Pular para o conteúdo principal

Passando a limpo. Por Charles Domingues




Saneamento básico, esclarecendo algumas lendas

Aproveitando essa semana onde muito se falou em saneamento básico envolvendo toda região dos lagos e isso inclui a realização de Seminários visando o diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento Básico e dessa forma informar a sociedade a respeito das condições do saneamento básico dos municípios, estou destinando essa coluna a atualizar o leitor com relação a esse processo, o que significa e quais os objetivos e metas do saneamento básico.

Mas a final o que é saneamento básico senão abastecimento de água, coleta, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos, assim com a drenagem das águas pluviais.
Normalmente quando se fala em atividade de saneamento as mesmas sempre devem visar o controle e prevenção de doenças assim melhoria da qualidade de vida da população. Sim, pois acredito que tratando o assunto dessa maneira talvez todos comecem a entender que não se trata somente de mais uma lei, mas sim de qualidade de vida.

Vamos tratar o saneamento básico a partir de agora não como processos que tratam água, esgoto, coletam resíduos, ou que dão destino as águas superficiais, mas sim como uma necessidade básica para que o ser humano tenha uma qualidade de vida digna, pois quem vive sem água tratada, com esgoto a porta, se misturando ao lixo, ou sendo conduzido por verdadeiros rios formados por chuvas intensas? Vejam caros amigos e pacientes leitores, tudo que tentei relatar aqui se trata de um ciclo, por isso a definição de saneamento é o conjunto de medidas, que preservar ou modificar as condições do ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde.

Então não adianta tratar somente a água, pois como o ser humano vai destinar seu esgoto? Assim como também não adianta somente tratar o esgoto, pois se o escoamento superficial não for bem projeto isso tudo acaba voltando para as casas das pessoas.

Se eu fosse aqui descrever cada atividade que muitos nem sabem que estão relacionadas ao saneamento essa coluna seria pequena apesar da Grandeza desse Blog, mas vejam como exemplo, o saneamento básico chegando à agricultura, imaginem plantar em um solo contaminado? Quem acaba pagando o preço por isso?  A resposta é simples, Todos, pois isso é um ciclo, ou seja, o cidadão que adoece, o poder publico que vê as suas unidades de saúde abarrotadas, o comercio que devido a ausência do trabalhador acaba tendo problemas, o aluno que não vai a aula, e por ai vai. Viram como é cíclico o Assunto Saneamento Básico?

Fica a sugestão para o leitor e que ele se torne um multiplicador dessa ideia, de quando acontecer audiências seminários, relacionados ao Saneamento que a comunidade participe, haja vista como vimos nas poucas linhas acima, é um problema cíclico e precisa da participação de todos, pois só assim teremos uma melhor qualidade de vida para a população.

Apenas como lembrete nós que nos preocupamos muito com edificações, pavimentações e projetos de engenharia, é muito importante nos preocuparmos também, com a estrutura física que vai abaixo da pavimentação, visando o abastecimento de água, o tratamento do esgoto doméstico e industrial que devem ficar separados do esgoto pluvial.

Amigos leitores sempre que for falado em Saneamento Básico é importante saber que existem leis dentre outras destacasse a política Nacional de Saneamento Básico Lei 11445 de 2007.

Por essas e outras coisas que eu defendo a educação ambiental pois a mesma trata de uma necessidade para todos. O cidadão precisa conhecer melhor as questões ambientais, para que ele possa dar a sua parcela de colaboração e dessa forma ajudar a preservar o planeta.

Charles Domingues é Gestor Ambiental e Químico, Especialista em Saneamento Ambiental. Não deixe de acompanhar o blog .www.charlesdomingues.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.