Pular para o conteúdo principal

Lições do Pinheirinho.




Por Pedro Nascimento Araujo

Chega ao fim hoje, caso nenhuma liminar de ocasião determine o contrário, um imbróglio que se arrasta desde 1978, quando a prefeitura de São José (SP) autorizou o loteamento de uma antiga fazenda, com área de 1,3 milhão de quilômetros quadrados. O local, conhecido como Pinheirinho, previa a construção de 5 140 residências e foi comprado pela Selecta, empresa do controverso empresário libanês naturalizado brasileiro Naji Nahas no ano de 1981. Após a ruidosa falência de Nahas – que levou consigo a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, em um escândalo que eclodiu em 1989. O terreno foi invadido em 2004. Desde então, a massa falida da Selecta vem tentando a reintegração de posse, que finalmente parece inexorável. É um caso exemplar de como corrupção, inoperância legal e populismo constituem um aleijão para o Brasil.

Primeiro, a corrupção. Naji Nahas, sócio da Selecta, fez fortuna em uma época na qual os mercados acionários eram, no mínimo, permissivos. Àquela época, a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ) rivalizava com a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) em termos de importância – hoje, a BVRJ é parte de um conglomerado que inclui também a Bovespa, que concentra o mercado acionário nacional, e a Bolsa de Mercadorias & Futuros (BMF), ambas sediadas em São Paulo, cidade que se consolidou como centro financeiro do Brasil. Até o final dos anos 1980, uma operação ilegal e imoral era tolerada pelas administrações das bolsas de valores mediante corrupção. Trata-se de um esquema conhecido no jargão do mercado como “Zé-Com-Zé”, no qual investidores inescrupulosos aumentavam artificialmente o preço de ações através da simulação de compras e vendas. Na prática, tais transações não ocorriam, mas a movimentação dos papéis gerava aumento no preço deles, que, após um ou dois dias, eram vendidos a preços maiores no mercado, gerando lucros para os artífices do “Zé-Com-Zé”. Quando, finalmente, na esteira do Plano Brasil Novo (mais conhecido como Plano Collor), os bancos que forneciam os créditos fictícios para “Zé-Com-Zé” começaram a não mais fazê-lo, Nahas estava tão alavancado que sua quebra foi o estopim da bancarrota da BVRJ. Em abril de 1990, a Selecta decreta falência.

A massa falida da empresa teria a função de angariar o máximo de ativos possível para pagar os débitos pendentes da Selecta – créditos trabalhistas e previdenciários, credores, impostos etc. Dentre os ativos da antiga empresa de Nahas, estava o tal terreno em São José. A inoperância legal foi tamanha que, até 2004, a venda do terreno para quitação das dividas ainda não havia sido realizada. E, então, o elemento populismo fecha a fórmula do atraso, quando invasores, apoiados por entidades e políticos ligados aos autointitulados “movimentos sociais” e não necessariamente desprovidos de moradia, invadiram o terreno da Selecta. Para tais políticos, o futuro das pessoas que tinham créditos trabalhistas a receber da Selecta não importava, bem como não importava que a “solução” de favelizar (segundo Darcy Ribeiro, ex-vice-governador do Rio de Janeiro) seja apenas um modo de, sem resolver o problema do déficit habitacional, ganhar votos.

Após uma violenta reintegração de posse em janeiro, em um dos mais tristes espetáculos populistas dos últimos tempos, com políticos tentando incriminar o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, por enfrentamentos ocorridos em São José (outro município) entre populares armados e policiais militares apoiados por guardas civis metropolitanos que foram cumprir decisão judicial, finalmente os 1,3 milhão de quilômetros quadrados do Pinheirinho, propriedade da massa falida da Selecta, empresa que pertenceu a Naji Nahas, deixaram de ser ocupados por aproximadamente 5 mil pessoas e serão vendidos. A expectativa de arrecadação bate em mais de R$ 200 milhões, dinheiro que será utilizado para pagar obrigações não honradas pela empresa, como créditos trabalhistas e previdenciários, e que ajudará a reduzir os prejuízos daqueles que trabalharam para a empresa e tiveram seus direitos lesados. É justo e necessário. Sobre acabar com o déficit habitacional e a submoradia brasileiros, problema subjacente que permite que populistas explorem brasileiros desassistidos, nem uma menção foi feita por nenhum político. Fingir que esse problema não existe é injusto.

Pedro Nascimento Araujo é economista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.