Leal Porto

Leal Porto

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2647-5341

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Coluna do Cyro Maldonado




DELÍRIO!

O DELÍRIO É UMA IDEIA OU CONJUNTO DE IDEIAS QUE NÃO CORRESPONDE À VERDADE. TRATA-SE DE UMA CONVICÇÃO FALSA, INABALÁVEL, SEM PROVA ADEQUADA E CONTRÁRIA AO CONTEXTO SOCIOCULTURAL E CIENTÍFICO DO MOMENTO. SE ESTIVER RELACIONADA POR EXEMPLO COM FALTA DE CULTURA OU CONHECIMENTOS PODEMOS FALAR EM IGNORÂNCIA. ASSIM, NA INTUIÇÃO O SUJEITO ADQUIRE COMO VERDADEIRA UMA IDEIA FALSA SEM QUALQUER TENTATIVA DE JUSTIFICAÇÃO LÓGICA, ATRAVÉS DA IMAGINAÇÃO CONSTRÓI UM CENÁRIO QUE VAI ENRIQUECENDO COM INÚMEROS ACONTECIMENTOS E FATOS COM OS QUAIS PRETENDE JUSTIFICAR SUA IDEIA INICIAL. NA INTERPRETAÇÃO O SUJEITO ATRIBUI SIGNIFICADOS ERRADOS A FATOS REAIS, MANTENDO ASSIM UM RACIOCÍNIO COERENTE COM A IDEIA DE BASE, ATRAVÉS DAS ALUCINAÇÕES, QUE SÃO PERCEPÇÕES SEM OBJETO.

O QUE ME LEVOU A PENSAR NO ASSUNTO FOI A LEITURA DO BLOG DE UM POLÍTICO LOCAL. NA SUA ÂNSIA CONSTANTE DE FATURAR CRÉDITOS DE QUALQUER ACONTECIMENTO, OBRA OU FATO IMPORTANTE QUE TOME CIÊNCIA, O PERSONAGEM CHEGOU AO AUGE DO DELÍRIO TENTANDO PEGAR ALGUMA REBARBA DA JMJ E EM FATOS HISTÓRICOS.

EM MAIS UM DE SEUS DEVANEIOS, FALA SOBRE A CHEGADA DA DELEGAÇÃO NIGERIANA FAZENDO UM APELO AOS CRISTÃOS QUE PEÇAM PERDÃO PELOS ATOS DE VIOLÊNCIA FÍSICA E CULTURAL QUE MARCARAM A VIDA E A HISTÓRIA DO POVO AFRICANO EM NOSSAS TERRAS. CONTINUANDO A VIAGEM, DIZ QUE ESSA DEVERIA SER A ATITUDE   DE QUALQUER POLÍTICO QUE REPRESENTASSE A NAÇÃO E SOUBESSE O QUE SIGNIFICOU A ESCRAVIDÃO POR MAIS DE 400 ANOS.

EM QUALQUER PESQUISA SIMPLES O CIDADÃO PODERIA ENRIQUECER SEUS CONHECIMENTOS DOS FATOS HISTÓRICOS.

ZUMBI, O MAIOR HERÓI NEGRO DO BRASIL, O PERSONAGEM COMEMORADO EM PRATICAMENTE TODO O PAÍS, SEQUESTRAVA ESCRAVOS DE FAZENDAS VIZINHAS PARA QUE TRABALHASSEM FORÇADOS NO QUILOMBO DOS PALMARES. TAMBÉM CAPTURAVA MULHERES E EXECUTAVA AQUELES QUE QUISESSEM FUGIR DO QUILOMBO. CONSTA AINDA, QUE COBRAVA TRIBUTOS DOS MORADORES DAS VILAS E POVOADOS. OS QUE NÃO PAGAVAM TINHAM SUAS PROPRIEDADES SAQUEADAS, SEUS CANAVIAIS E PLANTAÇÕES INCENDIADOS E SEUS ESCRAVOS SEQUESTRADOS. NEM PRECISO LEMBRAR QUE O NEGRO ERA PRIMEIRO ESCRAVIZADO LÁ NA ÁFRICA, VENDIDO E TROCADO JÁ NESSA CONDIÇÃO.

