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Passando a Limpo. Por Charles Domingues.




MOBILIDADE URBANA EXISTE NA SUA CIDADE?
A IMPORTÂNCIA DA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL

Amigos leitores hoje um dos grandes desafios das cidades contemporâneas, em todas as partes do mundo é a mobilidade urbana. Saindo da realidade e passando para a ficção, quem dos senhores (as), tem mais de 35 anos e não sonhou em ver taxis e carros voadores, sim isso quem não imaginou a partir do ano 2000 em poder pegar seu carro ao bom e velho estilo George Jetson's, ou quem sabe como Bruce Willis em o Quinto elemento voando pelas aeropistas de Nova York. Porem como essas opções ainda não existem em nossa realidade, temos nos carros, ônibus e caminhões a nossa fonte de deslocamento e nada de aeropista, são pelas ruas e estradas mesmo. Porem com os valores dos veículos, as formas de financiamento e na maioria das vezes o descaso do poder publico com relação a uma política descente de mobilidade urbana sustentável, o mundo caminha para um grande funil. Hoje o grande problema dos centros é a paralisia do trânsito, com desperdício de tempo e combustível, além dos problemas ambientais de poluição atmosférica e de ocupação do espaço público. Segundo algumas pesquisas só no Brasil, a frota de automóveis e motocicletas teve crescimento de até 400% nos últimos dez anos.

E importante o leitor entender que segundo a definição, mobilidade urbana é o resultado da interação dos deslocamentos de pessoas e bens entre si e com a própria cidade. Isso significa que esse conceito vai além do deslocamento de veículos ou do conjunto de serviços implantados para estes deslocamentos.

Porem quando se trata de mobilidade urbana sustentável, a coisa muda um pouco de figura, ou seja, pode se entender como o resultado de um conjunto de políticas de transporte e circulação que visam proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, através da priorização dos modos de transporte coletivo e não motorizados de maneira efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável.

Então não seria apenas asfaltar rua e facilitar financiamento de carros ou aumentar linhas de ônibus que se resolve esse problema, hoje a mobilidade urbana sustentável envolve a implantação de sistemas sobre trilhos, como metrôs, trens, VLT, ônibus "limpos" de preferência com um combustível menos poluente, integrado a ciclovias, esteiras rolantes, elevadores de grande capacidade, ou quem sabe construção de alguns teleféricos para as regiões mais elevadas como é o caso do plano inclinado em Salvador ou ate mesmo o teleférico que liga o conjunto de Favelas do Alemão no RJ, só não precisa construir em cima de um topo de morro como fez o Governo federal, pois se trata de uma APP.

Mas o processo de mobilidade não é para só em veículos, de que adianta isso tudo e não ter calçadas niveladas, sem obstáculos para quem as usa, e óbvio não esquecendo que as mesmas calçadas meios de transporte sobre trilhos, rodas ou planos inclinados, acessos aos meios de transportes todos sem exceção, dever esta integrados a realidade da acessibilidade.

De acordo com o International Transport Forum, o setor de transporte é responsável por cerca de 1/4 das emissões dos chamados Gases do Efeito Estufa – GEE, na maior parte devido ao grande crescimento da frota de carros e caminhões, e o aumento de usuários no transporte aéreo. Um crescimento de 45% de 1990 a 2007.  Creio até que os números surpreendam porem não é nenhuma novidade que ônibus, carros e aviões poluem com seus escapamentos e que contribuem para o aumento dos gases do efeito estufa. Porem entrando pela ceara da política, se observarmos o Brasil, por exemplo, a malha rodoviária recebeu grandes incentivos a partir da década de 50, o que possibilitou o seu rápido crescimento, principalmente devido a introdução da indústria automobilística no país.

Na ultima crise o que fez o governo Lula, optou em baixar os impostos dos veículos visando de uma forma desesperada salvar a economia do país, e com isso aumentou a venda dos carros de passeio de uma forma que até hoje o pais não consegue controlar nem os carros nem as emissões, a prova disso e que São Paulo já adota a alguns anos o rodízio de carros, outro dia estava em São Paulo e perguntei a um amigo meu, o que ele fazia quando o rodízio caía na placa dele (para quem não sabe uma vez por semana dependendo da placa alguns carros deixam de circular nos horários de ponta), ele mês respondeu.

Eu vou com o carro da minha esposa. E eu pensei de que adianta o rodízio se ele sai de carro do mesmo jeito, porem como é meu amigo e para não perder a amizade mudei de conversa e perguntei se ele achava que o Palmeiras iria cair para segunda divisão já que ele é São Paulino.

Um dado interessante menciona que o país possui uma frota de mais de 61 milhões de veículos e este número cresce a cada dia.

Hoje em minha opinião o maior problema esta como sempre na falta de planejamento, hoje a falta de planejamento urbano é um dos maiores impactos ambientais associados a mobilidade urbana, pois as cidades não estão conseguindo trazer soluções para essa necessidade de se movimentar da população, ou seja hoje existe um crescimento que não e proporcional as  condições básicas de vida da população, e muito menos, a sustentabilidade.

De que adianta uma cidade como Cabo Frio fazer reformas de praça, calçamento de ruas permitir construções de empreendimentos que a cidade não planejou para ter, se la na frente a cidade vai alcançar o tal funil que no inicio dessa coluna em mencionei, e ai o que fazer para receber mais carros do que a cidade comporta, ou quando começar acontecer engarrafamentos que não são típicos de uma cidade com as características de Cabo Frio, e isso gera mais poluição ambiental, mais pessoas em pontos aguardando ônibus e um verdadeiro caos nas calçadas onde fica a mobilidade urbana sustentável nisso?

O Município precisa realizar planejamentos que vão desde os básicos até investimentos mais audaciosos, visando adotar uma apolítica verdadeira de Mobilidade Urbana Sustentável e isso também esta relacionado a criação de condições para um equilíbrio entre moradia, transporte, circulação de carros e pedestres, manutenção de áreas verdes, etc.

Eu sou Charles Domingues, Gestor Ambiental e Químico. Não deixe de acompanhar o meu blog:

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