Pular para o conteúdo principal

Muito Pouco e Muito Tarde.



Por Pedro Nascimento Araujo

Esta semana, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro apresentou seu plano de metas até 2016. Chamado “Pós-2016: O Rio mais integrado e competitivo”, é um compêndio de ações previstas pelo governo municipal da cidade que estará na berlinda mundial nos próximos anos. Espera-se que suas metas sejam alcançadas e que sirva de norte para uma atuação mais transparente, eficiente e focada das administrações municipais Brasil afora.

Dito isso, notamos que o plano, que está disponível no portal da prefeitura, fala em investimentos da ordem de 38 bilhões de reais até 2016. Além disso, delineia ações em áreas específicas. Há duas que examinaremos com profundidade: transportes e favelas. Comecemos por transportes. O que se propõe é pouco. E chega atrasado. O município do Rio de Janeiro não propôs uma ousada guinada rumo a um sistema de trens e metrôs comparável àqueles disponíveis para cidadãos de outros países. Em parte porque essa é uma competência estadual, o fato é que as melhorias focam nos ônibus. Sim, os poluentes, ineficientes, barulhentos, degradados e onipresentes ônibus. As metas anunciadas? Mais velocidade nos corredores de ônibus e frota com 100% de veículos climatizados. Pouco e tarde.

Enquanto não dispusermos de um sistema integrado de trens e metrô que ligue diretamente o Largo da Carioca às regiões mais populosas (Baixada Fluminense, São Gonçalo e Zona Oeste), qualquer medida é perfumaria. Os moradores de cidades e bairros nos arredores e subúrbios de Londres, Paris, Nova Iorque etc. saem de suas residências a mais de 100 km do destino sabendo que um trem os deixará nos centros nervosos de suas metrópoles no tempo certo e, malgrado cheios, com conforto e dignidade. Esse é o ponto essencial nos transportes. Qualquer ação que não tenha como objetivo permitir que um trabalhador do Rio de Janeiro não disponha de algo semelhante é acessória. Enquanto as autoridades não puderem oferecer isso aos nossos trabalhadores, que, ao menos, não se vangloriem de medidas paliativas de corredores ou de climatização de ônibus.

A outra medida é ainda menos e ainda mais atrasada. A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro tem como meta reduzir, no quadriênio 2013-2016, a área ocupada por favelas em “pelo menos 3,5%” em relação à área total favelizada de 2008, o que dá exatos 0,875% ao ano de redução. Muito, muitíssimo pouco. E muito, muitíssimo tarde. Apenas como exercício teórico: se esse ritmo quelônico for mantido após 2016, levará ainda mais 111 anos para que o Rio de Janeiro seja uma cidade sem favelas. Feliz 2127, cariocas!

É triste constatar que tão pouca atenção é dada à favelização. Constantemente ouvimos líderes falando que o Brasil está se tornando um país desenvolvido, membro do chamado primeiro mundo. Todavia, não há país desenvolvido com favelas. Pessoas mais pobres, certamente há. Pessoas morando em casas menores, mais distantes e mais modestas, também há. Locais nos quais a lei não entra, isso não há. Pessoas vivendo em vielas e becos nos quais automóveis não conseguem passar, também não há. E pessoas morando sem água e esgoto, muito menos. Em suma, desfavelizar é dignificar os mais pobres. Não há país desenvolvido no qual as pessoas pobres vivam sem dignidade. Enquanto houver favelas, não haverá dignidade para as pessoas pobres – e enquanto não houver dignidade para as pessoas pobres, não haverá país desenvolvido.

 Pedro Nascimento Araujo é economista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.