Pular para o conteúdo principal

Isabel dos Santos, o Fábio Luiz da Silva de Angola.




Por Pedro Nascimento Araújo.

A revista americana Forbes é conhecida por preparar os mais completos rankings de milionários do mundo. A mais recente é de março de 2012. Por meio dela, sabemos quanto possuíam, na época, o mexicano Carlos Slim (69 bilhões de dólares), o americano Bill Gates (61 bilhões de dólares) e o brasileiro Eike Batista (30 bilhões de dólares), entre outros. O ranking serve como indicador dos setores e dos países mais rentáveis da economia mundial. Mas este não é o único ranking preparado pela Forbes. Há outros bem mais ilustrativos, como o ranking denominado “Fortunas de Reis, Rainhas e Ditadores.” O líder da lista, Rei Abdullah, atual soberano da Arábia Saudita, possui uma fortuna de 21 bilhões de dólares – nada de mais, quando se sabe que os cofres do Reino da Arábia Saudita e da Família Real Saudita, são um só em um país no qual tudo é censurado e há uma “polícia dos bons costumes” bastante ativa. Fora outros petrossoberanos, a Forbes indica que a Rainha Elizabeth II possui 500 milhões de dólares. Na África, chamam a atenção os 600 milhões de dólares de Teodoro Mbasogo, ditador da Guiné Equatorial desde 1979 – atualmente, o tirano é bajulado pelo governo brasileiro devido à construção de Djibloho, nova capital do país.

Na lista de bilionários da Forbes, há uma mulher que atende pelo nome de Isabel dos Santos. Ela possui uma fortuna de 1 bilhões de dólares (100 milhões de dólares a mais que Fidel Castro, ditador cubano desde 1959, cuja fortuna é estimada pela Forbes em 900 bilhões de dólares), tem apenas 40 anos e sua fortuna é, em tese, privada, pois não governa nenhum país – ao menos, até conhecermos sua família. Isabel dos Santos é filha de José Eduardo dos Santos – este, um típico ditador africano. José Eduardo dos Santos é chefe do Movimento Popular pela Libertação de Angola (MPLA). O MPLA é um grupo marxista que controla Angola desde 1975. Financiado e armado pela União Soviética durante a Guerra Fria, o MPLA controlava Luanda, mas não o resto do país, quando Portugal fez a transferência de poder em 1975, o que deu origem a uma guerra civil que durou décadas e que conta com episódios sangrentos como o Massacre dos 3 Dias de 1992, nos quais o MPLA matou entre 10 mil e 40 mil opositores. José Eduardo dos Santos preside Angola desde 1979, sucedendo Agostinho Neto, com quem lutou no MPLA pela independência do país.

Isabel dos Santos tem todas as credenciais para ser uma pessoa naturalmente bem sucedida. Ao contrário do povo que seu pai oprime, ela teve acesso a uma educação de primeira qualidade – evidentemente, não em Angola, mas no Reino Unido, onde se graduou em Engenharia Elétrica em Cambridge, uma das mais conceituadas universidades do mundo. Para quem não acreditou na fantástica competência empresarial de Fábio Luiz da Silva (mais conhecido como Lulinha, Fábio Luiz da Silva é o filho do ex-presidente Lula da Silva que, de monitor de zoológico até o ano da posse do pai, virou o visionário criador de uma empresa de jogos, a Gamecorp, cujo capital social era apenas de 100 mil reais, mas foi comprada por 5 milhões de reais pela Telemar, concessionária de serviços públicos que ainda injetou outros R$ 10 milhões na empresa), mais difícil ainda será acreditar na superfantástica ultracompetência empresarial de Isabel dos Santos. A moça, em que pese a maior capacidade dada pela formação em Cambridge, abriu um restaurante em Luanda em 1997 chamado Miami Beach. O Miami Beach botou a Gamecorp no chinelo: 15 anos depois, Isabel dos Santos é dona de uma fortuna de 1 bilhão de dólares. Obviamente, as justificativas de Isabel dos Santos e de Lulinha para seus inusitados enriquecimentos são bem parecidas: competência pessoal, trabalho e sorte. Qualquer semelhança é triste coincidência. Tanto para os angolanos quanto para os brasileiros.

Pedro Nascimento Araujo é economista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.