Pular para o conteúdo principal

Passando a Limpo. Por Charles Domingues.



O GRAVE PROBLEMA AMBIENTAL DOS GERADORES A DIESEL

Hoje nossa coluna traz um assunto que muitos sabem que existe porem não sabem o funcionamento ou necessidades de controle, estou me referindo aos geradores de eletricidade a diesel.

Após o famoso apagão de 2001, o uso de geradores ganhou um forte impulso no mercado brasileiro, pois as grandes indústrias que na verdade fazem parte de um grande grupo consumidor de energia, se viu obrigado a encontrar uma alternativa para não paralisaram o seu seguimento quando da falta de energia elétrica. Com o passar do tempo a crise do apagão passou, porem o fantasma ficou.

As tarifas de energia hoje não são nada agradáveis, e sua variação acontece conforme a hora do dia, onde a maioria dos consumidores em horário de rush ficam expostos a tarifas mais altas ou a regulagem do seu consumo, daí hoje a instalação de geradores ser cada vez mais comum nas indústrias redes hoteleiras, hospitais, shoppings, supermercados, postos de combustíveis, condomínios dentre outros.

Alguns estudos apontam que a taxa de energia elétrica em horário de ponta, pode chegar a 4 vezes a tarifação do horário normal, dessa forma, dependendo do horário e/ou época do ano a energia fornecida pelas concessionárias é muito mais cara, do que em datas e horários convencionais, sendo que isso fomenta o uso dos geradores a diesel.

Mas onde esta o problema nisso caro leitor?

Como tudo no final da cadeia quem paga a conta é o meio ambiente, o ser humano economiza porem essa economia tem um custo ambiental que pode ser muito caro e até mesmo irreversível.

Amigos, estamos falando de geradores que em sua maioria tem como combustível o Diesel que constitui uma fonte considerável de poluição atmosférica, onde suas emissões são somadas as dos automóveis no tal horário de pico, isso é comum por que os grandes e hoje médios consumidores de energia elétrica que possuem geradores a diesel, ligam seus equipamentos no período das 17.00h as 20.00h, exatamente no horário de maior fluxo de veículos.

Os geradores emitem os mesmos poluentes que as tais fontes móveis, que são os motores de veículos a diesel, esses são causadores do maior impacto na qualidade do ar, com o fornecimento quando da queima do diesel, de compostos como óxido de nitrogênio, óxido de enxofre, dióxido de carbono, monóxido de carbono e material particulado.

Hoje nos sabemos que veículos movidos a diesel, são passíveis de fiscalização muito severa, exatamente em função dos poluentes resultantes da queima desse combustível. Porem quando se trata de geradores as legislações não são tão severas assim e permitem que a coisa seja feita com pouco critério e pouquíssimo controle por parte dos usuários e também dos fabricantes.

Hoje, a venda de geradores pela internet e tão comum quanto a de telefones celular, ao se fazer uma pesquisa na internet, é possível encontrar uma vasta quantidade de empresas que oferecem geradores de todos só tipos e para todos as necessidades.

O Brasil já adota desde 1986 o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), porem esse programa prevê a emissão veicular. Na verdade o programa esta voltado paras as fontes moveis, e os geradores podem ser considerados como fontes fixas, que poluem guardando suas proporções é claro, como uma a chaminé de uma indústria qualquer.

Hoje podemos associar o uso de geradores a diesel a Resolução CONAMA 279/01, que, estabelece procedimentos para o licenciamento ambiental simplificado de empreendimentos elétricos com pequeno potencial de impacto ambiental.

Em seu Art. 1o Os procedimentos e prazos estabelecidos nesta Resolução aplicam-se, em qualquer nível de competência, ao licenciamento ambiental simplificado de empreendimentos elétricos com pequeno potencial de impacto ambiental, aí incluídos:

Usinas hidrelétricas e sistemas associados;

II - Usinas termelétricas e sistemas associados;

III - Sistemas de transmissão de energia elétrica (linhas de transmissão e subestações);

IV - Usinas Eólicas e outras fontes alternativas de energia.

Parágrafo único. Para fins de aplicação desta Resolução, os sistemas associados serão analisados conjuntamente aos empreendimentos principais.

