Pular para o conteúdo principal

Coluna do Demerval Soares.



ESPORTE É VIDA, É SAÚDE, É INCLUSÃO...MAS..
EM CABO FRIO É DESCASO, É ABANDONO E EXCLUSÃO.

Na última sexta-feira, dia 03 de agosto de 2012, participamos da reunião com desportistas da cidade com o candidato a prefeito Alair Corrêa. Lamentavelmente constatamos uma insatisfação total das lideranças, atletas e abnegados que lutam pelo esporte na região. Pior, a sensação que tivemos foi de abandono e, por que não, descaso para com o esporte em Cabo Frio. A incompetência é tão grande que, além de não fazer deste segmento um veículo de inclusão, a gestão atual da cidade consegue fazer dele um canal de exclusão de crianças e jovens em nossa cidade.

Cabo Frio, uma cidade linda, sonho de visitação de pessoas do mundo todo, não bastasse isto, a cada dia está mais bilionária, devido suas riquezas naturais, bençãos de Deus, para um povo heterogêneo que se mistura no sonho de um desenvolvimento equânime, onde seus quase 200  mil habitantes possam viver de forma digna, interagir socialmente, sem disparates sociais, com desníveis descabidos, com alguns nadando em dinheiro e muitos não tendo nem onde dormir.

É inacreditável saber que a arrecadação da cidade está próxima, pasmem, dos 100 mil reais por hora, conseqüentemente, teríamos em torno de 500 reais hora por habitante e, vemos um governo que faz propaganda, maquiagem, passa eleição, entra eleição e só usa a arrecadação para si e para iludir as pessoas.

Vimos na reunião com os desportistas, citada acima, todo o tipo de reclamações, falta de estrutura, equipamentos esportivos adequados, atrasos com subvenções, materiais, negligência com relação aos repasses, atrasos de obras, como a reposição do piso do ginásio poliesportivo, sem contar a ”fartura” que é total, ou seja,  às vezes falta a alimentação, às vezes falta a inscrição, às vezes falta o transporte, enfim, isto é geral, no futsal, no futebol, na natação, no judô e até no caçula futebol americano. Foi chocante ver as lideranças, os abnegados, líderes comunitários, ou mesmo os próprios pais e até diretores que atuam no governo atual mostrarem sua indignação com a postura da atual administração da cidade.

O que percebemos foi um Alair perplexo ao ver aquelas reclamações, algumas delas até com forte emoção, como no depoimento emocionado de Dom Nicola, atual presidente da Liga de Futebol e de outras modalidades, pelo descaso que virou o esporte na cidade. Até porque Alair, em seu histórico de vida, fez pelo esporte, mesmo fora do poder público, como foi nas participações das construções dos ginásios da Associação Atlética Cabo-friense e do Progresso Futebol Clube e com uma arrecadação muito menor ele, quando prefeito, fez o estádio O Correão, o Ginásio Poliesportivo e dezenas de praças com quadras pela cidade, além de investir no futebol profissional com a Cabo-friense, fazendo dela um divulgador da cidade pelo mundo afora, bem como, o esporte amador, apoiando e incentivando diversas modalidades.

Alair ressaltou que salta aos olhos a incompetência da gestão Marquinho Mendes, que se mistura à uma visão micro de gestão aliada à uma sede de vingança eterna, como ficou constatada na abertura de uma rua no meio do estádio O Correão, pois o lugar onde existiam diversas casas que foram desapropriadas, estava reservado para erguer a ampliação do estádio, mas o governo que está aí, simplesmente por implicância, ou mesmo pelo menor tato administrativo, praticou este ato, tornando Cabo Frio chacota no mundo, como a cidade que passou a ter um estádio de futebol   cortado por uma rua.

Este exemplo do estádio deixa nítida a ineficiência administrativa desta gestão, ora vejamos, o não investimento no estádio e, conseqüentemente, no time da Associação Desportiva Cabo-friense fez com que, além de não termos mais jogos televisionados em Cabo Frio, em que perdemos o principal divulgador a nível midiático da cidade, também fizesse cair o rendimento da equipe, tendo a mesma ido parar na segunda divisão carioca e, quase, caindo para terceira divisão, e assim também aconteceu em outras modalidades.

Alair garantiu que, com a arrecadação que a cidade possui, já citada acima, vai investir pesado no esporte, não só no incentivo, como também em equipamentos esportivos, afinal, ganhando, será o prefeito que terá uma oportunidade única, pois terá à frente 03 grandes eventos: a Copa do Mundo, Olimpíadas e o aniversário de 400 anos de Emancipação Político Administrativa da cidade, que , com isso ficará na história mais uma vez, pois foi também o prefeito que comandou o município nos 500 anos do seu descobrimento.

Em seu projeto Setorização da Dignidade, deixa claro que muito além da importância promocional da cidade, o que se pretende é fazer do esporte mais uma forma de inclusão, dando as condições mínimas de conforto e acesso às crianças, adolescentes e jovens a todas as modalidades, fazendo uma transformação social e descobrindo talentos em todos os tipos de segmentos no esporte em Cabo Frio, fazendo literalmente um trabalho de inclusão social na cidade e deixando para longe os tristes números de violência e marginalidade em que vivemos hoje.

Com a arrecadação que temos, não podemos ver mais situações de espaços abertos como por exemplo a de um campinho próximo a UPA e perto de 02 escolas, onde crianças fazem aulas de futebol, num gramado horroroso, sem a menor proteção, enfim, sem a mínima estrutura, correndo o risco de serem atropeladas quando a bola cai na avenida, apenas com a força e a garra de abnegados como o ex-goleiro Ayala e pais de alunos que se esmeram para proporcionar uma atividade física aos seus filhos.

Na conclusão deste debate tivemos a certeza do quanto Janio Mente e faz da mentira uma ilusão para enganar a população, afinal, é impossível ter credibilidade dizendo que será diferente quando se tem como seus coordenadores principais o prefeito atual Marquinho Mendes e seu irmão Carlos Vitor, todos Mendes, responsáveis pela vergonha que está o nosso esporte atualmente. Já Alair tem a seu favor a característica principal de sua vida, que é cumprir o que fala. Com isso, ao terminar o encontro, tivemos a sensação de uma atmosfera de otimismo, de um pensamento positivo de que o esporte em Cabo Frio vai trilhar o seu conceito histórico que é o da inclusão, da saúde e de gerar vencedores na vida e , claro, da esperança de em um  futuro próximo CABO FRIO VAI DAR CERTO!!!!!!

Demerval Soares. Bacharel em Administração de Empresas e Pós-graduado em Gestão Empresarial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.