Pular para o conteúdo principal

Fala Cidadão. Por Vânia Carvalho.




Arte e Negócios

Quando aceitei a coordenadoria das feiras de artesanato, vislumbrei a possibilidade de trazer para Cabo Frio, projetos que estimulassem e  fomentassem nossa economia através do turismo de arte e negócios. O artesanato hoje em dia, é uma maravilhosa fonte de renda, não só para o artista, mais também para o munícipio que enxerga nesse segmento um importante meio de gerar lucros através dessa cultura tão apreciada.

Em capitais como Belo Horizonte e São Paulo o artesanato consegue movimentar milhões para os cofres públicos através das Megas Feiras que atraem não só turistas do Brasil, como também do mundo todo. Neste link, vocês poderão observar o que digo, são 90 milhões em dinheiro circulando na cidade , por causa do artesanato.

23ª Feira Nacional de Artesanato no Expominas

Sendo assim, na minha pretensa ambição de realizar por aqui um evento de tal grandeza que possa  estimular nossa economia, além dos benefícios da publicidade que tal atração proporciona, é que venho há mais de 5 anos, tentando  mostrar  as autoridades, que o artesanato é um segmento com muito potencial em vários  setores não  só da cultura e  do turismo, mais também como fonte econômica , como terapia ocupacional dentro das entidades de assistência social e principalmente no que se refere ao meio ambiente, através do artesanato reciclado,  trazendo uma nova proposta da arte sustentável.

Unindo todos esses propósitos, poderemos criar aqui, junto a classe empresarial um maravilhoso evento,  assim como nossos munícipios vizinhos Macaé e Campos, já fazem com grande sucesso. Mas pra isso é preciso que o artesanato esteja unificado, que nossos artistas estejam amparados e tenho certeza que o governo Alair Correa saberá compreender a importância que esta parte da  nossa  cultura tem para o nosso município.

Podemos criar a partir daí o nosso selo de qualidade, onde o artesão terá uma espécie de registro, confirmando que  o produto dele realmente é confeccionado por ele mesmo, assim começaremos a separar o joio do trigo, daquele que faz artesanato daquele que apenas revende, podemos criar a partir disso uma parceria com os empresários, com o  projeto  Embala Certo! neste projeto o empresário patrocinaria  para o artesão, as embalagens em papel reciclado, que hoje, ainda é feito em sacolas plásticas, e em contrapartida teria sua logomarca inserida nesta mesma embalagem.Com isso, a publicidade de seu comércio estaria garantida, a partir do momento que milhares de turistas nos visitam o ano inteiro e isso se multiplicaria ainda mais em época de alta temporada. Imaginem, a propaganda de seus estabelecimentos viajando para todo país  e para o mundo todo, já que contamos com visitantes não só das Américas, mas também da Europa, Japão etc. comprando nas feiras de artesanato.

São muitos os projetos dentro da assistência social, onde o artesão também pode colaborar como capacitador, sem falar na sua importância no  pólo do turismo cultural onde também é fonte segura de rendimentos. Enfim, para todo  este empreendimento eu já tenho um nome, mais  que vou guardar segredo, para contar primeiro ao nosso maior interessado, o nosso prefeito Alair Corrêa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.