Pular para o conteúdo principal

Decreto 7888/2013: “Socialização das Perdas” no Século XXI.




Pedro Nascimento Araujo

O Decreto 7888/2013, publicado no Diário Oficial da União de 16-Jan-2013, é curioso. Com uma canetada presidencial, o referido decreto determina que ao menos 80% dos gastos nas contratações de mobilidade do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) terão de ser feitos com materiais nacionais – e nem entraremos aqui no mérito do baixo percentual de realizações das obras previstas no PAC por mera questão de foco.

Prosseguindo com o Decreto 7888/2013, ele determina que todos – absolutamente todos – os serviços contratados deverão ser nacionais. No ato presidencial, há ainda uma determinação que parece piada e que, não fossem os interesses envolvidos, seria garantia de letra morta, que repetirei ipsis literis ao final deste texto.

Comecemos pelo absurdo que é obrigar uma empresa, qualquer empresa, a comprar produtos de apenas um país. Mesmo no mais sensível e conservador dos setores, o militar, não há essa restrição. Se não haverá concorrência com empresas do mundo todo, o resultado é um só: preços maiores para produtos e serviços piores. Que uma empresa privada queira fazer isso é uma escolha dela – provavelmente, a última, pois certamente quebrará. Porém, nada justifica que, nos Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) ou linhas de metrô que serão construídas, nós, brasileiros, sejamos proibidos de poder usar os melhores produtos e serviços disponíveis no mundo.

É a velha mania de governos brasileiros de escolher os vencedores – e, no processo, dividir a conta com os pagadores de impostos brasileiros: nós. Em seu livro “Formação Econômica do Brasil”, Celso Furtado, referindo-se ao processo da Primeira República de defender os exportadores de café, tanto por meio de desvalorizações cambiais sistemáticas quanto pela compra de excedentes de produção, chamou-o de “socialização das perdas”. Na prática, para que os exportadores de café continuassem , todos perdiam, pagando mais impostos para financiar as compras de excedentes e pagando mais caro pelos produtos importados/cotados em moeda estrangeira. Os cafeicultores não mandam mais na economia nacional, mas a mania de socializar as perdas chegou intacta à VI República, como não nos deixa mentir o Decreto 7888/2013.

Mas o melhor do Decreto 7888/2013 é o final, embora o uso do termo “Presidenta” no cabeçalho sempre provoque uma sensação de hispanismo, quando o decreto diz que a União pode ser excluída de cumprir o que acabara de determinar: § 3º – Ato específico do Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão poderá excepcionar a União e as entidades da administração federal indireta da obrigatoriedade prevista no caput, em caso de aquisições de produtos manufaturados nacionais e de serviços nacionais necessários à execução das ações do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. Em bom português, a Presidente da República não fica totalmente obrigada pelo Decreto 7888/2013. Esperamos que seja porque ela saiba, no fundo, que o Decreto 7888/2013 não é uma ideia boa, e o transforme em letra morta, malgrado os interesses envolvidos. Que a socialização das perdas seja, para sempre, apenas uma página triste da história política do Século XX.

Pedro Nascimento Araujo é economista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.