Pular para o conteúdo principal

Coluna do Dr. Marcelo Paes.



Sobre a Formação de uma Frente Política.

Caros leitores, por favor, vamos fazer uma coisa. Vamos esperar os acontecimentos. O processo político depende de articulações, ele é uma reunião de diferentes em prol de uma causa comum. Não é fácil formar uma frente, sobretudo nos regimes presidencialistas, onde a força do mandatário é enorme e se ele agir de forma imperial pode acabar assustando os possíveis companheiros de jornada.

As pessoas precisam aprender a reconhecer os seus erros, independentemente da idade. Estamos neste mundo para melhorar sempre, e não para piorar. O PSDB está tentando formar uma frente política. E não é fácil formá-la, sobretudo quando ela é tão heterogênea.

Várias pessoas falam de mim buscando analisar uma ou outra declaração em um contexto que não é o social, mas o político. Infelizmente eu entro derrotado nesta composição. Sou a favor de várias candidaturas e isto não vai se dar. Queria não ter nenhuma responsabilidade neste processo e poder sair gritando “Pátria o Muerte, Venceremos”, ou então bradar “hasta La vitória, siempre”.

Mas não é assim. Por exemplo, eu venho há quase dois anos ajudando Alair no que ele me pede, ou mesmo sem me pedir, em relação à política. Coloquei-o em contato com amigos meus com mandato de deputado federal pelo PT, articulei sua entrada no PCdoB, estou alertando-o sobre os destinos do DEM desde sempre. Portanto eu não cheguei ontem, após tê-lo inviabilizado pro este tempo todo, não. Eu, como diria o Brizola, venho de longe.

Achei que após estes dois anos de “serviços prestados” seria muito fácil encontra-me com ele para decidirmos projetos para a cidade. Mas não foi. Eu preciso entender os seus limites, mas preciso dizer-lhe que ele precisa abrir-se para além dos seus limites.
Entretanto, isto não dá o direito à uma tropa de choque que o representa nos bares sair dizendo besteiras acerca da minha participação. Se houve alguma dificuldade, e se tivermos que resolvê-la, a resolveremos de forma madura e pelo bem da formação de uma frente.

Àqueles correligionários do Alair que dizem que eu estou fazendo o jogo do Jânio ou coisa parecida, eu pergunto: Além de bajularem o chefe, o que trouxeram de concreto para ele? Trouxeram partidos? Eu trouxe. Quebraram grandes resistências em outros partidos, como no PSDB? Eu quebrei. Lutaram internamente para não permitir que o vereador Fernando do Comilão engrossasse a tropa do Alfredo viabilizando assim a sua candidatura? Eu lutei. Alertaram-no de possíveis dificuldades em outros partidos, como no DEM? Eu alertei. Enfim, o que querem mais?

Uma frente é um projeto aglutinativo de pessoas, respeitando-se as aptidões de cada um, e tornando consoante projetos para a cidade. Em uma frente é absolutamente imprescindível a confiança na capacidade descentralizadora de quem estará comandando o processo. Se esta descentralização está difícil, é preciso se arranjar mecanismos para fazer com que ela exista. Em uma frente é preciso saber atender as demandas dos possíveis companheiros, desde que sejam justas, republicanas, e que estejam em sintonia com os interesses de todos.

Por outro lado, ajustes existem na formação de um arco de alianças, não se monta uma frente da noite para o dia. Uma frente, como disse, se monta na necessária absorção de projetos comuns. Senão não vale à pena montá-la.

Enfim, o que posso dizer é que estão sendo feito ajustes na montagem de uma frente em Cabo Frio. E isto é para que seja uma frente que valha a pena. Uma frente para todos, e não uma frente para adoração de alguém. É uma frente da democracia.

Para isto, muito ajuda quem pouco atrapalha. Acusações levianas e inventadas pelo prazer apenas de denegrir os outros, apenas atrapalham, e muito. Ao sentarmos em um café, se não tivermos nada de bom para oferecer, ao invés de usarmos a boca para insultar, vamos usá-la para beber um suco de maracujá. É bem melhor, e acalma os ânimos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.