Leal Porto

Leal Porto

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2647-5341

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Passando a Limpo. Por Charles Domingues




Semana de Meio Ambiente

Amigo leitor trago hoje para a nossa coluna o assunto do momento, e vou mais a frente e digo que esse assunto jamais pode sair da mídia, haja vista ser uma necessidade de todos nós, que é o Meio Ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 05 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

Mas quando se trata de Brasil, comemoramos a semana do meio ambiente, pois através do Decreto Federal 86.028, de 27/051981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente.

Mas qual a finalidade da semana do meio ambiente senão apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

Também a ONU através do PNUMA (programa das nações unidas para o meio ambiente), vem constantemente chamando a atenção para ações políticas de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental e as questões ambientais como um todo, e dessa forma possibilitando a cada um perceber não somente suas responsabilidades, mas também o poder de se tornar um agente para a mudança, apoiando uma forma de desenvolvimento mais justa e sustentável.

Participei essa semana da 1° semana do meio ambiente de Tamoios que foi um evento realizado pela CODESTAM. O objetivo principal foi disponibilizar um canal para a população, poder público, empresas, ONGs e interessados onde foram discutidos temas relacionados ao meio ambiente, foi muito interessante o evento que iniciou com um passeio ciclístico e terminou com um seção de palestras a qual tive a honra em ministrar uma dessas com o tema Desenvolvimento Sustentável.

Eventos como esses, acabam por promover um espaço participativo para construção do conceito e quebra de paradigmas.

Nós precisamos refletir a cerca do tema Desenvolvimento Sustentável de mondo a integrar as diversas subáreas do mesmo e dessa forma poder evidenciar a transversalidade desse tema que é tão difundido no mundo.

Caro leitor e importante entender que diante de tantas e tantas definições o Desenvolvimento sustentável é o modelo que prevê a integração entre economia, sociedade e meio ambiente. Em outras palavras, é a noção de que o crescimento econômico deve levar em consideração a inclusão social e a proteção ambiental

Por essas e outras coisas que eu defendo a educação ambiental, pois a mesma trata de uma necessidade para todos. O cidadão precisa conhecer melhor as questões ambientais, para que ele possa dar a sua parcela de colaboração e dessa forma ajudar a preservar o planeta.

Eu sou Charles Domingues Gestor Ambiental e Químico, Especialista em Saneamento Ambiental. Não deixe de acompanhar o meu blog www.charlesdomingues.blogspot.com

0 comentários:

- |