Pular para o conteúdo principal

Coluna da Menina de Ouro, Vânia Carvalho




Progresso já! Porém consciente.

Muitos tem reclamado, criticado e considerado as obras da nova orla um desperdício de dinheiro. Muitos avaliam sociologicamente a questão se preocupando mais com o conceito acadêmico do que com a realidade, aliás os chamados mestres especialistas costumam priorizar muito mais a definição literal do que essa realidade que vivemos.

Cabo Frio apresenta um perfil muito diferente  de algumas cidades turísticas onde a questão ambiental é o foco atrativo. A questão que a maioria dessas cidades, cujo interesse vital é a preservação de seu habitat natural, não passam de pequenas localidades com menos de 30 mil habitantes, bem diferente de Cabo Frio que já chega na casa dos 200 mil , o que acarreta todo tipo de problema. Um deles é a falta de empregos gerando a necessidade de um planejamento encima do que a cidade tem pra oferecer de melhor, que é o TURISMO. 

Com a ausência de um parque industrial que criaria uma outra opção na oferta de empregos, Cabo Frio se vê na obrigação de fazer do seu atrativo turístico uma forma de potencializar a economia local.

Para isso é importante fomentar essa questão econômica através de atrativos que gerem renda e faça circular melhor o dinheiro. Assim sendo, o investimento alto em reformas dessa estrutura apelativa se faz necessário para inovar um mercado que traga melhores opções de negócios.

A natureza que a cidade oferece, com suas belas paisagens não suprem esta deficiência em termos de empregabilidade, o que torna importante a criação de obras voltadas para o desenvolvimento econômico.

Hoje a sustentabilidade vem para dar subsídios ao  progresso desenfreado, sem ferir com isso nosso meio ambiente. Cidades da Europa já fazem isso de maneira satisfatória e não vejo ninguém criticar os balneários de 1º mundo que souberam se adequar aos interesses econômicos associados a preservação ambiental. Mas aqui em Cabo Frio tudo vira motivo de chacota ou de embates contra esse tipo de desenvolvimento  capitalista ganancioso na visão dos mais radicais ambientalistas.

O fato é que podemos muito bem associar progresso e sustentabilidade de uma forma ordenada e equilibrada, para fins de preservação dentro de um desenvolvimento consciente, o que não impede em nada a construção de novas obras como a nova orla e os projetos da construção de  resorts e hotéis de bandeiras de renome.

Cabo Frio pode ser  uma cidade moderna, organizada , desenvolvida e ao mesmo tempo continuar com suas belezas naturais intactas, basta sustentar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.