Pular para o conteúdo principal

Passando a Limpo. Com Charles Domingues.




TRAGÉDIA ANUNCIADA

Caro amigo e paciente leitor, escrever sobre meio ambiente não é lá uma tarefa das mais fáceis, porém todo dia devido a falta de conhecimento de pessoas que dizem entender do assunto, estamos postando colunas com fatos que aconteceram ao longo do mês. Após termos lido, assistido e comentado ao longo da semana, o resultado das fortes chuvas na região serrana do Rio de Janeiro, eu mais uma vez venho a essa coluna trazer aos nossos leitores e amigos, alguns esclarecimentos quanto ao que vem ocorrendo na região, ou melhor, o que vai continuar o correndo na região Serrana, e nas demais regiões que apresentam moradias em áreas de risco.

Pelos menos 16 pessoas morreram, e segundo dados aproximadamente 560 ficaram desalojadas após temporal em Petrópolis. Só para o leitor ter uma ideia entre a noite de domingo e a manhã do dia 18 de março de 2013, choveu na cidade 358 milímetros, mais do que o previsto para todo o mês, mas ai começam as duvidas e a falta de esclarecimento, todos nós sabemos como ja dizia a musica do maestro Tom Jobim, “são as águas de março fechando o verão”. Será que só o maestro sabia disso, ou já faz parte do nosso calendário de tragédias, entre Dezembro e início de Abril acontecer graves acidentes via fenômenos naturais, que a meu ver de naturais não tem nada. Senão vejamos:

Em 2008, o alvo da força das águas foi Santa Catarina. Segundo dados a tragédia deixou 137 mortes em mais de 60 cidades afetadas. Mais de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas e pelo menos 25 comunidades sumiram do mapa. Já na madrugada do dia 1º de janeiro de 2010, ocorreu o deslizamento da pousada Sankay, na Praia do Bananal em Angra dos Reis. No dia 7 de abril de 2010, o acúmulo de água provocou um grande deslizamento de terra no Morro do Bumba, em Niterói. Dezenas de casas construídas em cima de um antigo lixão, no Morro do Bumba, foram soterradas em uma “tragédia anunciada”. Em 2011, a cidade de Nova Friburgo, vivenciou um drama, com o deslizamento de terra, inclusive praticamente acabando com o morro do teleférico (para quem conhecia um dos pontos turísticos do local), assim como com varias residências. Janeiro de 2013, a destruição causada pelo temporal que atingiu o distrito de Xerém, em Duque de Caxias (RJ), e a própria tragédia de Petrópolis em março desse ano.

Várias são as causas dessas tragédias urbanas, mas, entre as principais, relacionamos as chuvas, o tipo de piso, lixo nos bueiros, erros de projeto (drenagem superficial mal projetada) e a ocupação irregular do solo. A tragédia em Niterói, por exemplo, poderia ter sido evitada com ação preventiva do poder público. E por mais incrível que pareça, a comunidade estava instalada em cima de um lixão desativado, onde além da chuva, uma das causas para o escorregamento pode ter sido a explosão de gás, produzido pela decomposição do lixo. Isso é tragédia natural?

Em Petrópolis os Rios Quitandinha e Piabanha transbordaram, destruindo casas e provocando alagamentos. Encostas desabaram, o leitor sabia que boa parte dos rios de Petrópolis são capeados? Ou seja, cobertos. Quando o fluxo de água aumenta imaginem o que acontecem com as casas a jusante (abaixo) do rio.

Caros amigos providencias que são obrigatórias deveriam ter sido realizadas, medidas de prevenção básicas, como a proibição de edificações nas margens dos rios e córregos, além de uma dragagem periódica, proibição de construções em áreas de risco, áreas de inclinações acentuadas, não vamos aqui mencionar o morro do Bumba, que era um lixão, ali estava tudo errado, primeiro em ter um lixão, segundo por não desativar o lixão e remediar o solo, e terceiro por ignorar (poder publico), a construção desordenada naquela área.

O amigo leitor sabia que deixar construir às margens de rios é crime ambiental? Companheiros o rio assim como a água do mar sempre irão tentar reconquistar o seu espaço. Estudos apontam para as áreas quando ocorrerá maior precipitação, assim como também é possível prever com exatidão as áreas de inundação. Quem, por exemplo, não passou perto de um canal ou um curso d’água e viu lixo ou entulhos jogados, pois eles são responsáveis por represar e assorear o curso d´água, causando pressão rio a jusante(abaixo), podendo atingir outras estruturas, principalmente pontes. E não foi exatamente isso o que ocorreu em Xerém? Quem conhece a localidade como eu conheço, sabe exatamente que existem pessoas morando praticamente dentro dos rios.

Amigos quando estudamos meio ambiente existe uma cadeira chamada movimento de massas, sendo essa a que nos prepara, para estudar e prever os escorregamentos. Três são os principais fatores que causam o fenômeno são eles; camada fina de solo, forte inclinação e grande quantidade de chuva, esses sim contribuem para tragédias naturais, porem construções em área de risco, ou acumulo de lixo nos rios, como eu disse anteriormente, não é e nem nunca será tragédia natural, e sim um erro de quem administra e permite tais situações. Por isso enquanto ações preventivas não forem tomadas, continuaremos vendo esse tipo de coisa acontecer, ou seja, não foi e nem será a ultima vez que os telejornais terão como matéria principal esse tipo de assunto.

Com relação a musica que menciona as águas de março fechando o verão, eu não sei se o poeta estudou isso, mas vamos a explicação cientifica. É por que no hemisfério sul o solstício de verão ocorre em dezembro e finda com o equinócio de outono, por volta de 20 de março, devido a isso as fortes chuvas haja vista a maior temperatura do planeta nesse período dentro do nosso hemisfério.

Eu sou Charles Domingues Gestor Ambiental e Químico. Não deixe de acompanhar o meu blog www.charlesdomingues.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.