Pular para o conteúdo principal

Passando a Limpo. Por Charles Domingues.



ONDE VAI PARAR O NOSSO LIXO?

Amigos leitores eu trago hoje, um assunto que apesar de antigo, vem passando desapercebido, por muitos, que é o eterno problema dos resíduos sólidos, portanto se o planeta não fizer alguma coisa, a tendência é que um dia não tenhamos mais espaço para destinar tanto lixo ou melhor disputaremos espaço com montanhas de lixo.

Venceu no dia 02 de agosto de 2012 na semana passada, o prazo para que o Brasil supere décadas de atraso na forma de tratar o lixo. A lei 12.305/2010 menciona que até essa data deveria ser elaborado por governo e municípios, os seus Planos de Gestão de Resíduos Sólidos.

A função desse programa não e para saber se os municípios sabem ou não segregar o seu resíduo sólido, na verdade se trata de uma atitude quase que desesperada que visa Startar um processo que pretende livrar o país das montanhas de lixo, que são depositados em sua maioria em lixões disfarçados de aterros controlados, atenção ATERRO CONTROLADO NÃO É ATERRO SANITÁRIO.

Os Municípios precisam entender que não se trata apenas de uma solicitação, mas sim de uma obrigação, a elaboração do plano de resíduos sólidos, se trata além de um estabelecimento de meta, também um sistema de coleta destinação e uso dos resíduos de maneira eficaz, e agregado a isso assegurar melhores condições de trabalho a milhares de catadores.

Mas por que eu estou tratando desse assunto, exatamente devido aos números divulgados, onde mais de 60% dos municípios brasileiros, não possuem ou manifestaram desejo de apresentar os seus Planos de Gestão de Resíduos Sólidos. Caro gestor do poder pubublico se trata de uma exigência legal mas da maneira que esta sendo tratada pelos municípios, compromete a décadas de trabalho de quem durante anos brigou pela criação de uma política correta de destinação de resíduos, se trata de uma luta intensa que a própria sociedade civil travou com o poder publico, e pelo visto agora vai ter que travar novamente para que o mesmo poder publico elabore e apresente o seu plano de gestão de resíduos sólidos isso é algo inconcebível.

Sabe caros leitores o que é mais incrível, é que a apresentação desse plano de gestão de resíduos que este inserido na Lei nº 12.305/10, dispõe sobre a liberação de recursos para estados, municípios, Distrito Federal e consórcios públicos, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos.

Portanto senhores prefeitos o governo federal só pode liberar os recursos mediante a apresentação dos respectivos planos por parte dos municípios, logo sem a apresentação do plano em momento oportuno, o município fica sem recursos, mas o problema é que a população vai continuar escutando, lendo ou vendo o poder publico falar que não existe incentivo, mas hoje é importante deixar claro que existe uma ferramenta, que visa transformar ações em recursos, mas como podemos solicitar do governo federal uma verba se alguns municípios não fazem um simples dever de casa que é encontrar uma equipe de profissionais capazes de elaborarem um plano de gestão.  Será que é difícil elaborar um procedimento que desde 2010 esta sendo solicitado? Será que é justo um município inteiro não ter acesso aos recursos federais destinados a serviços de limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos devido ao descaso de alguns? 

Amigos, o Governo Federal não poderá assinar nenhum convênio, contrato de repasse, termo de compromisso ou contrato de financiamento para transferência de recursos ou ate mesmo para a execução de obras ou serviços de resíduos sólidos.

Apenas para deixar claro antes que alguém faça um plano de gestão de resíduos e envie rapidinho, e importante frisar que os planos alem de contemplar os resíduos sólidos urbanos, também devem contemplar os resíduos sólidos de serviços de saúde, industriais, agrossilvopastoris, de portos, aeroportos, postos de fronteira, construção civil e mineração, portanto não da pra fazer a toque de caixa, se faz necessário profissionais e planejamento.

Os planos deverão ter participação social, conforme consta do parágrafo único do artigo 14 da Lei nº 12.305/2010, descrito a seguir: “É assegurada ampla publicidade ao conteúdo dos planos de resíduos sólidos, bem como controle social em sua formulação, implementação e operacionalização, observado o disposto na Lei nº 10.650, de 16 de abril de 2003, e no art. 47 da Lei nº 11.445, de 2007”.

Mediante ao parágrafo acima, ai vai a pergunta; Alguém viu o plano?

Entre as diretrizes mais importantes do plano destacam-se as referentes aos objetivos e  metas para não geração de resíduos, redução, reutilização, reciclagem, bem como eliminação de lixões e recuperação de áreas por eles degradadas e o aproveitamento energético, agora talvez os leitores entendam o por que de tanta má vontade de alguns.
O Plano de Resíduos Sólidos é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e conta com a participação do Ministério das Cidades.

A verdade é que devido ao descaso de alguns, municípios, a Política Nacional de Resíduos Sólidos pode ter seu avanço travado na prática. Acredito que mais uma vez a sociedade civil, que pressionou por mais de 20 anos em favor da Lei 12.305, mais uma vez vá a luta para poder fazer valer o que diz a Política Nacional de Resíduos sólidos.

Eu sou Charles Domingues
Sou Gestor Ambiental e Químico
Não deixe de acompanhar o meu blog www.charlesdomingues.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.