Pular para o conteúdo principal

Coluna do Demerval Soares.




AMIZADE: FONTE DA VIDA E ESSÊNCIA DO AMOR!!! 
           
A palavra amigo deriva do latim amicus, com significado de preferido, amado. De fato, a palavra amigo deriva do verbo latino amare, em português amar.

Amizade, portanto é uma forma de amor, um amor sincero, leal, transparente e incondicional. A amizade é, depois do amor materno, a mais bela expressão do amor incondicional. Claro que estou falando da amizade verdadeira, desta amizade que é um tipo verdadeiro de amor não erótico e desvinculado de qualquer necessidade de parentesco.

Não que amizade e erotismo não possam conviver juntos, até porque um grande amor só se mantém com uma base sólida de amizade que fortalece a fidelidade e o companheirismo, mas quando desejos de ordem sexual entram em jogo, deixamos a esfera da amizade e entramos nos domínios da atração, da paixão e não raro do amor.

Amizade é verdadeira quando se arrisca a ponto de perdê-la, em nome da sincera tentativa de lhe fazer enxergar a realidade. Ela é positiva mesmo quando pode parecer estar sendo negativa, pelo fato de dizer coisas que doam profundamente e que façam ter a reação infantil e ingrata com que uma das partes rompa a relação. Essa essência nos mostra um amor verdadeiro pelo próximo e não por um determinado interesse ou vantagem, é o sentimento de interação que não aponta direção para mostrar um caminho, ou mesmo consola num momento de tristeza, mas se alegra ao ver um sorriso de uma grande vitória.

A única solidão que existe no mundo é a ausência de uma amizade verdadeira. Um verdadeiro amigo fará por você o que nenhuma outra pessoa, nem mesmo os familiares farão, porque os laços de uma verdadeira amizade costumam ser mais fortes que os laços sanguíneos. Mas se alguém de nossa família além de ser parente é também amigo, é sinal de que entendemos o verdadeiro sentido da palavra irmão e o que toda família deveria ser. As melhores mães, sem abandonar o posto de mães, são aquelas também amigas. Os melhores pais seguem a mesma regra, assim como irmãos, primos e tios. São pessoas tão amigas que, por vezes, até esquecem que existem laços sanguíneos, já que os laços do espírito são incrivelmente mais fortes, ou seja, o parentesco acaba sendo uma conseqüência, a amizade uma conquista.

A verdadeira amizade é de fato o principal pacto de nobreza em relação a todos os aspectos do destino humano. Sobre esta afirmativa temos várias visões de diferentes personalidades da nossa história. Voltaire, por exemplo, afirmou que a amizade é um ”contrato tácito entre duas pessoas sensíveis e virtuosas”. Sensíveis porque um monge ou um solitário podem ser pessoas de bem e mesmo assim não conhecer a amizade. E virtuosas porque os malvados só tem cúmplices; os festeiros, companheiros de farra; os ambiciosos, sócios; os políticos reúnem os partidários ao seu redor; os vagabundos têm contatos; e os príncipes, cortesãos – mas as pessoas virtuosas tem amigos.

Ou então como diz Camões em seu poema adaptado da Carta do Apóstolo Paulo aos Corinthios: “...É querer estar preso por vontade; é servir a quem vence o vencedor, é ter com quem nos mata lealdade. Mas como causar pode seu favor. Nos corações humanos amizade; Se tão contrário a si é o mesmo amor?...”

Ou, ainda, uma constatação feita pelo nosso saudoso poeta Vinicius de Moraes ”... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores... mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!!!...”
           
Opiniões, afirmações, nada se compara ao conceito de amizade expresso por aquele que foi e é o maior nome dos homens em todos os tempos: Jesus Cristo. Uma verdadeira amizade entre duas pessoas depende da vontade de ambos. Não adiante uma parte querer se a outra se recusar. Da parte de Jesus Cristo não há dúvidas de que Ele tem toda a disposição. Eis o convite que Ele faz a: ”... Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei ”(Mt 11:28). Observe que Ele não faz acepção de pessoas; não importa quem seja, Ele oferece sua amizade, além  de demonstrar que sua amizade traz benefícios; Ele garante alívio aos cansados e oprimidos.
           
Por todas essas afirmações não há como não concluirmos que:

AMIZADE: FONTE DA VIDA E ESSÊNCIA DO AMOR!!!    

Demerval Soares é Bacharel em Administração de Empresas e Pós-graduado em Gestão Empresarial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.