Pular para o conteúdo principal

Passando a Limpo. Por Charles Domingues.



ESSE É O FUTURO QUE QUEREMOS?

Diante da tão badalada Rio + 20, eu estou fazendo um resumo do que aconteceu na conferencia, tomando como base o documento final “O Futuro Que Queremos”.
Muito se falou, mas pouco se fez. Pelo menos, essa foi a conclusão que eu cheguei.

Outro dia em um programa de TV me perguntaram:

- Como que mundo deveria aguardar, assim como, o que fazer diante das providencias que foram tomadas na  Rio + 20?

- De pronto respondi, o mundo não precisa se preocupar, pois nenhuma mudança significativa vai acontecer, haja vista o documento O Futuro que queremos não corresponder a necessidade real do planeta.

Ao ler o documento me deparei com 283 parágrafos, e em nenhum deles existe o real compromisso dos países participantes, a falta de ações e compromissos imediatos com relação ao meio ambiente ficou estampada inclusive na face do próprio, Ban Ki-moon (secretário geral das nações unidas), pois logo que viu o rascunho zero (documento base), teceu inúmeras criticas com relação ao conteúdo do mesmo, o curioso é que um dia depois amenizou as criticas, mudando o rumo do discurso depois de algumas conversas com alguns de nossos lideres, como sempre o Brasil dando um jeitinho nas coisas.

Algumas coisas ficaram estagnadas desde a Eco 92, ou seja:
O documento visa a erradicação da pobreza, porem não menciona de onde vem os fundos.

Os mecanismos de mitigação do aquecimento global permanecem os mesmos desde vinte anos atrás. Assim como, ações para os demais crimes ambientais, incluído colocar em pratica o tal desenvolvimento sustentável, que sempre é mencionado em discursos, porem não pratica a coisa não acontece e o desenvolvimento predatório ainda continua assolando a humanidade.

Caros leitores só para que vocês tenha uma ideia da gravidade dos fatos, dados fornecidos pela própria ONU dão conta que de desde a Rio 92 houve uma perda de 12% da biodiversidade, 3 milhões de metros quadrados de florestas foram desmatados, 40% mais gases de efeito estufa foram emitidos e cerca da metade das reservas de pesca mundiais foram exauridas. Porem onde esta a critica que esperávamos que fosse acontecer? Afinal de contas desde 1992 com a cúpula da terra, muito de falou muito se escreveu regras, tratados e protocolos aconteceram e após vinte anos, de posse dos dados acima fica a pergunta, onde estão as críticas? Por que chegamos a esses dados absurdos com relação a integridade do planeta, ou o que faremos, para de uma vez por todas resolver o problema?

Cheguei a conclusão, que nem sequer se perguntaram por que chegamos à atual situação é incrível mas foi o que pareceu.

O documento o futuro que queremos menciona que reconhece a necessidade de controlar o desmatamento, o aquecimento global, à poluição hídrica e por ai vai, nada que um bom estudante de educação ambiental já não saiba porem onde estão às medidas, muito se fala em erradicar a pobreza, sinceramente eu não esperava que precisássemos de uma conferência que é realizada a cada 20 anos, para se chegar a conclusão que a miséria não e uma coisa legal.

Onde estão os fundos para isso? Qual a contribuição dos grandes causadores dessa enorme degradação ambiental, social e cultural? 

Sinceramente eu estou ate agora tentando achar os objetivos e metas deste documento.

Caros leitores o mundo tende a permanecer ate a próxima conferencia, se baseando em dados obtidos em 1992, a questão é:

Será que o planeta aguenta mais 20 anos?
Pois é............................

Eu sou Charles Domingues
Sou Gestor Ambiental e Químico
Não deixe de acompanhar o meu blog 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.