Pular para o conteúdo principal

Coluna do Demerval Soares.




BRASILEIRO MUDA A CARA DA POLÍTICA E SONHA COM JOAQUIM BARBOSA: UM NEGRO NO PODER!!!

O eleitor do século XXI quebra paradigmas e preconceitos e muda a cara da política brasileira. Depois de 2002, a primeira eleição do século XXI, vimos como se fora um marco, uma bandeira, uma quebra de paradigmas e preconceitos mudando de vez a cara da política brasileira. Podemos nominar como quisermos, mas estava clara a busca de um povo pela sua identidade. Foi quando em sua quarta tentativa Lula, líder e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores – PT - viu o povo atender o seu chamado e, como se absorvesse por completo o slogan de sua campanha deu a ele sua primeira vitória, ficando claro para todos que a esperança venceu o medo.
           
Lula, apesar de ter tido grande aprovação popular, ficou com sua imagem, a do governo e a do partido arranhada com os sucessivos casos de corrupção, culminando com o escândalo do mensalão, ficando clara sua falta de pulso e firmeza  no combate àquela erva daninha tão deflagrada em seus discursos em tempos de campanha antes de chegar ao poder.

Ainda assim, Lula conseguiu eleger a presidente Dilma, a primeira mulher no poder em nosso país, ficando mais uma vez nítida a busca do nosso povo de encontrar algo novo. Desta vez, a esperança venceria a desconfiança, afinal, Dilma não era política, era uma guerrilheira do passado, mas uma tecnocrata do presente e, depois de 08 anos com um ex-sindicalísta estávamos, agora, de frente com uma mulher e ela, dentro do possível, tem até feito um bom trabalho, mas sabemos o quanto é complexo manter a governabilidade no sistema político brasileiro atual.

Então, principalmente no quesito corrupção, ela até tem sido mais ágil nas tomadas de providências do que o ex-presidente Lula, ainda assim, está longe de contemplar os anseios de novo eleitor brasileiro que, para muitos especialistas, pode ser utópico mas, para aqueles que sonham e acreditam na moral, na ética e no caráter é possível SIM viver sem corromper ou ser corrompido e, mais uma vez, estas qualidades e estes sonhos quebram o ” protocolo” do tradicional ou até mesmo o preconceito dentre todas as classes sociais. Ou seja, eleger para presidente o ministro e agora presidente do Superior Tribunal Federal Joaquim Barbosa, o primeiro negro na história a assumir o maior poder deste país.

Com uma história de vida que tem a cara da maioria dos brasileiros, Joaquim Barbosa é mineiro, é o primogênito de oito filhos, tem o pai pedreiro e a mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram. Aos 16 anos foi sozinho para Brasília, arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense  e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado. Prestou concurso público para procurador da República, e foi aprovado. Concluiu seu mestrado e doutorado na Europa, é fluente em francês, inglês, alemão e espanhol. Toca piano e violino desde os 16 anos de idade, provando que é possível chegar lá e, claro, como a maioria dos brasileiros, sendo determinado e não desistindo nunca. 

Foi indicado Ministro para o  STF  em 2003 pelo, então, presidente Lula que, além de ser seu eleitor declarado, em determinado momento chegou a citá-lo no exterior, mais precisamente em Los Angeles – EUA, dizendo – ”Lula é um democrata, de um partido estabelecido. As credenciais democráticas dele são perfeitas’.” E mais, o escândalo do mensalão não influenciou seu voto: em 2006, já como relator do processo, escolheu novamente o candidato Lula, que concorria à reeleição. “Eu não me arrependo dos votos, não. As mudanças e avanços no Brasil nos últimos dez anos são inegáveis. Em 2010, votei na Dilma.”

E foi este perfil, com coragem, com competência inquestionável, mas com cara de povo, que conquistou e está conquistando a nação nos últimos tempos. Desde o início de sua atuação como ministro, tanto no STF como no Tribunal Superior Eleitoral –TSE-, sempre se prostrou como defensor literal da justiça, mesmo que por muitas vezes tivesse que divergir veementemente de seus pares, como ocorreu com Gilmar Mendes, Marco Aurélio de Melo , Ricardo Lewandowski, dentre outros.

Lutou contra a morosidade dos processos na justiça, lutou e foi a favor de casos importantes para sociedade como o uso de células tronco, mas é inegável que foi no caso do julgamento do Mensalão, em que ainda é o relator, até por ser considerado o maior esquema de corrupção da história do país, que se destacou mais. Mas o que mais impressionou foi o fato de que sempre deixou claro sua isenção em praticar a justiça, condenando ou absolvendo, mas acima de tudo agindo dentro dos princípios da legalidade, da ética e da moralidade, mesmo tendo dito, como citamos acima, ser eleitor de Lula e Dilma, além de ter sido Lula quem o indicara para ser Ministro.

Com isso, vemos a cada dia aumentar e crescer a confiança assimilada pelo povo quanto ao seu nome, estamos vendo o seu estilo refletir na identidade tão sonhada por nossos cidadãos, ao ponto de ver matérias em jornais, revistas e elogios de todos os tipos nas redes sociais, chegando a fazer campanhas pró-candidatura dele para presidente em 2014.

Enfim, ele, com seu jeito simples, mas verdadeiro, do tipo ”olho no olho” acabou envolvendo a sociedade em um amplo debate sobre ética, transparência, justiça sustentada, república, democracia e Estado Democrático de Direito. O Ministro Barbosa iluminou a soberania popular, uniu a nação e revelou para todos que o futuro do país não pertence aos corruptos condenados no STF e seus defensores, mas sim aos estudantes e trabalhadores que hão de consolidar a democracia e reconstruir a política para o bem estar de milhões de brasileiros.

Demerval Soares é Bacharel em Administração de Empresas e Pós-graduado em Gestão Empresarial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.