Pular para o conteúdo principal

Passando a Limpo. Por Charles Domingues.




ROYALTIES, ROYALTIES & ROYALTIES

Amigos leitores diante de tantas ações, comentários e criticas com relação a divisão dos recursos dos royalties, resolvi também entrar nessa linha e manifestar a minha opinião, porem não só falando dos recursos financeiros ou do lucro, mas sim tentando trazer o por que eu acredito que os ROYALTIES não devam ser divididos com quem não tem a minha participação na coisa, senão vejamos:

Muito se tem falado sobre a redivisão dos ROYALTIES de áreas petrolíferas, que levariam à perda de recursos pelos estados produtores. Mas o que muitos não querem dividir nem mencionar em suas pautas, são os danos causados quando da obtenção do tal ouro negro.

Mas o que são, os já cantados em verso e prosa Royalties se não uma espécie de compensação financeira devida pelos que receberam a concessão para exploração e produção de petróleo e vários derivados.

Os royalties são uma espécie taxa paga aos municípios pelas empresas petrolíferas para compensar o uso da terra ou mar territorial visando compensar os danos ambientais oriundos da exploração petróleo.

O conceito de royalties vem desde o início da exploração de petróleo na Arábia Saudita. Para quem não sabe este país árabe possui petróleo quase que ao nível do solo, em grandes quantidades a famosa exploração Onshore(em terra).

A utilização do petróleo traz grandes riscos para o meio ambiente desde o processo de extração, transporte, refino, até o consumo, ocupação desordenada, desmatamento para construção de empresas de segundas e terceira geração, produção de gases etc etc etc. Quem nunca viu em um tele jornal um problema com vazamento de óleo no mar, e a repercussão que isso traz?

Pois é imaginem, nós estamos próximos de todos esses problemas riscos dentre outras tantas coisas, seria mesmo justo a divisão desses recursos (R$), com estados quem alem de não fazerem qualquer prospecção de petróleo, ainda por cima estão a Quilometros e Quilometros de distancia dos riscos diretos, e muito mais longe ainda dos impacto a longo prazo.

Pois é como dizem que recordar é viver, no Brasil, ocorreram graves acidentes em oleodutos da Petrobras, destaco o ocorrido no ano de 2000, causando grandes vazamentos na Baía da Guanabara, ou quem sabe o vazamento de petróleo no Campo de Frade, explorado pela Chevron 2011.

Podemos citar uma catástrofe ambiental que aconteceu com o petroleiro Exxon-Valdez em 1989, quando o vazamento destruiu parte da fauna da costa do Alasca.

Caro leitor, mencionei esses fatos para que nós tenhamos a ideia exata do que significa compensar de alguma forma por danos do presente e do futuro, sim por que a sociedade precisa ficar alerta pois  esses recursos são finitos.

Amigos é mais que preciso manter os recursos dos royalties para os municípios e estados produtores, porque alem de serem fundamentais para o desenvolvimento das regiões, que como já vimos alem de sofrerem vários riscos com relação exploração do petróleo, foram pegas de surpresa com algo que classifico de mudança de regras no meio do jogo, em suma uma total falta de respeito.

Por outro lado a manutenção da política original, ou seja, a não divisão dos Royalties nos remete para uma linha de raciocínio lógico, a mesma aponta para  real necessidade dos municípios produtores de petróleo terem um plano “B”, saírem dessa espécie de zona de conforto e fomentarem suas economias visando fugirem um pouco dessa espécie de dependência, ate por que mais uma vez afirmo o petróleo é um bem finito(acabará um dia).

Charles Domingues é Gestor Ambiental e Químico. Não deixe de acompanhar o meu blog www.charlesdomingues.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.