Pular para o conteúdo principal

Coluna do Dr. Marcelo Paes.


 

A Política em Cabo Frio

Caros leitores, enfim retornei de Brasília, de onde, em função das eleições, estou me exonerando das funções no gabinete 371 do anexo III da Câmara dos Deputados. Ainda como Secretário Parlamentar participarei esta semana da RIO + 20, mas já não regressarei à Brasília após a reunião.

Neste breve período em que lá estivemos fizemos muito. Apresentamos vários projetos de Lei, entre os quais o Imposto sobre Grandes fortunas, a regulamentação do adicional de penosidade, direito do trabalhador assegurado pela Constituição, mas até hoje não pago pelos patrões pois que não regulamentado, a Lei para expandir a licença maternidade paritariamente às mães adotivas, e vários outros projetos que estão disponíveis no site HTTP://www.draluízio.com.br, além de denúncias no parlamento, audiências públicas e participações em comissões externas.

Infelizmente são todos projetos que defendem a classe trabalhadora, e o Congresso Nacional do Brasil é uma casa que defende os interesses dos ricos e dos poderosos, por isso nossos projetos sofrem tanto para avançar. Afinal, não falta deputado para representar a Federação dos Bancos e votar contra, por exemplo, a Contribuição Social das Grandes Fortunas.

Por outro lado, chego em um momento em que as coisas estão fervendo politicamente. Muita desinformação ronda os blogs. A posição de que acusam Bernardo, em breve, mostrar-se-á falsa. O problema é que os blogs não tem o tempo das questões políticas, pois eles se alimentam de notícias, e não de estratégias. E notícia é tudo aquilo que acontece no dia-a-dia, mesmo que este acontecimento tenha um propósito futuro diferente do que se visualiza no dia de hoje, não importa. A notícia é a do dia de hoje. Amanhã muda-se, se for o caso.

No caso em questão do PMDB, nada para mim está definido. Eu só abandono a briga política quando o fato político que a produziu estiver superado. E o fato político neste caso é o registro da candidatura. Então, eu só abandono esta questão do PMDB após o registro definitivo no Tribunal Eleitoral. Até lá, Bernardo está pagando um preço. Mas ao final, se justos forem, os blogs podem ter que falar outra coisa. Por outro lado, a convenção do PMDB será apenas dia 30 de junho. Esperemos as águas passarem.
Enfim, se a Frente do governo realmente se formar, creio que outra, contra o governo, há de formar-se também. Mas falar muito agora prejudica os acontecimentos. E, por incrível que pareça, as coisas sempre podem mudar.

Com relação a Alfredo, acho que fez a opção certa. Agora é reerguer a cabeça, sem esquecer do que aprendeu no passado. Infelizmente com dores que atingiram muito a ele e à sua família. Mas a vida pública tem este péssimo preço, sobretudo quando fazemos opções erradas. Ele é jovem, pode e deve superar o episódio. Para isso, a meu ver, deve fazer um caminho ideológico e não pragmático. Pois o pragmatismo ainda está muito vivo em sua carreira, e a escolha pragmática que ele fez não foi a correta. Na verdade Alfredo tinha ainda pouca vivência nos bastidores desta política partidária cartorializada que existe no Brasil, por isso acreditou em um casuísmo e fez dele um projeto político. Mas passou, e ele teve altivez para decidir com independência.

Muitos dirão que eu apostei em várias candidaturas. Realmente trabalhei para isso, defendi muito isso, e tenho certeza que quanto mais opções se tem, mais representativa é a democracia. Ocorre que a máquina municipal e a máquina estadual estão trabalhando juntas por uma frente. E sendo assim há que se responder com outra frente.

Acho que frentes só deveriam se formar para combater governos autoritários. Mas, infelizmente, onde reina a mediocridade política muitas vezes também temos que ceder à formação de uma frente. Que nunca representa o ideal, mas que sempre representa o possível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.