Pular para o conteúdo principal

Coluna do Dr. Marcelo Paiva Paes.



A CPI do Cachoeira e o Banho de Jânio Mendes

Uma coisa é certa, se esta CPI se arrastar muito Sérgio Cabral estará fora de combate para as eleições deste ano. Ele vai tratar de salvar a própria pele, e não vai ter cabeça para mexer muito os pauzinhos. Claro que vai opinar, mas em cenários muito delicados ele não vai ter tempo para influenciar o tanto que poderia se estivesse focado apenas nas eleições.

E Cabo Frio é um cenário delicado. Para Cabral, Jânio é o candidato predileto. Como disse há algum tempo, acho que o PT não se incomodaria de ceder a vice para o PMDB, afinal o PT tem hoje apenas um quadro com mais protagonismo político, que é Eduardo Kita, e ele será candidato a vereador, este é o foco do PT. Sem quadros para apresentar como vice, o PT cederia ao PMDB a vaga de vice na chapa de Jânio.

Mas acontece que Jânio não está bem das pernas, ele está estacionado nas pesquisas, e ainda que achem que se tiver tempo de televisão ele poderia decolar, eu acho que a sua candidatura é a menos viável das que estão na frente.

Muitos dizem que ele (Jânio) tem grupo e que isto faria a diferença, não é bem assim em política. Cito exemplos, Ivo Saldanha não tinha grupo e ganhou a eleição. Dr. Aluízio em Macaé não tinha grupo e se elegeu deputado federal beirando os 100.000 votos. Antônio Marcos em Casimiro de Abreu, não tinha grupo, era vereador de primeiro mandato, mas se elegeu prefeito, e por aí vamos.

O grupo pode não dizer nada, pois se este grupo é um grupo de amigos, uma confraria, ele pode ser mais um problema do que uma solução. E por quê? Porque se a confraria só diz amém ao chefe, ela faz com que o chefe não perceba a realidade das ruas, e se a confraria age independentemente do chefe, pois são amigos e o chefe não os deixaria nem quando eles tomam atitudes erradas, ela faz com que o chefe vá perdendo substância política, pois no fim das contas é ele, o chefe, quem disputará o voto, e a sua confraria ao longo dos dias mais distantes tomou atitudes que o isolam e o distanciam das pessoas.

E neste cenário complexo para se identificar a realidade sócio-política do Jânio Mendes é que a CPI de Carlos Cachoeira pode acabar por afogá-lo no naufrágio político do governador Sérgio Cabral.

Digamos que Jânio, Paulo César, Alair, Silas Bento, Froilan, Claúdio Leitão, Mansur, e quem mais se apresente como candidato, estejam cada um em um barco. Eles navegam por um rio que apresenta vários afluentes à frente, estes barcos devem chegar ao porto chamado PMDB, pois neste porto vão embarcar uma carga preciosa chamada tempo de televisão.

O barco em que está Jânio possui como comandante um capitão de mar e guerra poderoso, quase um almirante, chamado Sérgio Cabral. Os outros vão navegando com oficiais de menor patente, e alguns apenas com marujos mesmo.

Mas imaginem que por uma destas fatalidades, o capitão Sérgio Cabral opta por pegar um afluente que ele achava ser mais rápido pela grande correnteza, mas este afluente, na verdade, acaba em uma cachoeira. Qual o provável futuro do barco e dos seus tripulantes? ... Pois é, o fundo. Vão ter que pedir voto para tambaquis e tucunarés, pelo menos até flutuarem novamente.

Dizem que o barco onde está Paulo César não é muito confiável, e dizem que o barco em que está Alair pode entrar em um braço de rio sem saída, e não em um afluente. Mas ainda assim é muito mais garantido do que despencar na cachoeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.