NÃO ME SINTO ABSOLUTAMENTE EM DÍVIDA COM NENHUM POVO, E NÃO CONCORDO COM DISCURSO PATERNALISTA, ESSA PRÁTICA É REALIZADA, NA MINHA OPINIÃO, POR IGNORÂNCIA OU DEMAGOGIA. DEVEMOS ESTAR SEMPRE ATENTOS ÀS LIDERANÇAS E POLÍTICOS QUE PEGUEM CARONA EM MOVIMENTOS RACIAIS. CERTA VEZ DISSE JOSÉ SARAMAGO: “...OS JUDEUS ARRANHAM INTERMINAVELMENTE A SUA PRÓPRIA FERIDA PARA QUE NÃO DEIXE DE SANGRAR, PARA TORNÁ-LA INCURÁVEL, E MOSTRAM-NA AO MUNDO COMO SE TRATASSE DE UMA BANDEIRA.”

É MUITO COMUM O USO COMO TESE DE DEFESA DE UM CRIME A FALTA DE OPORTUNIDADES PELA ORIGEM RACIAL E HUMILDE DO AUTOR DO DELITO.  

EM PRIMEIRO LUGAR NÃO EXISTE UM POVO NEGRO. SÃO DIVERSOS POVOS COM CULTURAS E HÁBITOS DIFERENTES. PENSAR QUE OS NEGROS VINDOS DA ÁFRICA ERAM APENAS UM POVO É O MESMO QUE DIZER QUE OS BRANCOS TAMBÉM SÃO UM SÓ POVO. OS AFRICANOS SÃO, E ERAM, POVOS DIFERENTES E MUITO DELES ERAM RIVAIS.

CORREMOS O RISCO DE NOS DESCULPARMOS COM ALGUM DESCENDENTE DE TRIBOS QUE CAPTURAVAM E VENDIAM O EXCEDENTE DE SEUS ESCRAVOS PARA OS BRANCOS, DIGO EXCEDENTE PORQUE OS DE MELHOR SAÚDE E FORÇA PERMANECIAM ESCRAVIZADOS NAQUELE CONTINENTE.

SEGUINDO EM SUA NARRATIVA, CONVOCA O POVO TAMBÉM A AGRADECER AOS ARGENTINOS PELA OPORTUNIDADE DO PRIMEIRO PAPA LATINO, IGNORANDO OS PAPAS ESPANHÓIS, ITALIANOS, FRANCESES E ATÉ UM PORTUGUÊS, TODOS DE ORIGEM LATINA. DENOMINA A COMPETIÇÃO DE BRASILEIROS E ARGENTINOS, QUE SE ARRASTA DESDE O TRATADO DE TORDESILHAS, COMO UMA DOCE RIVALIDADE. COMO SE JÁ NÃO BASTASSE IGNORAR OS ANSEIOS DO POVO QUE DIZ REPRESENTAR, AINDA DEMONSTRA O DESCONHECIMENTO SOBRE MAIS ESSE FATO HISTÓRICO, POIS DESDE A GUERRA DO PARAGUAI, OS “HERMANOS” JÁ NOS CHAMAVAM DE MACACOS.

DE FORMA ALGUMA QUERO ESTIMULAR OU APROVAR ESTA RIVALIDADE HISTÓRICA, MAS É EVIDENTE QUE NÃO SERÁ SÓ PELO PAPA SER ARGENTINO QUE PASSAREMOS OUVIR GARDEL E AMAR O MARADONA.

PERDEU A OPORTUNIDADE DE SER AUTOR DE UMA CONVOCAÇÃO IMPORTANTE PARA TODOS NÓS, INCLUINDO O PRÓPRIO. QUEM SABE APELAR AOS SEUS PARES NA ASSEMBLEIA PARA JUNTOS SE DESCULPAREM PELOS ANOS DE DESSERVIÇOS PRESTADOS AO POVO DO RIO DE JANEIRO, SOLICITANDO QUE TODOS ASSINASSEM A CPI DOS HELICÓPTEROS. FARIA A MEA-CULPA PELO LONGO PERÍODO DE SUBMISSÃO AO “INOCENTE DO LEBLON”, RECONHECENDO QUE TRAIU SEU ANTIGO DISCURSO, ASSIM COMO, TODOS OS SEUS ELEITORES.

ACHO QUE O DELÍRIO AGORA FOI MEU!!!

“DICTUM ET FACTUM”

0 comentários:

- |