Pular para o conteúdo principal

Passando a Limpo. Por Charles Domingues.




ENERGIA MAIS BARATA E SUAS CONTROVÉRSIAS

Prezados leitores, essa semana em função de questões sazonais, ou até mesmo em função de manifestação do governo com relação a algumas providencias visando dar uma satisfação a população, seja com relação ao risco de um novo apagão, ou ate mesmo quitando uma divida com o povo brasileiro, a presidente Dilma Roussef, no dia 14/01, sancionou a lei que prorroga as concessões de geração de energia, e por sua vez reduz os encargos sociais, com isso o governo disse que garante uma redução de 20% no custo da energia elétrica.

Vocês podem até esta se perguntando, essa coluna não trata de assuntos referentes as questões ambientais? Pois é, hoje é muito importante o leitor entender que o Brasil atravessa um momento delicado com relação ao nível dos reservatórios, e quando isso acontece as termoelétricas são usadas na potência máxima, encarecendo o custo da energia elétrica e o pior contribuindo e muito com a elevação dos GEE (gases do efeito estufa), mediante ao exposto, temos dois grandes impasses.

O primeiro se os reservatórios estão baixos e o governo utiliza as Termoelétricas (movidas a gás), a tendência é o custo da energia se elevar e não ser reduzido. Para o leitor entender melhor o nível de água a que o governo se refere, são dos reservatórios que pertencem as hidroelétricas, quando a quantidade de chuva diminui também diminuem os níveis dos mesmos, e dessa forma a solução é a utilização de produção de energia via Termoelétricas, que são usinas movidas a gás, portanto mais caras tanto o seu uso como a sua manutenção.

O segundo impasse seria no impacto ambiental que isso vem gerando, pra começar uma termoelétrica, que produz energia elétrica a partir da queima de carvão, óleo combustível ou gás natural em uma caldeira projetada para esta finalidade específica, Entretanto, o alto preço do combustível é um fato desfavorável.

Dependendo do combustível, os impactos ambientais, como poluição do ar, aquecimento das águas, o impacto da construção de estradas para levar o combustível até a usina, a emissão de gases que contribuem para o aumento do efeito estufa dentre outros são considerados impactos negativos.

Só para se ter uma ideia nas usinas térmicas que utilizam combustíveis fosseis como o carvão mineral e o óleo, ocorre emissão de  óxidos  de  enxofre  e  nitrogênio.  Os gases liberados na atmosfera devido à queima desses combustíveis provocam também a ocorrência de chuvas ácidas que são prejudiciais ao meio ambiente, principalmente à agricultura e às florestas, obras de arte e até mesmo as edificações.

Onde ficam os incentivos a produção de energias mais limpas, o nome já traduz o que seria esta forma de energia, ela não polui o meio ambiente. Como exemplo de energia limpa temos a energia eólica (produzida através de correntes de ventos), a energia solar (obtida pelos raios solares), os estudos para energia de biomassa dentre outras.

A Energia realmente ficou mais barata, mas a pergunta é:

A qual custo?

Eu sou Charles Domingues, Gestor Ambiental e Químico. Não deixe de acompanhar o meu blog www.charlesdomingues.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.