Pular para o conteúdo principal

A Velha Rússia.



Por Pedro Nascimento Araújo

Putin I da Rússia anda inquieto. Os protestos contra ele, que voltou a ser presidente em uma eleição eivada de suspeitas de fraude, não arrefecem, apesar de um draconiano aumento nas punições legais para quem protestar. A Rússia se afasta da democracia velozmente, o que não é novidade. A novidade é que o ar de União Soviética se alastra pela política externa russa.

Especificamente, a Rússia, que havia optado somente pela abstenção no caso da intervenção na Líbia após os massacres que Kaddafi promovia contra seu próprio povo, passou a usar seu poder de veto no Conselho de Segurança das Nações Unidas para evitar ações na Síria. Não deixa de ser curioso: o veto no Conselho de Segurança das Nações Unidas é uma invenção russa. Foi uma das exigências de Stálin, ditador soviético com milhões de assassinatos no currículo, para que seu país participasse da ONU – outra exigência soviética foi o Brasil não ser membro permanente do Conselho de Segurança, como havia sido proposto pelos Estados Unidos. Sem poder de veto, não haveria União Soviética na ONU; sem União Soviética, a ONU correria o risco de ser uma organização ineficiente, como foi sua antecessora, a Liga das Nações.

Quando a contagem de mortos de al-Assad chega a 15.000 infelizes, em uma chocante média de 1.000 assassinados a cada mês, a Rússia parece perceber que a mudança de regime na Síria é inexorável. Sergey Lavrov, o chanceler russo, declarou que seu país não se oporia a uma eventual saída de al-Assad “se os sírios assim decidirem, sem interferência externa”. Curioso como o chanceler concilia autodeterminação dos povos com interferência externa: a Rússia “não se opor” é interferência explícita. Equivale ao chanceler dizer que a Rússia autoriza que outra pessoa assuma o comando da Síria. Além disso, falar em autodeterminação dos sírios é piada de mau gosto após 4 décadas de ditadura.

A faceta soviética de Putin I fica mais evidente quando a Rússia não quer perder um cliente para o qual vende armas há décadas. Foi com suporte soviético que a Síria se lançou, em consórcio com outros países árabes, em duas guerras para exterminar Israel – e, em ambas, perdeu. Uma eventual democratização síria poderia mudar esse quadro, especialmente se vier a reboque de uma intervenção comandada pela OTAN. O novo governo sírio não se associaria aos amigos do antigo regime. Temendo ficar associada indelevelmente a al-Assad, a Rússia se prepara para apoiar o novo regime e tentar, assim, manter seus negócios. Mais União Soviética, impossível. A velha Rússia está vivíssima. Stálin, certamente, aprovaria.

Pedro Nascimento Araujo é economista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.