Pular para o conteúdo principal

Presidente Kennedy e Cabo Frio






Por Pedro Nascimento Araujo

Os Estados Unidos da América passarão por mais um processo eleitoral neste ano. Se conseguir a reeleição, Barak Hussein Obama II, o 44º presidente do país e o único não branco, aumentará sua importância histórica. Curiosamente, Obama não é o primeiro presidente americano oriundo de uma minoria: embora uma mulher ainda não tenha alcançado o posto de suprema mandatária da nação, o cristão protestante Obama, filiado à Igreja Unida de Cristo (UCC, na sigla em inglês) tem um antecessor solitário: John Fitzgerald Kennedy. JFK foi o único presidente católico dos EUA – em 1928, 32 anos antes de sua eleição, o país rejeitou o também democrata Al Smith em favor de Herbert Hoover por aquele ser católico. Assassinado no meio do seu mandato, Kennedy entrou para a história como um presidente visionário e inovador. No Brasil, Presidente Kennedy é o nome de algumas cidades no Brasil. Dentre elas, uma cidade no Espírito Santo que ganhou destaque recentemente por falta de visão e atraso, exatamente o oposto do que normalmente seu nome evocaria.

Presidente Kennedy tem pouco mais de 10 mil habitantes e fica próximo à fronteira com o estado do Rio de Janeiro. O que Presidente Kennedy tem em comum com Cabo Frio? Por enquanto, apenas os royalties do petróleo – muitos, a ponto de o município ter o segundo maior PIB per capita do estado. O que Presidente Kennedy tem de diferente em relação a Cabo Frio? Muita coisa, das quais a mais dramática é o prefeito preso por desvio de verbas públicas. Em 19 de Abril deste ano, Reginaldo dos Santos Quinta, então prefeito de Presidente Kennedy, foi preso pela Polícia Federal em uma operação apelidada de “Lee Oswald”, uma referência de gosto duvidoso ao atirador confesso do assassinato de JFK. Acusado de desviar R$ 50 milhões, Quinta foi preso e a cidade está sob intervenção estadual, com um interventor comandando o município até que o próximo prefeito assuma em 2013.

A comparação com Cabo Frio é inevitável. Se, com tantas denúncias de desmandos por parte de Marquinho Mendes e seu grupo político, como ele ainda não foi preso? Dado o volume de royalties que Cabo Frio recebe e a quantidade de denúncias envolvendo Marquinho Mendes, os 50 milhões que o grupo de Quinta roubou em Presidente Kennedy parecem troco. Como Marquinho Mendes ainda se mantém no posto a ponto de lançar candidato à sua sucessão? Por que, afinal, em Presidente Kennedy o prefeito é preso e em Cabo Frio não? Não há como termos uma resposta completa, mas há alguns indícios. E, por mais estranho que possa parecer, esses indícios apontam para a revolução urbana que Alair Corrêa realizou em Cabo Frio, de 1997 a 2004. Senão, vejamos.

Comecemos analisando a situação dos municípios vizinhos de Cabo Frio que recebem muitos royalties do petróleo. Em vários, houve turbulências políticas, com prefeitos cassados. O caso mais emblemático talvez seja o de Campos dos Goytacazes, reduto político do clã Garotinho que nada em dinheiro de petróleo: foram tantas reviravoltas que mesmo analistas locais têm dificuldade para saber quem comandava a prefeitura em um determinado período. De fato, Campos dos Goytacazes e Presidente Kennedy têm muito mais em comum entre si que Presidente Kennedy e Cabo Frio ou Campos dos Goytacazes e Cabo Frio. O que une Campos dos Goytacazes e Presidente Kennedy e as diferencia de Cabo Frio é o fato de, durante todos esses anos de royalties do petróleo, nunca ter havido nas duas cidades um prefeito que tivesse feitou uma revolução urbana semelhante à que Alair Corrêa perpetrou durante seus últimos 2 mandatos. Explico.

Em ambas as cidades, os bolsões de miséria são gritantes. Há regiões em Campos dos Goytacazes e em Presidente Kennedy nas quais o trabalho em condições análogas à escravidão grassa. De fato, nessas cidades, é muito simples ver que o dinheiro do petróleo não gerou benefícios. Ruas sem calçamento, valões, lixões etc. são parte da paisagem. Por isso, dada a escassez de recursos, não é de todo condenável o Ministério Público priorizar investigações em tais locais. Ao olhar para Cabo Frio, mormente para o Centro, o que um forasteiro vê ainda é uma cidade sem valões, com ruas calçadas e sem lixões. Graças à revolução urbana de Alair Corrêa, 8 anos depois Cabo Frio ainda funciona – não tão bem quanto quando a revolução estava em curso, mas não tão ruim quanto, por exemplo, em Presidente Kennedy.

Evidentemente, os cabo-frienses mais esclarecidos perceberam há muito que nada foi feito nos últimos 8 anos e que, somente agora, começam a aparecer os sinais mais prementes desse descaso; todavia, para um forasteiro, não há como comparar Presidente Kennedy com Cabo Frio. Assim, foi em parte graças à revolução urbana que a cidade vivenciou sob Alair Corrêa que Marquinho Mendes conseguiu perpetrar toda sorte de abusos e de desmandos abaixo do alcance do radar do Ministério Público a ponto de completar seu mandato. Marquinho Mendes teve muita sorte: a herança que recebeu foi tão grande que ele pôde optar por não trabalhar durante 8 anos, para dizer o mínimo. Porém, quem o Marquinho Mendes na prefeitura de Cabo Frio, receberá de herança nada além de problemas e terá de trabalhar dobrado para compensar pelos seus 8 anos de absoluta paralisia. No ritmo atual, a cada dia que passa diminui mais a distância que separa Cabo Frio e Presidente Kennedy.

Pedro Nascimento Araujo é economista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.