Pular para o conteúdo principal

Coluna do Dr. Marcelo Paiva Paes.



Jânio, e o filme Priscilla. 
O que humilha uma pessoa não é o que os outros dizem dela, o que me humilha uma pessoa é o que ela sente sobre si mesma.
O que prejudica a imagem de um deputado não é o que os outros expõem do seu mandato, o que prejudica a imagem do deputado são as posições que ele toma para fazer do seu mandato uma escada para o poder.

Ninguém deveria se eleger para fazer um projeto de poder. As pessoas devem se eleger para representar a sociedade. As pessoas devem se eleger para garantir a harmonia e a paz social. As pessoas devem se eleger para refletir os ideais de Rousseau, e construírem um mundo onde as pessoas se ajudem, se contratualizem socialmente para facilitar as suas tarefas.

Ninguém deve se eleger para fazer do seu mandato uma plataforma para novas eleições. As pessoas devem se eleger para pensar como melhorar a vida das pessoas, inclusive a dela, que, a despeito do mandato, é apenas mais um cidadão a transitar nas calçadas.

Um mandato de deputado estadual não é um manto de proteção. Um mandato de deputado é um ofício de sacrifico.

Um mandato de deputado é uma demonstração de afeto para com os menos favorecidos, que precisam dele para que os ricos e poderosos não transbordem ganâncias por sobre as suas vidas, mais do que já transbordam.

Jânio não sabe disso. Talvez nunca tenha sabido. Ele está refestelado no poder. Ficou amigos dos que combatia, e agora percebe-se que combatia apenas porque não tinha acesso a eles e queria ter. Não combatia por honra, por dignidade, por ideal.
Jânio fez dos corredores da Assembléia Legislativa um ambiente para conchavos, para acordos, e não para representar o povo.

Ao travestir o seu mandato poderíamos dizer que Jânio se comporta como uma Priscilla, a rainha do deserto moral de Cabo Frio.  

Mas não vamos dizer isso.

Poderíamos dizer que ao tentar calar um blog, Jânio se comporta como uma Madame Satã, cuja navalha para calar a voz dos que a denunciam é uma falsa idéia de um instrumento democrático, é a falsa ideia de que a justiça é um canal legítimo. Pois não é, a justiça está comprometida com o tráfico de influência e com a sociedade do espetáculo. Todos sabem que a justiça no Brasil só pune os pobres.

Mas também não vamos dizer isso. E por quê não dizer estas coisas?

Porque vamos deixar que a própria consciência do Jânio lhe diga. O pior para um homem é saber-se pequeno, e não de estatura, mas de moral para poder encarar a sociedade de frente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.