Pular para o conteúdo principal

Passando a Limpo. Por Charles Domingues.




Tamoios Um Paraíso Esquecido

Após muitas solicitações de alguns amigos, eu trago a nossa coluna hoje uma das verdadeiras comprovações de abandono de uma população, estou me referindo ao segundo distrito de Cabo Frio.

Tamoios é um paraíso, que parece por muitos anos ficou abandonado apenas servindo de passagem para Rio das Ostras e Macaé.

O que mais vejo é a deficiência de água e esgoto o saneamento básico como um todo, também é nítido o abandono por parte do poder público, seja por falta de interesse ou falta de conhecimento técnico, veja os casos de supressão de vegetação nativa para dar origem a novas construções, ou quem sabe o corte de certas arvores, sem critério, simplesmente alegando que as mesmas não são endêmicas da região. Talvez devido o que eles chamam de distância e a falta de atenção por parte de quem comanda o meio ambiente, observamos que a região é um alvo fácil para quem se aproveita dos recursos naturais, sem contar com o grave problema de extração de areia, a falta de controle e fiscalização relacionado as áreas de Proteção e outros vários.

A história todos conhecem Tamoios com o tempo, se tornou alvo fácil para os exploradores dos recursos naturais, seja pelo hiato formando entre o segundo distrito e Cabo Frio, seja pela falta de vigilância as APAS, ou como já foi mencionado pela exploração de areia que é algo comum na região, é importante que fique sabido que exploração desses recursos, podem vir a causar erosões no solo podendo gerar graves problemas futuros, alem de modificar a aparência do local trocando as belezas naturais, por um rastro de devastação.

Tive a oportunidade de verificar pessoalmente o estado de abandono que se encontram as áreas de proteção, amigos, as ultimas reservas de mata atlântica que existem em Cabo Frio se encontram exatamente em Tamoios, e essas vem recebendo por parte do poder publico, um tratamento digno de quem não conhece ou não se importa como esse tesouro que é o que restou de tanta exploração predatória, não e a toa que essas áreas são consideradas Áreas de Proteção Ambiental.

Tamoios conta com toda essa beleza natural, porem podemos observar que a população é totalmente necessitada de uma maior atenção do poder publico no que se refere a uma forma de vida mais digna, como pode, estamos em 2012 e a cidade é cercada por sumidouros e não tem água tratada, isso é no mínimo um absurdo. Como pode o esgoto se infiltrar pelo solo, e do próprio solo a população se vê obrigada a extrair água, já que a concessionária não consegue levar água até o local.

A pergunta que não cala é:

O que falta para o segundo distrito realmente passar a ser visto como Cabo Frio?

Será que é tão difícil assim tratar água e destinar para a população? Eu posso garantir que a questão é muito mais política do que técnica. Outro dia eu postei nas redes sociais que a Sabesp, que e a companhia de saneamento de SP, para levar água a população da grande São Paulo, busca água na Serra da Cantareira, e construiu mais de 100km de tubulação, para que a água chegue as Estações de Tratamento em SP. Vocês sabiam que o Rio Guandu que abastece a maioria Rio de Janeiro e Grande rio, não tinha vazão para atender a população, e num esforço dos governantes da época em parceria com uma grande fornecedora de energia elétrica, foram buscar água la no Rio Paraíba do Sul para aumentar a vazão do Guandu, pois é para quem não sabia o Rio Guandu era tido como um rio tímido, e hoje é essa imensidão de curso d’água. Mas o problema caro leitor é que isso tudo aconteceu la na década de 50 e hoje 62 anos depois ainda temos pessoas que tem água, mas não podem utilizar, pois a política ainda sobrepõe às necessidades do ser humano.

A solução para o problema é simples, compromisso com a população, conhecimento técnico de como lidar com as questões ambientais, vontade de resolver os problemas e acrescentem a isso uma pitada de coragem. Vejamos o caso do saneamento básico, gente hoje tem lei pra isso e ela passa tão invisível aos olhos do poder publico, quanto da população, vejamos um resumo do que diz a mesma.

A lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, menciona em seu Art. 3o que considera-se saneamento básico, o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário,  limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Tamoios tem isso?

Para concluir caros amigos leitores, se o desenvolvimento sustentável envolve economia, preservação dos recursos naturais e responsabilidade social, acho que o poder público esqueceu-se do ultimo tópico quando resolveu administrar Tamoios.

Eu sou Charles Domingues, Gestor Ambiental e Químico. Não deixe de acompanhar o meu blog:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.