Pular para o conteúdo principal

Ministerio de Vivienda de Colômbia



Por Pedro Nascimento Araujo

Poucas pessoas são capazes de recitar os órgãos executivos com status de ministério que o Brasil possui. Na verdade, até o número exato é controverso, e pode chegar a 39 se, além dos 24 ministérios propriamente ditos, levarmos em conta que há mais 15 (9 secretarias e 6 órgãos com status ministerial). Mais interessante é saber que no Brasil, país de 192 milhões de pessoas e que conta com oficialmente 11,4 milhões de pessoas (equivalente à população de Cuba) morando em favelas de acordo com o IBGE, há ministério para virtualmente tudo, menos para habitação. E, mais interessante ainda, saber que a Colômbia, com população de 44 milhões, o possui: trata-se do Ministerio de Vivienda, o qual, conforme veremos a seguir, está em vias de operar uma profunda mudança no país vizinho.

Está em curso na Colômbia uma iniciativa governamental de construir 100 000 casas populares. Evidentemente, não resolverá todos os muitos problemas habitacionais do país. Mas mostra o quanto a Colômbia leva a sério uma premissa básica que ignoramos por aqui: nenhum país é desenvolvido enquanto tiver favelas. A Colômbia vive um momento magnífico. O país está rapidamente livrando-se dos narcoterroristas da FARC e desenvolvendo-se. O recente acordo de livre comércio com os Estados Unidos é apenas a cereja no bolo. De fato, enquanto os brasileiros se afastavam do maior mercado consumidor do mundo (o governo Fernando Henrique não teve coragem de, diante de uma ALCA tendendo ao fracasso, iniciar negociações para um acordo de livre comércio entre Brasil e Estados Unidos e preferiu dedicar-se ao Mercosul, o governo Lula centrou esforços na estratégia politicamente reluzente para seu líder e economicamente infrutífera para seu país de diplomacia Sul-Sul e o governo Dilma segue com a complacência para com a Argentina, cuja sobrevida só é possível às custas dos interesses brasileiros), os colombianos se aproximavam dos americanos, de quem receberam ajuda inestimável para pacificar o país.

A Colômbia, agora, quer ir além do desenvolvimento econômico e da pacificação. O país, agora, busca desenvolvimento social. Já o faz desde que, há duas décadas, acabou com os poderes paralelos dos bandidos nas favelas em Medellín e Bogotá, algo que o Rio de Janeiro começou a fazer recentemente. Depois, dotou essas mesmas favelas de infraestrutura de acesso, algo que o Rio de Janeiro também tenta fazer hodiernamente. Porém, não parou por aí. Favela segura é melhor que favela violenta, sem dúvidas – mas ainda é favela. Favela com infraestrutura de acesso é melhor que favela sem infraestrutura de acessos, também sem dúvida – mas continua sendo favela. Agora, parece que os colombianos estão em vias de iniciar o processo de desfavelização do país. Será longo, penoso e antipopular em muitos aspectos. Mas é a coisa correta a se fazer. Aparentemente, o governo colombiano se deu conta de que o povo colombiano merece viver com dignidade. Oxalá logre êxito. Talvez assim, quem sabe, daqui a algumas décadas nossos governantes também não resolvam seguir mais esse bom exemplo dos colombianos – que, a essa altura, já serão cidadãos de um país socialmente mais avançado que o nosso.

Pedro Nascimento Araujo é comunista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.