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Coluna do Dr. Marcelo Paes.




Ética, Moral e Lei.

Para variar, discutia eu com o editor deste blog sobre algum assunto da política de Cabo Frio quando ele avaliou algo como sendo ético e eu o contradisse dizendo que poderia ser moral, mas não ético. Pois bem, aumentei a discussão que ele então, não sei se provocativamente ou sinceramente, tratou de encerrá-la pedindo para que eu escrevesse um texto sobre a diferença entre ética e moral.

Não sou filósofo, portanto que estes me perdoem, mas não posso me furtar a responder ao desafio. Afinal, como no ditado, dou um boi para não entrar numa briga e uma boiada para não sair dela.

Assim vamos lá. Não há uma fronteira física entre a ética e a moral, não há um rio que as separe, como também não há uma ponte que as una. Siamesas fisicamente, elas estão juntas e entretanto separadas no espírito e no comportamento. Assim mesmo, como na história dos irmãos Chang e Eng, que deram origem ao termo “irmãos siameses” e que viveram unidos por toda a vida, mas mantiveram comportamentos distintos.

Seguindo esta metáfora, diria então que a ética está mais ligada aos conceitos pilares da humanidade, ou seja, princípios que de fato regem todos os seres humanos, princípios estes espelhados, por exemplo, no mandamento de Cristo “ama o próximo como a ti mesmo”. Desta premissa surge, por exemplo, o que chamamos de “imperativo ético”, ou seja, é absolutamente imprescindível que tratemos qualquer pessoa de forma humana, ou, que tratemos qualquer pessoa como gostaríamos de ser tratados. Existem outros princípios básicos da humanidade, como a solidariedade, o cuidado, a dignidade, o respeito, e outros mais. Estes conceitos são éticos, e fora deles estamos transgredindo a ética.

Já a moral está mais ligada à antropologia, que vem a ser a forma, ou melhor, o arranjo que cada sociedade constrói a partir das suas percepções coletivas. A moral está ligada à cultura dos grupos sociais.

Assim, e para continuar nos exemplos, é imoral, por exemplo, para um evangélico o homossexualismo. Consequentemente, para ele, um cidadão homossexual está transgredindo os valores morais das comunidades evangélicas. Porém, se um evangélico tratar um homossexual com distância, com isolamento, com segregação, ele estará transgredindo a ética. E se para o seu grupo o homossexual é imoral, para a humanidade este evangélico estará sendo antiético. Em outras palavras, condenar o homossexual pode não ser imoral para um evangélico, mas será, necessariamente, antiético.

O filósofo alemão Friedrich Nietzsche, em sua obra “Humano, Demasiado Humano”, disse que: “toda crença no valor e na dignidade da vida se baseia num pensar inexato;... porque cada um quer e afirma somente a sim mesmo.” Aí está, talvez em resumo, a essência desta batalha entre ética e moral.

Para terminar, gostaria de dizer que muitas vezes as Leis são escritas baseadas nos conceitos da moral de uma coletividade. E é fundamentalmente por isso que sempre defendi, e defendo, que a religião não deve participar do estado. Pois as religiões estão ancoradas em princípios da moral, mas o estado deve, necessariamente, pautar-se pela ética. Estados teocráticos, independentemente de serem ditatoriais ou não, transgridem quase sempre a ética em função da sua moral religiosa. Como, por exemplo, condenar ao apedrejamento a mulher infiel. Infidelidade, para eles, é imoral, mas aquele ser humano que cometeu a infidelidade é uma cidadã, e o estado não pode submetê-la a tortura ou a morte em nenhuma hipótese, nem mesmo por princípios religiosos.

- Ah, dirá o leitor mais atento, mas você citou Cristo no início deste texto, e Cristo é religião. Estará certo o nobre leitor, mas devo dizer que citei um princípio ético da religião cristã, que, infelizmente, está ofuscado pelos valores morais de uma sociedade que se diz cristã, mas não age com ética.

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