Mediante ao exposto fica a dica que para se utilizar esse tipo de equipamento, o órgão ambiental pode solicitar o licenciamento ambiental simplificado, haja vista que em seu Art. 1o, a respectiva resolução CONAMA descreve os empreendimentos elétricos que estão incluídos, inclusive em seu parágrafo IV menciona usinas eólicas e outras fontes de energias alternativas, ai fica a pergunta os geradores não são fontes de energias alternativas?

Inclusive a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL através da Resolução ANEEL Nº 112, De 18 De Maio De 1999, Estabelece os requisitos necessários à obtenção de Registro ou Autorização para a Implantação, Ampliação ou Repotenciação de centrais geradoras termelétricas, eólicas e de outras fontes alternativas de energia. (http://www.aneel.gov.br/cedoc/res1999112.pdf)

Isso significa que algumas legislações existem o que falta e conhecimento bom senso ou boa vontade de quem fabrica, instala e de quem permite o uso desses equipamentos.

Querem mais? Vamos o que diz o CONAMA em sua Resolução 382/06. Estabelece os limites máximos de emissão de poluentes atmosféricos para fontes fixas.

Não seriam os geradores fontes fixas? Em caso positivo, os mesmos não deveriam estar enquadrados na respectiva CONAMA 382/06? Pois é!!!!!

O interessante esta contido no anexo I item 6. da referida CONAMA, o mesmo menciona o seguinte:

O lançamento de efluentes gasosos na atmosfera deverá ser realizado através de dutos ou chaminés, cujo projeto deve levar em consideração as edificações do entorno à fonte poluidora e os padrões de qualidade do ar estabelecidos.

Dessa forma nos resta aguardar que todos os empreendedores que resolverem realizar suas economias instalando geradores, resolvam também economizar o meio ambiente assim como também minimizar, ruídos, vibrações e atentem principalmente a esse item do CONAMA, pois é importante deixar claro que geradores a diesel em sua maioria são motores de combustão semelhantes aos utilizados em veículos, logo a emissão de poluentes é também semelhante as observadas em veículos movidos a diesel.

Algumas observações são importantes para quem tem um gerador desses instalados ao lado de sua casa, loja, escritório, quarto e etc.

Os ruídos no mínimo devem ser minimizados com atenuadores de ruídos, as vibrações devem ser reduzidas ao Maximo, a emissão de gases poluentes como já vimos deve obedecer a padrões de lançamentos para fontes fixas, o gerador pode sofrer a necessidade de um licenciamento ambiental simplificado e não esquecendo que geradores são fixos logo o combustível vai ate ele, e nesse caso e imprescindível que o armazenamento de combustíveis atenda as normas de segurança, assim como sejam realizadas contenções prevenindo o derramamento do óleo no solo, e por fim não esqueçam que hoje já existe diesel de melhor qualidade no mercado assim como existem também outros combustíveis, muitos mais interessantes sob o ponto de vista ambiental.

Mas caro leitor, as ações não devem ficar somente sob a responsabilidade de quem instala o equipamento, ou seja, devem existir legislações que induza os fabricantes a introduzir em sua linha de produção, melhorias visando reduzir as emissões de poluentes, como por exemplo, a fumaça preta, monóxido de carbono, óxido de nitrogênio e dióxido de enxofre, que são em sua maioria oriundos do processo de queima do Diesel provenientes de seus equipamentos.

Senhores criadores de leis só há uma forma de se padronizar esses equipamentos, e modificar essa situação, pois se perguntarmos aos órgãos ambientais quantos geradores estão licenciados, eu sinceramente não sei qual seria a resposta. Porem a mudança do atual quadro só acontecerá com a criação de leis especificas para a fabricação desse tipo de equipamento assim como para suas condições de funcionamento. E importante deixar claro que existe a necessidade de que especialistas no assunto sejam solicitados, assim como é imperativo que haja boa vontade política em resolver a questão de maneira definitiva.

Pois dessa forma o meio ambiente e os vizinhos agradecem.

Eu sou Charles Domingues, Gestor Ambiental e Químico.
Não deixe de acompanhar o meu blog:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.