Pular para o conteúdo principal

Lindberg? Por Luiz Barbosa Neves.




Prometi um artigo ao Álex Garcia sobre a próxima eleição para governador. Estava esperando os programas partidários e obviamente a divulgação de pesquisas que normalmente acontecem após os mesmos.

Conheci Lindberg em 2007, mas conheço e acompanho sua carreira política há muito tempo.

Pelo twitter já trocamos impressões sobre questões nacionais e publicações na área política. Uma delas foi sobre o livro A Cabeça do Eleitor Brasileiro. Este livro aborda duas campanhas em que eu participei e as conclusões sobre as mesmas são equivocadas, ao expor minhas impressões tive como interlocutor o prefeito de Nova Iguaçu.

Depois disso estive pessoalmente com ele em várias ocasiões. No centro do Rio, em Macaé, no Méier, várias vezes em Brasília e na Alerj. Esses encontros foram sempre muito cordiais.

Em 2004 participei do segundo turno contra ele em Nova Iguaçu. E até hoje ele não sabe disso e vai continuar não sabendo. Será que ele lê o Cartão Vermelho?  Foi nesse período que conheci o CANDIDATO/ADVERSÁRIO Lindberg. Tenho algumas lições deste período.

No início de 2004 eu e meu ex-sócio fomos procurados por emissários do PTB para discutirmos a candidatura do Fernando Gonçalves a prefeito de Nova Iguaçu.

- Vocês têm pesquisas?
- Claro. E o nosso candidato tem hoje 60% das intenções de voto. Mario Marques – prefeito da cidade – tem 12% e Lindberg 2%.
- Mas e qualitativa, vocês tem?
- Está sendo providenciada, mas isso não é para agora né? Tá muito longe da eleição.
- É para agora sim. Nós, incluindo vocês, não conhecemos detalhes do pensamento da cidade a respeito da política local. Qualquer coisa que falarmos agora pode se demonstrar um pouco mais à frente em apenas chutes e palpites furados.

Combinamos a qualitativa e brifamos os prospects. No briefing, só falaram de Mário Marques, Bornier, Garotinho, Lula, Sergio Cabral, Rosinha, Dornelles e lógico Fernando Gonçalves. Nada de Lindberg. “Um forasteiro”, “Sem chance” afirmavam eles.

Porém, bastou fazermos a pesquisa qualitativa para verificarmos que Lindberg tinha chance, e muita. Recomendamos que intensificassem a pré-campanha do
Fernando e nos contratassem imediatamente. A vitória de Fernando só viria com muito esforço.

 - Meus pares ficam irritados quando abro o baú, mas não se preocupem, não vou entrar em detalhes. -

Nosso relatório foi rejeitado por unanimidade pelos prospects. E ainda tivemos de ouvir “vocês estão dourando a pílula para cobrar caro”.

O tempo passa, o tempo voa...começou o período eleitoral e Fernando Gonçalves despencou igual elevador enguiçado. Em trinta dias sua campanha estava seriamente comprometida. E a turma do PTB voltou a nos procurar. Tarde demais.

Coisas estranhas acontecem. Faltando trinta dias para o fim da eleição de 2004 fomos contratados para tentar acertar duas campanhas. Nova Iguaçu para o Mario Marques e Araruama para Chiquinho. As duas campanhas estavam com muitos problemas, perderiam se nada fosse feito. As duas eram reeleições.

Meu ex-sócio foi pra Nova Iguaçu, eu pra Araruama. Chiquinho foi reeleito em Araruama com uma diferença de 0,5% dos votos válidos.

Fui convocado para ajudar no segundo turno em Nova Iguaçu. Mario Marques foi para o segundo turno por 0,5% dos votos válidos. Lindberg venceu e posteriormente foi reeleito.

Chegou ao Senado pilotando mais de quatro milhões de votos.

No início dos anos eleitorais um conceituado instituto de pesquisa do Rio costuma fazer rodadas de encontros individuais com profissionais da área. Num agradável café da manhã, expõe seus números e pede impressões sobre o cenário à frente. No item Senado os números eram:

Cesar e Crivela apareciam com algo em torno de 40%, em alguns cenários, Cesar chegava a 60%. Lindberg 2%.
Minha opinião foi “Lindberg e mais um”. E vaticinei “Cesar não se elege”.

Agora todo mundo especula sobre a eleição para governo do Rio, então vamos lá:

Tem tudo para ser a mais disputada eleição dos últimos anos. Para isso acontecer basta que as candidaturas realmente competitivas se mantenham no jogo.

Olhem os números da pesquisa feita pelo Vox Populi.
 

Se a eleição fosse hoje daria segundo turno. Certo? E a não ser que acordos e costuras modifiquem muito o cenário atual, teremos provavelmente uma eleição em dois turnos.

O movimento mais difícil é claramente o do Garotinho. Até outubro a missão do Cabral é inviabilizar de alguma forma a candidatura do Lindberg. A campanha “Quem é o Pezão?” deu retorno? Olha de novo a pesquisa acima. Se bem me lembro, Pezão variou na margem de erro da última pesquisa que tive acesso. Não é nada, não é nada mesmo. Sem uma agenda voltada para visibilidade volta ao patamar anterior antes que você consiga soletrar a palavra marqueteiro.

Mas o possível candidato do PT, com assessoria de João Santana (presentinho do Lula) e a equipe da Caravana da Cidadania está percorrendo o estado fazendo o que ele faz de melhor. Conversar.

E pra finalizar, alguém tem pesquisa com o nome do Beltrame ao invés do Pezão?

Até a próxima,
Luiz Barbosa Neves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.