Leal Porto

Leal Porto

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2647-5341

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Politicando Eleições 2014 – Cláudio Leitão (PSOL)




E já estamos na nossa quinta avaliação dos pré-candidatos a deputado estadual na cidade de Cabo Frio, hoje é o dia de Cláudio Leitão do PSOL. No “Politicando 2014” estamos analisando uma série de fatores que vão influenciar a capacidade do pré-candidato a ser tornar de fato candidato, quantos votos serão necessários para que ele se eleja e quais são suas chances reais de atingir esses votos.

Ainda faltam ser analisados Emanoel Fernandes (PROS), Janío Mendes (PDT), Paulo Henrique Corrêa (PR), Silas Bento (PSDB) e Dr. Taylor (PRB).

Nas colunas anteriores avaliamos:

Alfredo Gonçalves (PV): Clique AQUI para ler.
Aquiles Barreto (SDD): Clique AQUI para ler.
Bernardo Ariston (PR): Clique AQUI para ler.
Carlos Victor (PSB): Clique AQUI para ler.

 
Politicando Eleições 2014 – Cláudio Leitão (PSOL)

História política: Cláudio Leitão tem uma história política de fracassos eleitorais, em 2008 foi candidato a prefeito e obteve 695 votos, em 2010 foi candidato a deputado estadual e obteve 1.357 votos ao total, sendo deles apenas 885 na cidade de Cabo Frio, para que você tenha um comparativo em 2010 a Pastora Márcia Alves também foi candidata a deputada estadual, e sem fazer campanha teve em 2.212 votos na cidade. Nessa eleição (2010) Cláudio Leitão foi o 17º candidato votado na cidade, uma humilhação. Se Cláudio Leitão levasse a política a sério teria sido eleito em 2010 Deputado Estadual com apenas 6.443 votos.

Já em 2012 com uma eleição polarizada entre os Mendes (Marquinho e Janio) e o atual prefeito Alair Corrêa (PP), com direito a boato e panfleto falso que Alair não seria mais candidato e que apoiava Cláudio Leitão, nessa situação Cláudio Leitão chegou a pouco mais de 5 mil votos (5.300 votos), já os vereadores do PSOL e os votos na legenda somaram apenas 1.405 votos, número esse que é o real patrimônio eleitoral de Cláudio Leitão hoje na cidade.

Fora suas inexpressivas votações, Cláudio Leitão jamais fez uma campanha ou estruturação política séria na cidade, sempre usa um discurso requintado, repetitivo e vazio de conteúdo, fazendo as mesmas críticas cansativas e que não atingem ao grande público. Em resumo prega para a meia dúzia de votos que ele tem na cidade.

Cláudio Leitão também não consegue formar um grupo político no PSOL de Cabo Frio, uma grande quantidade de pessoas que o assessoraram saíram de lá brigadas com ele, e outros de seus filiados simplesmente o abandonaram, posso citar como exemplo Álvaro Neves e Manoel Atanásio, que por sinal são filiados até hoje ao PSOL.

Cláudio Leitão jamais levou a política a sério, faz disso um hobby, uma grande diversão para ver no que dá, e se der deu e se não der não deu, e claro, desse jeito jamais deu ou vai dar em alguma coisa.

Como ponto positivo da história de Cláudio Leitão é que ele é um homem honesto, sincero e de boa referência pessoal.

Carisma: É carismático o nosso Cláudio Leitão, no entanto é tímido, não sabe abordar eleitor, não sabe chegar as camadas mais pobres, não entende como funciona a cabeça do eleitor, e por isso acaba se retraindo ou se furtando a oportunidade de ir a onde o povo está.

Capacidade financeira ou de arrecadar patrocínio de campanha: Isso não existe no PSOL, eles esperam o milagre do dia em que irá existir o financiamento público da campanha.

Legenda (quantos votos precisa para ser eleito): Esse é o grande trunfo do Cláudio Leitão, o PSOL tem um fenômeno em sua fileiras chamado Marcelo Freixo, que pode atingir algo entorno de 350 a 550 mil votos nessa eleição para Deputado Estadual, o PSOL irá eleger provavelmente 5 deputados estaduais e o 5° colocado do PSOL será eleito  com 4 ou 5 mil votos.

Capacidade de atingir essa legenda: Se Cláudio Leitão quiser será deputado, qualquer político mediano pode conseguir 5 mil votos para deputado estadual, para isso precisa querer, ter disposição de trabalho e saber o que é uma campanha eleitoral de verdade.

Probabilidade de seguir com a pré-candidatura até a eleição: Totais condições, Cláudio Leitão não tem oposição no PSOL de Cabo Frio a sua candidatura.

Conclusão: Se Cláudio Leitão conseguir essa transformação pessoal e deixar de brincar de político será um deputado eleito em 2014, sua legenda é a mais fácil do Brasil. Volto a insistir para ser eleito basta Cláudio Leitão querer, levar a política a sério e entender o que é uma campanha.

Mas,
E a vida tem sempre um mas...

Mas acho impossível essa transformação, e provavelmente Cláudio Leitão jogará mais essa fantástica oportunidade no lixo.

0 comentários:

- |