Pular para o conteúdo principal

Coluna do Dr. Marcelo Paes.



Alair, Garrincha, Hittler, Jânio e Cabral

O projeto de Sérgio Cabral está muito prejudicado pelas águas que despencaram da cachoeira. Isto favorece muito Jânio e o PT em Cabo Frio. E por quê?

Bem, Cabral sabe que não é mais um bom cabo eleitoral, e sabe que Pezão tem sérias dificuldades para se levantar sozinho. Mas Cabral não pode ver Garotinho eleito no Rio de Janeiro de jeito nenhum. Afinal, se Garotinho se eleger, Cabral estará em péssimos lençóis, sobretudo porque está gastando todo o seu cacife para ser blindado na CPI do Cachoeira, e poderá faltar-lhe fôlego para ser blindar-se, no futuro, do Garotinho e da sua provável devassa nas contas da turma do CCC (Cavendish – Côrtes – Cabral).

Assim sendo, Lindbergh, por mais que não seja o candidato dos sonhos da turma do CCC, passa a ser uma alternativa para lá de boa. Neste sentido, da forma como a coisa está difícil aqui em Cabo Frio, Cabral pode até mesmo deixar de lançar candidato pelo PMDB, tolerando a vice do Jânio com o PT para que, no futuro, Garotinho tenha mais dificuldades. Assim teríamos uma frente contra a candidatura do Alair, sem o PMDB apresentar candidato, mas com o PT na vice do PDT.

Este é hoje o pensamento do general Cabral. No papel é uma boa estratégia. Mas como não dá para combinar isto com o povo, é preciso saber se ele, o povo, vai ou não resistir à uma frente formada por candidatos do general Cabral e seu sargento Marquinhos. Porque o povo às vezes resiste. Hitler, por exemplo, contava ter destruído a Iugoslávia em junho de 1941, e iniciou a operação Barbarossa para anexar a URSS, mas a resistência do marechal comunista Tito fez daquela campanha uma história trágica para as pretensões de Hittler. E muito do seu fracasso na URSS, com a estrondosa derrota em Stalingrado, se explica, um pouco, por aquela resistência (aliás, aproveito para indicar o poema “Carta a Stalingrado”, do Carlos Drummond de Andrade).

Aqui em Cabo Frio há um grande problema para esta estratégia dar certo. A dianteira do Alair é grande, e o carisma de Jânio é pequeno.  Por outro lado, Paulo César ficará sem espaço, pois para ser candidato a vice-prefeito ele teria que renunciar ao mandato de deputado federal, e isto ele não fará. E sem ser candidato do PMDB Paulo deve se aproximar de quem está liderando as pesquisas, o que enfraquece a frente governista. Existe a alternativa do PMDB apoiar Paulo César, mas é uma probabilidade muito remota, afinal a história com Jânio andou bastante.

Bem, claro que pode-se lançar mão da velha máxima do “bom filho à casa torna”. E uma nova conversa com Alair pode sepultar brigas de outrora. Esta alternativa é até mais segura para os planos de Cabral e Lindbergh, pois, além de ser uma candidatura que está bem na frente, afastaria de vez o fantasma do Garotinho na chapa do Alair. Afinal, se entrar o PMDB o PR sairá.

Claro que eles, a turma do CCC, podem tentar judicializar a eleição e apostar em Jânio. Mas os advogados têm garantido que registram a candidatura do Alair. Se assim for, é melhor deixarem as vaidades de lado e voltarem a conversar com ele. Pois mesmo sem grandes generais em sua tropa, o exército do Alair parece ter mais capacidade de combinar com o povo, ou, como diria o Garrincha, de combinar com os russos.

Escrevi, há alguns meses atrás, que Alair deveria afastar-se do Garotinho, afinal o PMDB é um partido importante, mais, muito mais que os treze mil votos do ex-governador, como defendem alguns da blogsfera, afinal destes treze mil votos do Garotinho, possivelmente 90%, ou mais, são também do Alair para prefeito.

Enfim, este é o cenário da guerra traçado a partir da mesa dos generais da Assembléia. Se vão para o tudo ou nada com Jânio, ou se tentam ainda uma última conversa com Alair, vai depender das vaidades.

Eu, se general fosse, perderia a vaidade, e diria pro homem do bigode de Saquarema: “meu amigo, melhor garantir o mustache do que perder a cabeça”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.