Pular para o conteúdo principal

Voto Vivo. Com Gimar Aguiar




MEDITAÇÃO E REFLEXÃO

Eu me converti ao budismo há 30 anos e tenho realizado a prática da fé diariamente desde então. Uma das fórmulas de ensino da filosofia budista são as parábolas, contos ilustrativos passados ao discípulo da antiguidade para que ele pudesse entender o significado dos princípios básicos do ensino através de uma linguagem simples e adequada para a época. 

Uma das parábolas que mais me inspiro para ensinar o princípio de Esho Funi (pessoa e ambiente são uma única entidade) é a estória do Palácio Real.

A parábola fala sobre um reino na Índia que sofria por consecutivos incêndios. Apesar das chamas consumirem toda a cidade, o palácio real jamais havia sido atingido pelo fogo. O rei, aflito em ver seu povo passar por constantes tragédias, pediu ajuda a um sábio.

O sábio ensinou ao rei o princípio de Esho Funi (unicidade de pessoa e ambiente). O sábio disse ao rei que nosso ambiente reflete o interior da nossa vida. Pelo estado de vida de compaixão e sinceridade do rei, o palácio não sucumbia às chamas, mas pela falta de compreensão de Esho Funi do soberano, ele não conseguia estender sua condição de vida até a cidade. Por isso os cidadãos não compartilhavam da mesma boa sorte do palácio.

O sábio conclui com o ensino máximo de Esho Funi: “Não existem duas terras, pura e impura ao mesmo tempo, a diferença está na mente boa ou má das pessoas. Se sua mente for pura sua terra será pura, se sua mente for impura, assim será sua terra.” Com este ensinamento o rei passou a quebrar os muros imaginários que separavam o palácio da cidade. Passou a aceitar que a cidade era extensão do próprio palácio e trocou o nome da cidade para Palácio Real.

Assim, a boa sorte inerente à vida do soberano estendeu-se além dos limites dos muros do palácio e todos os cidadãos puderam desfrutar da proteção dos deuses budistas que guardavam o palácio.

Lembrei-me desta parábola enquanto assistia o prefeito caminhando pela Amaral Peixoto, seguido pelos seus, e atrás, uma frota de equipamentos e ônibus que seriam entregues a Tamoios. Sei que existem aqueles que entenderão essa atitude do prefeito como eleitoreira, outros como piegas, outros, como simples cumprimento de promessa de campanha.

Eu que venho lutando junto com muitos companheiros de Tamoios, pela emancipação, pela não divisão de Tamoios em dois distritos, pela ausência de água potável, pela seca de Campos Novos, contra o esgoto do Rio Una e contra a compra de votos. Sentado estava, sentado fiquei.

Apenas observei, enquanto tomava meu café na padaria Unamar, aquele homem de camisa azul, que veio do primeiro distrito, que atravessa um momento político delicado e que é amado e odiado pelo povo.

No meu caso, percebi que aos olhos do Buda, ele estava naquele, momento fundindo sua vida ao segundo distrito, enquanto caminhava debaixo de sol da praia de Unamar, seguido por olhares de desconfiados e céticos, ele declarava ao universo que a partir daquele momento Tamoios também seria chamado de Palácio Real.

O prefeito, professa outra religião, jamais entenderá o grande fenômeno da transformação que ocorrerá na sua vida a partir de ontem de manhã. Como a essência da Lei Universal da vida baseada no fenômeno de causa e efeito, ele deu um grandioso passo para uma limpeza do seu carma e se aproximou mais um pouco do seu estado de buda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.