Pular para o conteúdo principal

O Sarará de 7 Anos e o Político de 70 Anos.




Por Pedro Nascimento Araujo

O que pode acontecer quando um Sarará de 7 Anos comanda o coração de um Político de 70 Anos? Em Cabo Frio, teve de tudo um pouco na festa após a eleição municipal. A festa na Praia do Forte foi de Alair Corrêa. Comemorações e abraços do povo não são exatamente novidade para um político com mais de 4 décadas de carreira. Mas, ontem, tinha um sabor especial. Com quase 70 anos, a Phoenix renasceu e contempla o futuro com um Sarará de 7 Anos, sua infância, vivendo em seu coração.

Reflexo dos tempos, a vida não começa mais necessariamente aos 40; para Alair Corrêa, sua vida recomeçou ontem à noite. Com uma costura política que se destaca dentre os bons exemplos da arte de negociar, isolou Jânio Mendes, candidato de Marquinho Mendes – o homem que ele elegeu e o traiu, o que dá à história tons shakespearianos – e, recusando a aposentadoria com ares de lame duck que tentaram impingir-lhe após a derrota para Marquinho Mendes em 2008, voltou para escrever aquele que promete ser o mais brilhante capítulo de sua vida pública. Se efetivamente será ou não, depende das escolhas que ele – e somente ele – fizer.

Há pouco menos de 3 meses antes que ele reassuma o comando de Cabo Frio. Ao longo da campanha, vimos algumas de suas ideias, mas o experiente político sabe que ele foi eleito mais com base nas realizações do passado que nas promessas do futuro. Não que isso seja demérito; na verdade, há poucos políticos no Brasil que fizeram por merecer tanta confiança do povo depois de tanto tempo de carreira, especialmente em uma região na qual muitos prefeitos não conseguirem se reeleger (Carlindo, Mirinho, André Mônica etc.). O desafio do Sarará de 7 anos não é apenas fazer um bom governo: é fazer o melhor governo que Cabo Frio já viu. Quem é o homem que o Sarará de 7 Anos terá de bater? Alair Corrêa, só que 15 anos mais jovem. Tarefa ingrata, mas não impossível.

Para ser melhor que sua versão 15 anos mais jovem, o Sarará de 7 Anos precisará fugir da tentação de fazer mais do mesmo. Por mais espetaculares que sejam as obras que ele realizar, aos olhos da população não terá feito mais que sua obrigação: o povo espera que ele faça isso; se não fizer, as críticas serão implacáveis e se fizer os elogios serão escassos porquanto não constituirão novidade alguma. Portanto, mais do mesmo não basta para o Sarará de 7 Anos vencer Alair Menos 15. É preciso usar a experiência do Político de 70 Anos.

Será preciso realizar coisas que o façam despontar como visionário e pioneiro. Alair Menos 15 acabou com os valões: com isso, o povo de toda a região começou a exigir de seus prefeitos que fizessem o mesmo – se Cabo Frio conseguiu, não haveria porque outras cidades não conseguirem. Hoje, não há mais valão para canalizar. Ainda há, todavia, pessoas em situações de indigência que devem ser resgatadas. Importante, mas não revolucionário a ponto de o Sarará de 7 Anos superar Alair Menos 15. É preciso fazer mais. E se há alguém capaz de fazer mais, esse alguém é Alair Corrêa.

Por exemplo, há alguns anos, eu liderei uma equipe que preparou um projeto para tornar Petrópolis uma cidade sem favelas, com todos os cidadãos vivendo em moradias adequadas, em um modelo de parceria com a iniciativa privada. Em resumo, a Prefeitura definia os critérios de priorização das favelas que seriam ou removidas ou reconstruídas do zero como bairros nos mesmos locais e as construtoras faziam permutas de terrenos ou recebiam licenciamentos especiais de edificação em troca das construções das unidades. Em Petrópolis, nunca conseguimos passar da fase de planejamento. Eis o tipo de iniciativa histórica que o Sarará de 7 Anos sonha com e o Político de 70 Anos é capaz de realizar.

Quaisquer que sejam seus projetos, Alair deve anuncia-los como metas quantitativas no primeiro dia de seu governo. Deve deixar absolutamente claro o que pretende atingir em termos de realizações ao longo dos próximos 4 anos. Deve comunicar sempre que atingir suas metas. E, principalmente, deve prestar contas sempre que não conseguir atingir uma meta, renovando sua proximidade com o povo e buscando apoio para conseguir atingir o que se propôs a atingir. Trabalho duro e honesto com transparência, objetividade e comunicação sistemática são as chaves para que as maiores iniciativas históricas sonhadas pelo Sarará de 7 Anos para Cabo Frio sejam realizadas pelo Político de 70 Anos.

Pedro Nascimento Araujo é economista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.