Pular para o conteúdo principal

Coluna do Dr. Marcelo Paiva Paes.



A Comissão da Verdade, e a Longa Noite da Ditadura

Uma onda de notícias desencontradas que pretendem apenas criar uma confusão conceitual sobre a Comissão da Verdade está em andamento. As forças mais conservadoras da sociedade falam em crimes da esquerda, dizem que há que se investigar excessos dos dois lados e etc.

Esta confusão conceitual visa apenas desestabilizar a Comissão frente à opinião pública. Não há como se falar em crimes dos militantes da esquerda, pois eles estavam apenas exercendo um dos quatro direitos humanos fundamentais. O direito de resistência.
Ao lado de outros direitos previstos pela Declaração Universal dos Direitos do Homem, como o direito à liberdade, à propriedade e à segurança, o direito de resistência é inalienável a todo e qualquer cidadão que queira resistir à deturpação do estado promovido por um Golpe Militar ilegítimo, autoritário e repressivo. E aqui reproduzo o artigo da declaração:

Art. 2.º A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.

Os civis resistiram às tropas de Franco na Espanha, e a resistência Francesa, coordenada por Jean Moulin, foi um dos pilares da resistência ao nazismo. A resistência francesa promoveu ataques a colaboradores do estado nazista, fardados ou não, e terminada a guerra foram tratados como heróis da pátria. Neruda lutou contra as tropas de Franco, tropas estas que assassinaram friamente Gabriel Garcia Lorca, e Neruda ganhou o prêmio Nobel de Literatura em 1971. Não há violação aos direitos humanos por parte daquele que se bate contra regimes opressivos e ilegítimos. Há, sim, o exercício do direito, ou talvez até mesmo do dever, de resistir.

O que a Comissão da Verdade está julgando é o Estado ilegal, repressivo e autoritário que se instaurou no Brasil. Tanto mais ilegítimo, sabemos hoje, até mesmo por conta da declaração de vacância da presidência feita pelo Congresso quando João Goulart, na verdade, ainda estava no Brasil.

Os brasileiros que resistiram a este estado cruel e sanguinário não estão em questão, são, assim como Neruda e Jean Moulin, heróis da pátria. Alguns ainda hoje desconhecidos em seus paradeiros. Que a Comissão da Verdade os descubra na noite fria da exceção, e que nós possamos colocar-lhes uma medalha de honra no peito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.