Pular para o conteúdo principal

Boka Haram e as Lideranças do Islã.




Por Pedro Nascimento Araujo

Em sua mensagem de Natal deste ano, o Papa Bento XVI fez alguns apelos justos e necessários. No milenar pronunciamento Urbi Et Orbi, Sua Santidade falou sobre o massacre na Síria. Fez um apelo pelo fim do conflito que, em suas palavras, “não poupa nem os indefesos” e faz vítimas entre os inocentes, clamando por uma solução política para a guerra civil-sectária que assola aquele país e que já é responsável por quase 50 mil mortes. Mas o Papa não falou apenas dos males que afligem a Síria. Bento XVI pediu também que israelenses e palestinos tivessem “coragem para encerrar tantos anos de conflitos e divisões”, apelando para que esses países, representantes das outras duas grandes religiões monoteístas – judaísmo e islamismo – adotassem a via da negociação em oposição à via das armas, um tema ao qual voltaremos adiante.

Falemos agora sobre outro ponto específico do Urbi Et Orbi, quando Sua Santidade falou sobre a situação de muitos outros lugares – ao Egito, pediu “união dos cidadãos para construir uma sociedade baseada na justiça e no respeito pela liberdade e pela dignidade da pessoa humana”, para a América Latina pediu que os governantes buscassem “o desenvolvimento e o combate à criminalidade”, pediu respeito às liberdades religiosas na China etc. – mas, principalmente, Bento XVI desejou que “o Nascimento de Cristo ajude a paz a retornar [...] à Nigéria, aonde atos selvagens de terrorismo continuam ceifando vidas, especialmente entre os Cristãos”. Esses atos têm nome e sobrenome. Atende por Boko Haram. E, na noite de 29 para 30 de Dezembro de 2012, cometeram um dos mais bárbaros atos que se pode imaginar: entraram silenciosamente nas casas de cristãos na região de Musari e os degolaram a facão. Na manhã de 30 de Dezembro de 2012, 15 cristãos foram encontrados com as gargantas degoladas em suas casas. É preciso conhecer muito bem quem é o Boko Haram.

Em sua língua nativa, Boko Haram quer dizer “educação ocidental é pecado”, o que dá um indicativo do que querem seus líderes, cujo objetivo declarado é implantar a sharia, lei islâmica ditada por Maomé no Século VII. Mal comparando, é como os judeus ultraortodoxos que desejam viver de acordo com a lei de Moisés em pleno Século XXI – com a diferença que, em Israel, os ultraortodoxos não mandam no país, e, não raro, são alvo da próprias forças de segurança israelenses quando invadem propriedades árabes ou atacam cristãos, por exemplo. Mas, na Nigéria convertida em terra de ninguém, o Boko Haram é apontado como o responsável por até 10 mil mortes. Uma de suas formas de terror favorita é destruir igrejas cristãs por meio de atentados a bombas, matando que estiver participando da celebração. A partir de meados de 2013, a União Africana deverá, com mandato do Conselho de Segurança das Nações dado pela Resolução 2085/2012, iniciar os combates militares contra a Al-Qaeda do Magreb Islâmico, grupo ao qual o Boko Haram é associado, sediada no Mali, país vizinho à Nigéria e em situação também dramática.

O mais espantoso acerca do Boko Haram é o silêncio com o que os líderes do Islã tratam do assunto.o que há de errado com as lideranças islâmicas? Se um cristão ou um judeu se recusa a seguir os preceitos islâmicos e, por exemplo, faz charges envolvendo Mamoé – como fazem com Jesus, Javé e quem quer que seja – a gritaria é imediata. Protestos “espontâneos” brotam em profusão, curiosamente em lugares nos quais protestar contra o governo dá cadeia, como o Irã. Mas, quando cristãos são degolados, nem uma palavra. Quando mísseis são jogados contra civis israelenses, há aplausos. Quando se fala em conversas de paz, os terroristas do Hamas são enfáticos em não reconhecer o direito de Israel de existir – e, os demais, convenientemente, se esquecem de que, antes de 1967, o acesso de judeus e de cristãos aos seus respectivos pontos sagrados em Jerusalém era mínimo e que, com o controle israelense, passou a ser livre. Porém, quando Israel, após receber centenas de foguetes, finalmente resolve se defender, mirando apenas em alvos militares, a grita do Hamas e de seus defensores ao redor do mundo é ensurdecedora – e é assustador ver a quantidade de amigos que um grupo que faz festa quando, orgulhosamente, tirando fotos e disparando tiros para o alto, arrasta prisioneiros políticos pelas ruas, tem no Brasil.

Decididamente, há algo fora de compasso ritmo das lideranças das três grandes religiões derivadas de Abraão. Quem atravessa o samba não é nem no cristianismo, cujo líder máximo, por meio do Urbi Et Orbi, prega pelo respeito às liberdades religiosas. Também não é no judaísmo, cujo Estado é laico e não hesita em usar sua polícia quando seus radicais não cumprem a lei do país. Porém, dentre as lideranças do islamismo, não se ouve uma voz que condene os foguetes contra os judeus ou as degolas contra os cristãos. É um descompasso só, não necessariamente dos fiéis, mas certamente das lideranças. Que, no mínimo, são cúmplices do Boka Horam – afinal, há 4 formas de pecado: por pensamentos, por palavras, por atos e por omissões. Em ao menos uma delas, as lideranças do islã pecam.

Pedro Nascimento Araujo é economista




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.