Pular para o conteúdo principal

Passando a Limpo. Por Charles Domingues.



SÃO PEDRO DA ALDEIA UNS COM MUITO,
OUTROS COM MUITO COM POUCO.

E dessa forma que eu vejo hoje o Município de São Pedro da Aldeia é incrível a desigualdade de distribuição de bens, água, asfalto, e saneamento que acontece nesse município.


A impressão que me passa é que os governantes depositam na baixa arrecadação(segundo eles ) do Município, a fraquíssima administração do dinheiro publico. Sim, pois se o dinheiro fosse bem administrado, teríamos no mínimo realizações por parte deles de ruas pavimentadas; preocupação com saneamento básico; a destinação dos resíduos e com a saúde do povo.

Quando chagamos em São Pedro a primeira coisa que vemos, são grandes condomínios, uma enorme propaganda passando para a turista que a cidade esta bem próxima do paraíso, e isso eu não posso discordar, pois a região dos lagos como um todo é um pedaço do paraíso na terra, só não sei nesse paraíso qual seria a função de alguns prefeitos.......


Bom parece que alguns bairros e alguns cidadãos de São Pedro, passam invisíveis aos olhos da prefeitura, que a meu ver faz um governo para alguns não sei bem por que, mas isso esta bem claro, sendo que esses alguns como todo o direito e conforto outros nem direitos parecem ter.

Muitos sem asfalto, sem saneamento básico, sem água, falta energia elétrica de acordo com a posição do vento, e o recolhimento do lixo é um caos.

A cidade pode ser dividida em partes, a parte que tem tratamento nobre em todos os sentidos, e a outra parte que nem tratamento tem.

Desculpe-me os moradores do lado nobre de São Pedro da Aldeia, essa coluna hoje esta voltada ao mais nobre dos ocupantes do meio ambiente, o ser humano.

Ser humano esse que precisa ser respeitado, porem ele pra ser respeitado precisa antes de qualquer coisa, parar de acreditar em pessoas que estão ali sugando a única coisa que lhes interessa, “O VOTO”, é ai que o povo tem que acordar e ver que esta no poder a tanto tempo e só aparece para o povão na hora de pedir o tal voto.


Caros leitores vocês sabem qual a dificuldade que a concessionária de águas e esgotos tem para levar o esgoto tratado para a laguna de Araruama?

Serei forçado a contar uma historia para que o amigo leitor entenda o quanto é ultrapassada a forma com que o saneamento básico no que se refere a destinação de esgoto domestico é tratado:

Pasmem senhores em 1879, o engenheiro George Waring foi contratado para projetar um sistema de esgotos para a cidade de Memphis, no Tennesee, EUA, região onde predominava uma economia rural e relativamente pobre, praticamente incapaz de custear a implantação de um sistema convencional à época. Será que se parece com algum lugar? Waring, diante da situação e contra a opinião dos sanitaristas de então, projetou em sistema exclusivamente para coleta e remoção das águas residuárias domésticas, excluindo, portanto, as vazões pluviais no cálculo dos condutos. Estava criado então o Sistema Separador Absoluto cuja característica principal é ser constituído de uma rede coletora de esgotos sanitários e uma outra exclusiva para águas pluviais.

No Brasil destacou-se na divulgação do novo sistema, Saturnino Brito, cujos estudos, trabalhos e sistemas reformados pelo mesmo, fizeram com que, a partir de 1912, o separador absoluto passasse a ser adotado obrigatoriamente no país.

Caros leitores esses fatos ocorreram a partir de 1912 no Brasil, e São Pedro da Aldeia em 2012 ainda não tem o Sistema Separador Absoluto ou galeria separadora. Como vimos a função dessa galeria é separar a água de precipitações (chuvas), do esgoto domestico.

Mais incrível ainda que é a concessionária de águas e esgoto da região dos lagos, não consegue tratar o esgoto( São Pedro da Aldeia), exatamente por esse motivo, se toda a água que existir no município for enviada para as estações de tratamento de efluentes(estação que tratam os esgotos), o volume será tão grande que as estações não darão vazão, isso então significa, que todo, eu disse todo o esgoto do Município desemboca na lagoa de Araruama, isso é no mínimo um absurdo sob o ponto de vista ambiental, outro absurdo sob o ponto de vista da saúde da população, e um absurdo maior ainda quando sabemos que existem secretarias que tem em sua pasta a obrigação de conduzir controlar e acompanhar assuntos referentes a saneamento básico da população.

O problema é que tem muito político prometendo que vai dar jeito no saneamento básico do município sem nem sequer saber o que é uma galeria separadora

Pois é !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu sou Charles Domingues, sou Gestor Ambiental e Químico.Não deixe de ler o meu blog www.charlesdomingues.blogspot.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.