Pular para o conteúdo principal

Passando a Limpo. Por Charles Domingues.



A Polêmica do Veto das Sacolas Plásticas.

Caro leitor um assunto que muito vem incomodando os grandes mercados, mas também começa a incomodar os consumidores, que muito provavelmente em questão de pouso dias estarão fazendo a seguinte pergunta:

O fim das sacolas plásticas contribui ou não para a redução da poluição ambiental?

Diversas cidades brasileiras aplicaram leis visando a redução e até mesmo o fim das sacolas plásticas, aquelas mesmo que ficam no caixa do supermercado, porem essas leis estão gerando uma série de questionamentos por parte dos consumidores, e hoje a meu ver esta abrindo uma enorme brecha para a especulação comercial.

Vamos entender um pouco da historia das sacolas plásticas, que nem sempre foram utilizadas, afinal de contas acho que tem muito leitor que se lembra das bolsas de papelão que os mercados distribuíam, ou se formos uma pouco mais ao passado esse não muito recente, vamos ver que as compras eram levadas para casa em embrulhos, que nem sempre eram bem feitos, e demandava minutos na fila esperanço o moço do embrulho terminar de acomodar as compras e envolve-las em uma espécie de barbante amarelo que para arrebentar era outro problema. As sacolas plásticas apesar de ser uma invenção antiga só vieram explodir no Brasil a partir da década de 80, pois foi uma época em que todos procuravam aquilo que era descartável, pois a preocupação com o meio ambiente não era prioridade.

Com o grande avanço dos mercados e o uso cada vez mais intenso de sacolas plásticas, e devido a pessoas que tem um verdadeiro fascínio em por um simples frasco de desodorante dentro de duas sacolas, e assim a pratica começa a ficar insustentável.

Hoje os mercados ainda fornecem as mesmas a principio sem custo para os consumidores, pelo menos custo direto, e ainda existem alguns patrocínios que permitem a entrega da mesma, sem custos no ato do pagamento das compras.

No Rio de janeiro existe uma lei estadual para o controle ambiental com relação as tais sacolas que é a Lei 5502 de 2009, lei essa que não emplacou e muitos poucas pessoas sabem que existe. A mesma como a maioria das leis no Brasil em cima desse tema, visa a substituição e recolhimento de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais.

A pergunta que não quer calar e a seguinte, isso é realmente sustentável?

A própria população hoje faz a pratica do reuso das sacolas, acomodam os resíduos nas mesmas e as deixa nos locais de coleta para a destinação dos mesmos por parte do município.

Porem se for proibido o uso das tais sacolas, estaremos com um primeiro problema que seria como a população vai acomodar os seus resíduos e olha que o lixo doméstico em sua maioria é molhado, logo estaremos sendo direcionados a comprar os tais sacos de lixo no mercado, e ai começa o drama.

Se a lei é para prevenção do meio ambiente, como então vamos as lojas comprar os tais sacos azuis ou pretos e ali acomodar o nosso lixo.

Dessa forma a tal lei da origem a outros vários problemas como veremos a seguir:

O usuário é obrigado para trazer suas compras se vê obrigado a usar caixas de papelão que nem sempre estão disponíveis, ou então comprar as tais bolsas ecológicas que precisam ser muito bem higienizadas, pois de outra forma os alimentos podem ser contaminados por resíduos deixados entre uma compra e outra (olha o tamanho do problema).

Outro problema é que antes o usuário recebia as sacolas e depois de uma forma meio que acidental fazia a pratica do reuso das sacolas acomodando o lixo nas mesmas, numa atitude sustentável, e agora se perguntam quais são as alternativas plausíveis para o descarte de resíduos sólidos?

Diante das constantes proibições a população terá que comprar os sacos industrializados, onde os mesmos não permitem o reuso já que são próprios para lixo, o usurário acaba gastando mais dinheiro e o saco vai parar no meio ambiente da mesma maneira.

E o mais interessante disso tudo é que existe na política nacional de resíduos sólidos Lei 12.305, de 02 de agosto de 2010 (lei que versa sobre à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólido), em seu Art.3º-XII define a  logística reversa como; instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Ai eu pergunto a sacola plástica própria para lixo vendida no mercado não terá o mesmo efeito da sacola fornecida gratuitamente nos mercados? E onde se aplica a logística reversa no caso dos fabricantes de sacos que sãos próprios para lixo?

Não seria mais interessante educar a população para um consumo controlado das tais sacolas fornecidas no ato da compra, e incentivar o uso correto das mesmas, haja vista o próprio consumidor de uma maneira informal já realizar o reuso das mesmas com a destinação dos resíduos sólidos?

E pra finalizar caros amigos leitores, os senhores gostariam de trazer as suas compras em caixas de papelão, ou se preocupar se as eco sacolas foram ou não higienizadas?

Nem tudo que parece sustentável muita das vezes na prática se confirma, por esse motivo podemos observar que a lei não vem emplacando e a própria mídia não vem divulgando, acho que esse assunto deveria ser revisto e debatido exaustivamente

A propósito, as quantas andam o programa para despoluição da baia de Guanabara!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Eu sou Charles Domingues
Sou Gestor Ambiental e Químico
Não deixe de acompanhar o meu blog www.charlesdomingues.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.