Pular para o conteúdo principal

Fala Cidadão. Por Vânia Carvalho.




Sua Arte! Seu Valor!

O nome mesmo já diz: ARTESANATO! Ou seja,  você nasce com o dom de fazer arte com as mãos.

 E  buscando  lá atrás a história dessa profissão, descobrimos que os primeiros homens das cavernas, já manifestavam sua habilidade criativa, mesmo antes de aprender a falar, confeccionando suas próprias roupas, armas e utensílios.

No decorrer do tempo o artesanato passou por várias etapas. Na idade média era considerado arte popular, rudimentar, grosseira.

O artesão vivia a margem da sociedade, assim como os pequenos comerciantes, ou seja, eram  o proletariado da época e não se ousava  atribuir ao artesanato um lugar de destaque nas grandes galerias ou palácios do século XVI.

Depois nos anos 70, surgiram os hippies, demosntração de liberdade, onde a arte não tinha qualquer pretensão comercial, a não ser para o sustento rápido dos tranviados, que confeccionavam suas pulseirinhas, brincos e  colares, ali mesmo no chão ou onde se encaixassem qualquer pano velho. Passando do estigma de vagabundos, maconheiros,  vieram as feiras hippies, que chegaram a alcançar um certo status  na década de 80, com mais organização  e destaque, por conta da criatividade e diversidade de produtos que alcançaram respeito e um olhar atencioso da mídia, ao reconhecer no artesanato um produto de valor. 

Assim, começaram as feiras de artesanato bem mais  focadas no setor turístico e cultural. Os hippies, deixaram os dreads de lado e passaram a se chamar artesãos  empreendedores.

O crescimento desse segmento foi tão grande, que o artesanato passou a fazer parte da economia das grandes cidades, voltadas principalmente para o setor turístico. E além da geração de emprego e renda, o artesanato também passou a servir como terapia ocupacional, de entidades assistenciais, clínicas e até casas de detenção.

Sendo assim, com tanta importância que lhes é conferido, hoje o artesão também é responsável pelas atividades que envolvem a educação ambiental. Falar de sustentabilidade e artesanato é  o mesmo que falar de uma dupla inseparável, quando o assunto é transformar o lixo numa peça ou objeto reaproveitável.

Vale portanto lembrar que de tanto valor, reconhecido por tantas cidades, é preciso que Cabo frio também reconheça a importância desse segmento, que pode contribuir e muito, para o desenvolvimento e divulgação de nosso município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.