Pular para o conteúdo principal

Passando a Limpo. Por Charles Domingues.


COMO O LIXO É COLETADO EM CABO FRIO

Na manhã de 11/03/2012, eu pude constatar que parte da coleta de cabo frio, ainda vem sendo feito em caminhões abertos, como na década de 70, nada contra a década de 70, mas isso constitui um atentado a saúde pública e a minha inteligência.
Seria interessante a SECAF, se manifestar e tentar explicar a população de Cabo Frio, o por que desse tipo de transporte avem sendo utilizado, haja vista os resíduos que são transportados em caminhões abertos estão sujeitos a queda, contaminação dos usuários profissionais, sujar as ruas e etc

Como pode, o profissional de coleta trabalhar sem as mínimas condições de necessárias de segurança e/ou higiene. Não possuem EPI’S Adequados, ficando totalmente expostos a possíveis contaminações independentemente do resíduo coletado ser de origem domestica.

O profissional somente apresenta uma luva de proteção, quando na verdade os mesmos necessitam para desempenhar suas funções de maneira adequada, de roupas apropriadas, botas, luvas e máscaras e como já foi dito, dos demais EPI’S( Equipamento de proteção individual).

A coleta de lixo da cidade é feita de forma simples e primitiva um caminhão aberto passa pelas ruas com alguns funcionários que recolhem todo o lixo e jogam nesse mesmo veiculo. Esse tipo de veiculo, independentemente do tipo de resíduo coletado, esta totalmente ultrapassando para realizar esse tipo de coleta, o profissional leva muito tempo para organizar os resíduos na corroceira, realizando esforços cada vez mais repetitivos, visando compactar o lixo manualmente, alem do que muito provavelmente o lixo coletado vez por outra cai na rua, deixando a mesma suja, quando na verdade a idéia da coleta seria outra.

Eu esperava no mínimo um caminhão compactador, e não me venham dizer os responsáveis pelos serviços, que isso era resíduo de coleta seletiva ou que estavam coletando somente papel e papelão por que não é verdade, era todo e qualquer tipo de lixo que estavam ensacados pelos moradores e empresas do bairro de São Cristóvão e depositados nas ruas e/ou calçadas.

Lixo são armazenado em sacos plásticos, caixas são coletados pelos profissionais e jogados na caçamba do caminhão

Em uma época onde o Brasil já lançou desde 02 de agosto de 2010, a lei Nº 12.305 (Política Nacional de Resíduos Sólidos ) onde a mesma menciona em seu Art. 18:
A elaboração de plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, nos termos previstos por esta Lei, é condição para o Distrito Federal e os Municípios terem acesso a recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos, ou para serem beneficiados por incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento para tal finalidade.

Em pleno 2012 o lixo continua sendo transportado em caminhão aberto sem a mínima segurança para os profissionais e para os moradores conforme pode ser visto na foto abaixo.

Falta um maior comprometimento do Governo Municipal para solucionar a questão do lixo, o município deveria estabelecer princípios, procedimentos, normas e critérios referentes à geração, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos, visando o controle da poluição, da contaminação e a minimização de seus impactos ambientais.

O transporte de lixo urbano tem como intuito fazer limpeza das cidades. A coleta deveria ser feita por caminhões especiais com compactadores caminhões esses que são responsáveis pela primeira compactação do lixo.

Antes dos resíduos ser destinado ao aterro, o caminhão compactador deveria realizar a primeira compactação de modo a reduzir ao máximo o volumo dos resíduos coletados.

Nessa matéria eu nem me apeguei a coleta seletiva, estou ou apenas visando alertar a população para o erro de se transportar resíduos sólidos em caminhões abertos, alem de mostrar também os riscos para os profissionais que ficam pendurados nesses veículos usando de formas quase que rudimentares para acomodar o lixo na caçamba do caminhão.

A utilização de veiculo especifico, facilita o transporte de lixo urbano que eu acredito que esteja sendo vazado em aterro sanitário onde lixo é depositado permitindo mantê-lo confinado sem causar maiores danos ao meio ambiente.

O maior problema é a forma com que o transporte do lixo é feito da cidade até o local de depósito. Fica a pergunta no ar será que o caminhão sai da cidade sem uma lona sequer para vazar o lixo, sendo que o mesmo com o vento, pode acabar voando e ficando ao longo do caminho, o que além de poluir o meio ambiente, também polui visualmente a chegada da cidade.

È uma total falta de comprometimento, em primeiro lugar com a saúde humana e depois com o meio ambiente.

Cabe salientar que os profissionais que ali estavam não tem a menor parcela de culpa, os mesmos estavam cumprindo suas atividades, afinal de contatas não são eles profissionais de coleta que optaram por dirigir esse veículo, que no mínimo deveria passar por uma manutenção preventiva para depois sim circular nas ruas, porem recolhendo entulho, moveis, qualquer coisa menos resíduos sólidos urbanos

Creio que algumas perguntas passam pela cabeça dos leitores, por exemplo, ai vão algumas

De quem é a responsabilidade pela coleta do lixo urbano?

Quem deveria cuidar do resíduo sólido da cidade, coletando, transportando e destinando em aterros sanitários?

Quem deveria cuidar da segurança desses profissionais?

POIS È !!!

Vou deixar uma foto para facilitar as respostas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.