusa que insiste em manter as correntes presas em seus pés.

Cada um do seu jeito faz o que pode para se lançar num vôo solitário, mas isso não adianta, é preciso que haja um impulso fenomenal para que o muro seja ultrapassado e as correntes sejam de uma vez por todas quebradas. O que não entendo é que se todos tendem-se em romper as barreiras que os engessa num vôo coletivo ficaria muito mais fácil derrubar esse muro, mas pelo que o pássaro me contou existem muitos que julgam ser impossível, muitos se acovardam e se acomodam pois  preferem esperar sentados do que bater suas próprias asas. Mas será medo? Se for, que medo é esse? Perguntei, é o medo da falta de alpiste? Muitos urubus,corvos e aves de rapina manipulam a quantidade de alpiste, alguns conseguiram seu próprio fornecimento e estes na verdade são os que mais lutam pela causa, mas a grande maioria são dependentes desse alpiste nosso de cada dia.

Reconheci que este pássaro em particular mais afoito e cheio de determinação tentava animar a galera e buscar alianças, me disse que procurava entender porque tantos outros iguais a ele não proclamavam um grande encontro. Sim! Porque a passarinhada descontente com a situação da cidade é muito grande, os grupos ciscam daqui e dali confabulando, reclamando pelos ninhos e esquinas, mas na prática na hora de alçar o vôo desejado e piar por sua liberdade os pássaros se encolhem, escondem, retraem.

O pássaro independente de raça, cor e assobio me pergunta se existiria algum preconceito de gênero, de posição na mais vasta hierarquia das aves. Eu disse que achava que não era esse o problema porque a indignação está em todas as classes desde do próprio coitado do pombo, até o mais belo pavão, porque a cidade esta tão comprometida com a falta de um  governo correto e justo que não satisfaz os interesse de ninguém, nem da baixa, nem da alta sociedade passarinhense. 

E mesmo que alguns pássaros ilustres, sábios como a coruja, por mais que mostrem o melhor jeito de alcançar o céu, nem assim a força popular se sente determinada em se arriscar, mesmo que tão sabias palavras sejam repetidas todos os dias.

ELES PASSARÃO! E VOCÊS PASSARINHO!!!

Num salto pulei para trás, quando de repente depois de ouvir essas palavras o espelho quebrou e me assustei!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.